sexta-feira, 18 de maio de 2012

Manoel Silvestre da Silva – O nosso contador de histórias!


Por Ricardo Costa, enviado ao Batoque – Aquiraz  – CE


Manoel Silvestre da Silva nasceu em 06 de Novembro de 1938 na Comunidade de Lagoa dos Teobaldos, no município de Cascavel. Veio morar na Praia do Batoque aos 4 anos de idade, em 1942, onde permanece até hoje. Foi pescador, agricultor e durante 13 anos foi membro do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Aquiraz. Manoel Silvestre destaca-se, contudo, é contando histórias, anedotas e "causos".

Casou-se com Luzanira Ribeiro Silvestre - até hoje é o grande amor de sua vida e a companheira certa nas horas incertas, de cujo enlace nasceu dois filhos, Edgildo e Francimar. Lutou incansavelmente pela defesa das terras da Praia do Batoque, para não deixar que os proprietários dos empreendimentos imobiliários explorassem as terras dos nativos.

Como é próprio de contador de histórias, o mesmo lembra-se do tempo de sua juventude, onde relata um dos inúmeros momentos inesquecíveis do seu namoro com a Dona Luzanira: “No tempo que eu namorava com a Luzanira, todos dois matutos, ela sendo mais que eu. Num belo dia junto dela, ela perguntou: ‘o que é que tu tá pensando Manel?’ Eu respondi: ‘O mesmo que tu’.  Aí ela disse: ‘Imoral!’”

Os redatores da Revista Litoral Leste, Marcílio Costa, Raimundo Monteiro e Pedro Hermes – jovens, residentes, estudantes e moradores da Reserva Extrativista da Praia do Batoque acreditam que a história de vida desse grande poeta, pode e deve ser melhor  conhecida pelo povo cearense, por que se não dizer brasileiro. Assim, esse espaço de comunicação será o primeiro meio de promover o Sr. Manoel Silvestre para o mundo! Onde com certeza ganhará com isso o Sr. Manoel, que poderá expor o seu dom; a Praia do Batoque, que estará promovendo esse artista, e nossos leitores, que poderão conhecer histórias tão encantadoras. Aguardem que em breve terá novidades.

Segui algumas fotografias do seu Arquivo Familiar:

Com o filho Edgildo ainda criança, D. Luzanira e Sr. Manoel

Sr. Manoel acompanhado de familiares e amigos  

Olha o nosso poeta no jumento 

Banhando seu cachorro 

Preparando-se para um jantar, onde o prato principal é peixe assado 



Olha o Sr. Manoel com seus bodes e cabras

Na frente de casa com D. Luzanira e amigos 

Sr. Manoel lendo uma de suas poesias 


D. Luzanira, olhando sua criação de galinhas 

Feliz da vida com seu gato

União a mais de 50 anos 

Sempre acolhedores com as visitas 

O sorriso é a marca registrada de D. Luzanira 

Exemplo de Matrimônio   


3 comentários:

  1. Eu acho esse povo oportunista besta e pobre vão procurar o que fazer.

    ResponderExcluir
  2. Meu nome é Rosa, gostaria de saber se seu Manuel Silvestre da Silva tem alguma irmã chamada Maria de Lurdes Gregorio Silva, se tiver ligue para meu telefone 98 99605-8706

    ResponderExcluir
  3. Lugar lindo praia maravilhosa

    ResponderExcluir