quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Daniel Valério Martins – Orgulho de Pindoretama e Cascavel


Por Ricardo Costa, de Pindoretama – CE.


Nasceu em 16 de Novembro de 1978, em Fortaleza - Ce, foi o quarto filho de uma prole de seis, do casal Antonio Reis Martins e Jacqueline Valério Martins, ele comerciário de poucas posses.
Iniciou seus estudos no Colégio Erotides Melo Lima, pois ali já estudavam seus irmãos, depois concluindo o 1º e 2º graus no Colégio Ateneu do Ceará, em Messejana, onde nos intervalos das aulas vendia chocolate para os amigos para ajudar no orçamento da família.
Vindo com a família residir em Cascavel, concluiu o curso de Magistério na Escola Júlia Alenquer Fontenele, onde iniciou a carreira de Professor, interessando-se sobretudo por História e Metodologias de Ensino, tendo optado pelo curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú, núcleo de Messejana (regime especial) onde adquiriu muitos conhecimentos, face ao elevado nível dos professores daquela Universidade.
Enquanto frequentava a UVA, conciliava os horários, dando aulas no Colégio Cascavelense - Cc, Colégio Fábio Coutinho, do município de Cascavel, Colégio Nunes Morais, de Pacajus, Colégio Ana Facó de Beberibe e no Curso pré- vestibular Miguel Brasil de Cascavel, até a conclusão do mesmo e inicio no curso de Especialização em Metodologias do Ensino de História na Universidade Estadual do Ceará- UECE onde continuou conciliando horário com as escolas que leccionou até o ano de 2003.



A partir de então, querendo dar vasão ao seu espirito aventureiro, viajou para a Europa (Portugal), sem nenhum conhecimento do modo de viver naquele continente. Viajou com a “ cara e a coragem”.
Os primeiros dias no “velho mundo”, não foram facéis, até que “descobriu” a cidade da Lourinhã, na região de Lisboa, onde iniciou seu trabalho como “ Papai Noel” em um shopping.
Foi o pontapé inicial para conquistar muitas amizades. Passada a época natalina, conseguiu trabalho na Repsol (petróleo) e ao mesmo tempo conciliava com outros trabalhos extras como ajudante de cozinha, garçon, jardineiro e auxiliar em uma fábrica de velas. Em seguida foi convidado por outra empresa de petróleo filial da BP, também como frentista, subindo alguns degraus até chegar a chefe geral de distribuição da rede de cinco postos de combustíveis.
Faltava ainda realizar um sonho ainda maior. Visitando a cidade de Salamanca-Es, conheceu e ficou encantado com a Universidade, inscreveu-se e foi aprovado para fazer o Mestrado em Antropologia de Ibero América, tendo obtido “matrícula de honor” (honra ao mérito), com nota 10 na apresentação da tese.
Inscreveu-se logo depois para o curso de Doutorado, sendo escolhido entre as oito (8) vagas de bolsas de estudos existentes para toda América Latina e sendo o único brasileiro agraciado com uma.
Pelo aproveitamento naquele curso foi convidado para coordenar o curso de Mestrado de Antropologia na citada Universidade de Salamanca.
Foi convidado e proferiu muitas palestras e participou de várias conferências e congressos internacionais em várias cidades da Espanha.
Esse é um esboço da luta desse jovem, de família pobre, que sempre cultivou o sonho de vencer na vida, nunca esquecendo suas origens e seus familiares e amigos que sempre o incentivaram na concretização de seus ideais.



5 comentários:

  1. "Em seguida foi convidado por outra empresa de petróleo filial da BP, também como frentista, subindo alguns degraus até chegar a chefe geral de distribuição da rede de cinco postos de combustíveis." É pena não informarem quais as razões que levaram esse senhor a sair dessa empresa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Perdão, mais conheço muito bem esta pessoa e também conheço essa história. Más... para tirar as dúvidas, que tal perguntar a Srª. Deolinda?

      Excluir
    2. Eu tambem conheço alguem que conhece esta história, e que me disse que o Daniel está a dever dinheiro em Portugal, e muito.

      Excluir
  2. E porque não perguntar ao companheiro do Sr. Daniel?

    ResponderExcluir