sábado, 5 de maio de 2012

Vem aí o II Festival da Galinha Caipira

Por Deoclécio Galvão, de Cascavel - CE

II Festival da Galinha Caipira dos Chorós


A comunidade do Choró Vaquejador, localidade do município de Cascavel, esterá em festa nos próximos dias 25, 26 e 27 de maio, quando acontecerá a segunda edição do Festival da Galinha Caipira dos Chorós, evento cultural e gastronômico que reúne na Praça Principal do Choró Vaquejador todas as comunidades vizinhas numa grande mobilização de valorização da culinária e das tradições.

O II Festival da Galinha Caipira dos Chorós resgatará os festejos populares da região, enriquecendo as tradições culturais e fortalecendo ações de empreendedorismo nas comunidades do sertão cascavelense. O evento busca integrar as mais de vinte comunidades denominadas "Choró", onde a maior fonte de renda é a agricultura, sendo a criação de galinha caipira o foco da produção familiar.

O evento tem o apoio de Ematerce, Banco do Nordeste, Governo do Estado do Ceará, Sebrae e da Prefeitura Municipal.

Durante o evento será possível para o visitante degustar vários pratos de galinha caipira e se divertir com várias atividades, entre as quais corrida de jumentos, exposição de galinhas exóticas, campeonato de maior e menor ovo e show com bandas de renome local e regional.

Participem, de 25 a 27 de Maio, no Choró Vaquejador, em Cascavel, de mais uma iniciativa que objetiva preservar a nossa cearensidade.




Educação de Qualidade para Todos


Por Elizeu Almeida e Terezinha Holanda, de Aquiraz - CE 

Durante os dias 03 e 04 de maio do ano corrente, O Comitê Local do PAR (Plano de Ações Articuladas) e a Equipe Local da Secretaria de Educação, com a Assessoria da Secretaria de Educação do Estado - SEDUC e da Universidade Federal do Ceará – UFC, estiveram reunidos para definirem as Metas e ações a serem executadas nos anos de 2012, 2013 e 2014. Seguindo a política educacional do Ministério da Educação – MEC, a equipe realizou um diagnóstico da situação educacional do município e a partir deste definiu as principais ações para assegurarem uma educação de qualidade.
Dentre as Metas projetadas e os objetivos definidos o foco voltou-se para melhoria dos Indicadores de Aprendizagem obtidos por meio de avaliações externas especialmente do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, verificado pela Prova Brasil e SAEB – Sistema de Avaliação da Educação Básica.
Assegurar uma educação de qualidade através da Formação Continuada de Professores e profissionais de apoio à educação, Infraestrutura adequada, Equipamentos e Materiais didáticos e pedagógicos e Gestão Escolar democrática são desafios permanentes, apresentados e organizados através de um cronograma de tempo e espaço para garantir uma educação de qualidade para todos em Aquiraz.

CONFIRA IMAGENS DO EVENTO: Comitê Local do PAR (Plano de Ações Articuladas) e a Equipe da Secretaria de Educação do Município de Aquiraz












Comitiva do Guiné e Niger visitaram agricultores de Pindoretama



Por Rogério Freitas, de Pindoretama - CE 


A Diretoria da APLAP - Associação dos Produtores de Leite e Agropecuaristas de Pindoretama recebeu a visita nessa Sexta Feira (04) da Comitiva do Guiné e do Niger, países da África.
Eles vieram conhecer as boas práticas de alimentação escolar e da agricultura familiar.
A Comitiva era formada pelo Ministro da Educação do Guiné Conakry, Ibrahima Kouroumae e o Secretário Geral do Niger Adamou Ounteni, as autoridades estrangeiras estavam acompanhadas por Evilauba Gonçalves Coordenadora do PENAC da Secretaria de Educação do Ceará.


Além da Diretoria da APLAP e de agricultores, esteve presente também a Sra. Maria Liduina,  Presidente do SINTRAF Pindoretama.



Pesca é tema de evento em Icapuí


Boa parte da lagosta oriunda do Estado do Ceará é capturada nas praias de Icapuí, Município que é referência no setor de pesca do Estado. Porém, os trabalhadores do setor esperam mais apoio dos poderes públicos

FOTO: GUSTAVO PELIZZON


LITORAL LESTE - 05.05.2012




Icapuí, no Litoral Leste, tem grande importância na atividade de pesca e aquicultura para o Estado do Ceará

Icapuí. Representantes de comunidades pesqueiras do Ceará e do Rio Grande do Norte reuniram-se ontem no Encontro Regional dos Polos e Telecentros dos Cursos de Pesca e Aquicultura, neste Município. O evento representou um intercâmbio envolvendo as práticas de piscicultura como a meta de promover a atividade de forma mais sustentável. O encontro trouxe o questionamento "Educação inclusiva para comunidades de pescadores e aquicultores do Brasil é possível?". O deputado federal José Airton, presente ao evento, afirmou que existe articulação para a instalação de um campus do Instituto Federal do Ceará (Ifce) em Icapuí, com foco no setor marítimo.

Estudantes de cursos técnicos em Aquicultura e Pesca também participaram do evento. A prática sustentável da pesca da lagosta foi um dos temas abordados, diante da problemática envolvendo a pesca ilegal na região. Autoridades políticas e núcleos acadêmicos dos dois Estados marcaram presença. Também estiveram estudantes dos cursos técnicos em Aquicultura e Pesca do Polo de Apoio Presencial Telecentro Maré, da comunidade de São Cristóvão, zona rural de Areia Branca (RN). De Icapuí, estudantes e técnicos filhos de pescadores também trocaram experiências.

Para Jerônimo Reis, prefeito de Icapuí, o setor pesqueiro necessita de políticas públicas específicas, no que cabe a união entre deputados e gestores públicos para a criação de oportunidades de trabalho no setor pesqueiro.

José Airton destacou a necessidade de capacitação e formação de pessoas para a atividade pesqueira, de forma a gerar emprego e renda. De acordo com o deputado, existe articulação para que um campus do Instituto Federal do Ceará (IFCE) seja instalado em Icapuí, beneficiando comunidades de Icapuí, Itaiçaba e Aracati.

O evento foi realizado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) de Icapuí; Instituto Federal do Paraná/ Polo de Apoio Presencial dos Cursos Técnicos em Pesca e Aquicultura do Ceará e do Rio Grande do Norte. Também teve o apoio da Associação Monsenhor Diomedes e Sindicato dos Pescadores de Icapuí.




MELQUÍADES JÚNIOR
REPÓRTER


FONTE: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1133780

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Concurso Público da Prefeitura Municipal de Beberibe



CARGOS: Advogado, Assistente Social, Auditor Fiscal, Bibliotecário, Ciências(6º ao 9º ano), Cirurgião Dentista, Educação Física(6º ao 9º ano), Educação Infantil, Educador Físico, Enfermeiro, Enfermeiro Centro Cirurgico, Enfermeiro Obstetra, Enfermeiro PSF, Engenheiro Civil (AUTOCAD), Engenheiro de Pesca, Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), Farmacêutico Bioquímico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Geografia(6o ao 9o ano), Gestor Hospitalar, História(6º ao 9º ano), Historiador, Inglês(6º ao 9º ano), Matemática(6º ao 9º ano), Médico PSF, Médico/Cliníco Geral, Médico/Ginecologista-Obstetra, Médico/Pediatra, Nutricionista, Pedagogo(CRAS), Português (6º ao 9º ano), Psicólogo(CRAS), Psicopedagogo, Terapeuta Ocupacional, Turismologo.



Inscrições pela Internet: das 08h00min de 03/05/2012 às 23h59min de 13/05/2012, pelo site www.ccv.ufc.br






Unidade Móvel do TRE reforça o atendimento aos eleitores em Aquiraz





Municípios - Sexta, 04 de Maio de 2012


Os eleitores que precisam regularizar o título em Aquiraz já encontram um esquema especial montado pela Justiça Eleitoral, a partir de ontem, quando a Unidade Móvel do TRE reforça o atendimento aos eleitores.



O ônibus do TRE permanecerá em Aquiraz até o final do alistamento eleitoral, no dia 9 de maio. Com isso, a capacidade de atendimento subirá para 500 eleitores/dia para os que votam em Aquiraz e de 220 eleitores/dia para os que votam no município de Eusébio e precisam fazer a identificação biométrica.



O atendimento aos eleitores, em Aquiraz, vem acontecendo, de segunda a sexta, das 8 às 15 horas. No sábado (5/5) e domingo (6/5), o atendimento será das 8 às 12 horas. Nos três últimos dias do alistamento (7, 8 e 9 de maio), assim como no Ginásio Paulo Sarasate, na Capital, os cartórios eleitorais do interior do Estado funcionarão das 8 às 18 horas.




quinta-feira, 3 de maio de 2012

BARRA NOVA - Beleza em mutação


Dizem que a beleza ideal está na simplicidade calma e serena. Talvez isso possa explicar o clima em Barra Nova, onde tudo é simples, sem pompas, mas pleno para o bem-estar de quem vive ali ou visita o destino praiano. A natureza faz o espetáculo a cada novo dia e convida para um mergulho de descobertas e redescobertas dos prazeres de bem viver.

Em perfeito enlace, como eternos enamorados, o imenso Atlântico e o pequeno Rio Choró se encontram em Barra Nova e fazem do lugar um daqueles recantos que muitos vivem a procurar para momentos de paz e tranquilidade à luz do sol ou ao brilho das estrelas. Os nativos agradecem a dádiva divina e recebem os visitantes com sorrisos e mesa farta.

Na praia do litoral Leste cearense, situada no distrito de Jacarecoara, em Cascavel, o turismo dá os primeiros passos, com certeza de futuro promissor. Visitantes começam a chegar e se encantam. O maior atrativo são as piscinas naturais de tamanhos e contornos diversos que se formam com o vaivém das marés. O traçado preciso das águas límpidas indica as rotas para a diversão tranquila e banhos refrescantes.

No destino de águas calmas, seja no rio ou no mar e em clima de harmonia, os banhistas dividem espaço com amantes de kitesurf, que começam a descobrir um paraíso para o esporte e pintam o céu com suas pipas multicoloridas. Apreciadores das manobras radicais, os jovens de lá gostaram da novidade e já estão "virando" craque do kite.

O clima de diversão e descobertas se estende por Barra Nova e ganha novas cores em passeios pelo Rio Choró. Dunas, falésias e manguezal verdejante enfeitam o caminho do barco "Gaivota do Mar". Em terra firme, veículos 4x4 ou buggies desbravam dunas e falésias, chegam a lagoas perenes ou temporárias de águas cristalinas propícias para banho e alcançam mirantes que proporcionam um visual de rara beleza.

Barra Nova também é sinônimo de saborosa culinária. Ao longo da praia, barracas oferecem receitas que dão água na boca. A arraia é o prato principal, a ponto de motivar a realização de um festival gastronômico que já é tradição no destino a cada mês de julho.

Para a primeira refeição, o ponto de encontro é o café da manhã da Hercília, onde não faltam delícias à mesa para começar bem o dia.



Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1133060



Em Barra Nova, a estrutura de receptivo simples é recompensada pelo visual de rara beleza a quietude e o mergulho nas piscinas naturais
FOTOS: FERNANDO BRITO

Nada é permanente, exceto a mudança, afirmou certa vez um antigo pensador. A praia de Barra Nova é assim. Mar e rio se abraçam e desenham a geografia do lugar ao longo do dia

Novos cenários surgem ao bel prazer das águas que escoam nas idas e vindas das marés.

Sempre diferente e encantadora, a paisagem em mutação abre novos caminhos para o turismo

Africanos conhecem alimentação escolar no CE



GESTORES

Conhecer as práticas de alimentação escolar no estado do Ceará. Esse é um dos objetivos de um intercâmbio de práticas entre gestores africanos e cearenses que terão um encontro, amanhã, com a secretária da Educação, Izolda Cela. A comitiva será composta pelo Ministro da Educação de Guiné, Conakry, Ibrahima Kouroumae, e o secretário Geral do Niger, Adamou Ounteni. O evento acontece no Praiano Hotel, na avenida Beira Mar.

O grupo estrangeiro ficará no estado até a sexta-feira (5) e mostrou interesse em ter mais detalhes sobre as ações nas áreas de segurança alimentar e nutricional e de agricultura familiar. 

Agenda

Como parte da programação, os gestores e suas comitivas irão visitar, a partir das 14h30, o CAIC Maria Felício Lopes e a Escola Municipal Martins de Aguiar, ambas em Fortaleza. 

Na quinta-feira (3), às 7h30, o grupo irá à Comunidade Quilombola, em Baturité. À tarde, conhecerá a unidade de processamento do peixe, em Fortaleza, e terá reunião com representantes do Conselho de Alimentação Escolar, do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). 

À noite, os gestores participam da abertura da Expoinverno, realizada pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário. Na sexta-feira (4), o grupo estará em Aracati e Pindoretama, onde conversará com produtores e escolas rurais. Conforme Evilauba Gonçalves, coordenadora do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE/CE) da Secretaria da Educação (Seduc), o Ceará foi escolhido por ser um Estado brasileiro com boas práticas na área de alimentação.



Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1132619



terça-feira, 1 de maio de 2012

Forró do Bom fez abertura da programação do dia do Trabalhador em Pindoretama

                                                                 Por Ricardo Costa, de Pindoretama - CE

O Governo Municipal de Pindoretama, “Administração Um Novo Tempo”, começou sua programação em comemoração ao Dia do Trabalhador, ontem por volta das 22h, com a Banda Forró do Bom e Kátia Cilene. A banda agitou o público trazendo muita alegria e descontração, a festa também contou com a gravação do DVD da Banda Zanzibar e o sorteio de uma moto 0km. A Praça ficou pequena para os admiradores do verdadeiro forró. Hoje, 1º de maio acontecerá o tradicional Torneio de Futebol do Trabalhador, simultaneamente, nos Distritos de Capim da Roça, Pratiús e na Sede do Município, todos os eventos contará com a animação de grupos de pagode.






segunda-feira, 30 de abril de 2012

DICA CULTURAL


Por Deoclécio Galvão, de Cascavel – CE


Inauguração do Balneário Brisa do Lago – Cascavel – Ceará 




Pré-Candidatos para a Prefeitura de Cascavel


Por Deoclécio Galvão, de Cascavel - CE

Faltando apenas 03 meses para iniciar oficialmente as campanhas pela prefeitura de Cascavel e pela Câmara Municipal, a nossa cidade ainda não tem um quadro de candidatos definidos. Eis que surgem alguns nomes, os quais tentarei apresentar abaixo (Em ordem Alfabética)

Professor Clementino - Partido dos Trabalhadores          (PT - 13)


Professor Clementino ao lado da 1ª Dama e Secretária da Cultura, Teca Munhoz 
(Fonte: portalcascavel.wordpress.com)


Antônio Clementino dos Santos Filho é o atual Secretário de Educação e Desporto de Cascavel, tendo assumido a pasta no início do mandato do prefeito Dr. Décio em 2009. Professor, é reconhecido por ter dirigido a Escola de Ensino Fundamental e Médio Padre Arimatéia Diniz durante vários anos, tendo obtido muitos sucessos durante sua administração. Enquanto secretário de educação, foi responsável por elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de Cascavel, deixando o município com o famoso "Verde Escuro". Se for confirmado, será sua estreia em eleições como candidato.

Ivonete Queiroz - Partido Humanista da Solidariedade (PHS - 31)




Ivonete Queiroz, foto da Urna Eletrônica, eleições 2008. (Fonte: Portal Uol)



Francisca Ivonete Mateus Pereira, esposa do ex-prefeito Paulo César Queiroz. No período em que foi Primeira-Dama exerceu a função de titular da Secretaria de Ação Social. É, neste momento, o nome que surge como mais lembrado nas pesquisas. Confirmada sua candidatura, será a terceira vez que disputará o Paço Municipal. As outras duas foram em 2004, quando o seu marido (que era o candidato) teve sua candidatura impugnada ela o substituiu faltando alguns dias para a eleição. Em 2008 foi candidata, tendo obtido mais de 17.000 votos.

Liduina Esteves - Partido Socialista Brasileiro (PSB - 40)

Liduina Esteves, foto da Urna Eletrônica, eleições 2008. (Fonte: Portal Uol)



Maria Liduina Esteves é, como ela mesmo se apresenta, professora, filósofa e teóloga. Atualmente cumpre o papel de oposição no município como idealizadora e uma das responsáveis pelo periódico "Alerta", que traz denúncias contra a administração municipal. Foi candidata a vereadora em 2008, tendo conseguido 289 votos.

RB Firmo - Partido Republicano Brasileiro (PRB - 10)


RB Firmo no estúdio da TV da Gente. (Fonte: site de Adriana Cabral)



RB Firmo é um apresentador do programa Repórter Cidadão, da TV da Gente, e radialista da Rádio Fama FM 106,1, de Cascavel. No município nunca ocupou cargos públicos nem disputou eleições.


Pindoretama está em festa!



Por Ricardo Costa, de Pindoretama - CE

A festa do trabalhador comemorada tradicionalmente no Dia do Trabalhador, 1º de maio, terá as celebrações antecipadas em Pindoretama. A Prefeitura Municipal estará promovendo hoje, grande festa dançante na Praça da Cidadania, localizada na Avenida Capitão Nogueira, próxima ao Mercado Público Municipal, com as seguintes atrações Forró do Bom e a Banda Zanzibar, que fará a gravação do seu mais novo DVD, haverá também o sorteio de uma Moto 0 Km. Tudo a partir das 21h.

A programação para os trabalhadores pindoretamenses começa hoje e será encerrado amanhã com o Tradicional Torneio de Futebol do Trabalhador, esse ano com uma novidade os torneios acontecerão em três locais simultaneamente, ou seja, na Sede (Estádio Municipal “O Costão”) e nos distritos de Pratiús e Capim da Roça, nos três locais terão apresentação musical.  Também serão distribuídos uniformes a todas as equipes de futebol!