terça-feira, 22 de maio de 2012

Agrícola Famosa ampliará área de plantio e abrirá seu capital


(Produção de melão é o carro-chefe das exportações de frutas cearenses)


Empresa é a maior exportadora de frutas frescas do Brasil e maior produtora de melão do mundo. Nos planos, também está se tornar uma das maiores produtoras de banana e mamão do Nordeste e até mesmo do Brasil. Maior empresa exportadora de frutas frescas do Brasil e maior produtora de melão do mundo, a Agrícola Famosa Ltda., localizada no município de Icapuí (CE), está crescendo para ser, também, uma das maiores produtoras de banana e mamão do Nordeste.
As fazendas da Agrícola Famosa (entre próprias e arrendadas) somam 20.807 hectares (ha). Para a safra 2011/2012, a estimativa de área plantada chega a 6.000 ha e a produção esperada deverá ser de 60 mil toneladas para o mercado interno e 140 mil toneladas para exportação.
O empresário Luiz Roberto Barcelos, sócio-diretor da empresa ao lado de Carlo Porro, diz que além do melão e da melancia, que correspondem a quase 90% de sua produção, a empresa está expandindo a área da banana, que sairá dos atuais 150 ha para 300 ha até o final deste ano. E em 2013, esta área será acrescida em mais 200 ha para produção de 120 toneladas semanais da fruta, metade voltada ao mercado interno e metade para exportação.
Já o mamão ocupa, hoje, uma área de 250 ha (em produção e a produzir). “Nossa expectativa é chegar em 2014 a 600 ha, aumentando o volume das atuais 120 toneladas semanais (metade mercado interno/metade exportação) para 600 toneladas semanais, sendo 300 toneladas para o mercado nacional e a outra metade, exportação.”
Barcelos afirma que, hoje, o mamão produzido na região é reconhecidamente de melhor qualidade que o tradicional, produzido no Espírito Santo e no Sul da Bahia.
Novas Variedades
Mas a Agrícola Famosa não se limita às frutas. A empresa também atua na produção de legumes e, no momento, testa o potencial produtivo e comercial de tomate-cereja, aspargo, berinjela, abobrinha, quiabo e milho verde para consumo humano.
Estes produtos estão sendo testados no mercado de Fortaleza com a marca própria “Viva”, encontrados em supermercados e algumas padarias.
O tomate-cereja, plantado em 2 ha, está colhendo 30 toneladas/ha por safra. O aspargo está conseguindo em 10 ha uma produtividade de 30 toneladas/ha por safra. Já a berinjela, a abobrinha e o quiabo estão sendo cultivados em 2 ha, obtendo 20 toneladas/ha por safra cada uma. O milho verde ocupa 5 ha e produz 15 toneladas/ha por safra.

Potencial

O aspargo é o que vem registrando maior potencial, afirma Luiz Roberto Barcelos. Hoje, o maior produtor do mundo é o Peru, que se encontra na mesma latitude que o Ceará, mas cuja saída é para o Oceano Pacífico. “A logística deles obriga a produção a escoar pelo Canal do Panamá, consumindo a vida útil do produto vendido à Europa”, observa o empresário, vendo aí uma poderosa janela de oportunidade para o produto cearense.
A Agrícola Famosa está testando 30 variedades de aspargos e já detectou duas ou três que se adaptaram muito bem ao nosso clima. O Brasil também é um poderoso mercado, já que todo o aspargo consumido no país também é importado do Peru. “Lá, as fazendas plantam em 5 mil ha. Aqui, podemos falar em 10 mil ha e colhendo 150 toneladas”, completa.
A aposta no mercado interno para os produtos da empresa poderá mudar sua balança comercial. Isso porque, há 8 anos, 95% da produção era exportada. Com o aumento da renda da população brasileira, hoje, 70% é exportada e 30% ficam no mercado interno, mas Barcelos não duvida que nos próximos 2 anos o mercado brasileiro reterá 40% da produção. (Rebecca Fontes)

Números

90 por cento
 da produção da Famosa refere-se a melão e melancia, mas a empresa está expandindo a área de cultivo de banana e mamão

O quê 
ENTENDA A NOTÍCIA

A fruticultura no Ceará é viabilizada pelos investimentos em irrigação e em tecnologia, o que atrai a instalação de grandes empresas. Ainda assim, setor cobra mais investimentos públicos para avançar.

Fonte: O Povo Online





Nenhum comentário:

Postar um comentário