sábado, 9 de junho de 2012

Especial: Litoral Leste do meu Ceará...


Aquiraz





Pindoretama





Cascavel





Beberibe





Fortim





Aracati





Icapuí

DICA CULTURAL


´NAÇÃO PACHAMAMA´: Cultura andina é tema de evento no litoral


Por Cleide Bravo, de Aracati – CE

 

Valores espirituais de cuidado com o Planeta Terra serão discutidos no Encontro, que será realizado em Beberibe. Fortaleza. A Praia de Morro Branco, no município de Beberibe, localizado a 90 km de Fortaleza, será o ponto convergente de diferentes nacionalidades no encontro "La Nacion Pachamama - Unindo povos e tradições para escutar a voz da terra", a ser realizado de 14 a 17 de junho. O evento é promovido pela ONG Pachamama em conjunto com a Mística Andina, movimento espiritualista que visa a melhorar a relação dos seres humanos com a vida.

As belezas naturais de Morro Branco, em Beberibe, formam o cenário escolhido para o encontro de culturas brasileira e andina de valorização espiritual e prática nos cuidados à "Mãe Natureza

O encontro pretende ser uma reunião de todos aqueles que buscam uma vida mais simples e de mais respeito ao Planeta, independente de pertencerem ou não à mística. Estarão presentes formadores de opinião, artistas, acadêmicos, ONGs e empresas para pensarem uma relação mais saudável entre os homens e o planeta. A programação inclui conferências, arte, celebração, oficinas, alimentação saudável e círculos de diálogo nas mais diversas áreas: eco-política e eco-economia, espiritualidade, filosofia, práticas de cura, ciência, educação, música, dança, entre outros temas.

A ocasião também será um momento de troca entre as tradições indígenas do Brasil, as tradições espirituais dos Andes e do Himalaia e os movimentos afrodescendentes. Muito além da esfera espiritualista, serão debatidos assuntos práticos, como economia, educação e medicina.

A Mística Andina

Inspirado no cuidado dos ancestrais andinos coma Pachamama (Mãe Terra), a Mística Andina é um movimento espiritual que visa a melhorar a relação dos seres humanos com a vida. "Nosso movimento ajuda seus membros a conectarem-se, efetivamente, com seus corações e a escutarem essa voz interna, ajudando-os a ter uma vida de mais harmonia", explica Lucidor Flores, mestre do movimento. São cerca de 1,5 mil famílias envolvidas na Mística em 23 cidades do País, de estudantes a empresários, professores universitários e donas de casa. Na cidade de Fortaleza, esse número ainda é reduzido - cerca de 40 pessoas participam das atividades.

A Mística Andina foi criada em 1982 por Lucidor Flores. Chegou a Fortaleza em 2005. Além das meditações, mantém atividades de serviço com o "Chega e Dá-lhe", em que levam quinzenalmente comida a moradores de rua do Centro de Fortaleza. Também iniciaram há pouco tempo o "Chegue e Cante" nas praças e locais públicos, incluindo o "Me Abraça que é de Graça", distribuição de bilhetinhos com mensagens amorosas e de cunho espiritual.

Mais informações:
Encontro "Nação Pachamama"
Data: 14 a 17 de junho de 2012
Local: Pousada Ocas do Índio, Beberibe/CE (85 km de Fortaleza)
http://nacionpachamama.blog.com
FOTO: RODRIGO CARVALHO


DICA CULTURAL


Assalto à mão armada em plena luz do dia em Aracati


Por Cleide Bravo, de Aracati – CE

Por volta de 10:30 Horas de hoje, de ontem,na praça da comunicação,3 rapazes em duas  bicicletas. Armados de faca assaltaram a ex-primeira dama do município Regina Cardoso, a Teca e seu genro em frente a um supermercado ao lado da TV Sinal - A cidade de Aracati que era conhecida como uma cidade pacata, hoje as pessoas não tem mais aquela tranquilidade de outrora. A polícia militar e o Ronda do quarteirão estiveram presentes no local, após serem chamados, mas os assaltantes já tinham fugidos e os policiais conduziram as bicicletas e facas à delegacia e no começo da tarde os meliantes foram presos.


Mulher presa por tráfico de droga.

Quinta feira (07), por volta das 00h15min, na Rua Dragão do Mar, em Canoa Quebrada, Aracati-CE, depois de uma denúncia anônima, foi presa CLAUDIA OLIVEIRA DOS SANTOS, natural Aquiraz, desocupada, solteira, residente no Campo Verde, em Aracati, por ter sido encontrada com 57 pedras de crack. Com a infratora ainda foi apreendida a quantia de R$ 21,50 em espécie e um celular. Policiais Militares do Batalhão de Policiamento - BPTUR efetuaram a prisão da infratora e a conduziram juntamente com a droga; dinheiro e telefone com ela apreendidos a Unidade de Segurança Integrada - USI local onde foi autuada em flagrante.

Porte ilegal de arma

Nesta quarta feira (06), por volta das 21h20min, na Rua Duque de Caxias, em Aracati-CE, durante uma abordagem policial foi preso VALNEY BARBOSA DA SILVA, natural de Aracati, solteiro, desocupado, residente na Rua dos Franceses, bairro Nossa Senhora de Lourdes (Maloca), em virtude do mesmo se encontrar portando o revólver, calibre 38, capacidade para 05 tiros, municiado com 05 munições intactas. Policiais Militares abordaram e conduziram o referido indivíduo a Unidade de Segurança Integrada - USI local, bem como a arma com ele apreendida e ainda uma motocicleta Honda Biz, de cor rosa, ano 2012, de placa OIH 5272, que era conduzida por ele, para os devidos procedimentos.

Enquadrado na Lei Maria da Penha

Por volta das 23h10min, de quarta feira (06) na Rua Agapito dos Santos, centro de Aracati-CE, REGIANE MARIA DO NASCIMENTO SILVA, natural de Aracati, garçonete, divorciada, residente no endereço citado, foi vitima de ameaça e agressões físicas por parte de seu companheiro FRANCISCO MATEUS BERNARDO DA SILVA, natural de Aracati, eletricista, residente no mesmo endereço. Policiais Militares atenderam a ocorrência e após realizarem diligencias efetuaram a prisão do agressor por volta das 23h20min, na Rua Duque de Caxias, próximo a CAGECE, o qual foi conduzido a Unidade de Segurança Integrada - USI local para os devidos procedimentos.


Fonte: 1° CIA DO BPM- RUSSAS


sexta-feira, 8 de junho de 2012

Turismo em ARACATI. Uma nova Canoa Quebrada




Por Cleide Bravo, de Aracati – CE

Conhecida por suas belezas naturais e pela noite efervescente, Canoa Quebrada, a 166 quilômetros de Fortaleza, investe em infraestrutura hoteleira e gastronômica e muda o perfil dos visitantes. Quem chega à vila, descoberta por acaso em 1685, ainda sente a magia do lugar, considerado o paraíso hippie dos anos 70 e 80. No entanto, não deixa de perceber que Canoa Quebrada deixou essa marca no passado e hoje é, sem dúvida, um destino turístico para outro tipo de público, de maior poder econômico e intelectual e com uma visão sócio-ambiental mais ampla.

"É isso que nos interessa", afirma o diretor geral da Associação dos Empreendedores de Canoa Quebrada, Luís Nogueira. Segundo ele, não é a toa todo o esforço feito pelos empresários do lugar para alcançar esse objetivo.
A melhoria na infraestrutura das pousadas e restaurantes salta aos olhos dos visitantes cearenses e de outras partes do Brasil e do mundo. "É de chamar atenção mesmo. Quando estive aqui, há alguns anos, sofri com a hospedagem. Na época, muito a desejar", conta a turista gaúcha Petra Diana do Nascimento e Silva, de 42 anos. A melhoria nas acomodações para bem receber os turistas veio se somar às belezas do destino, como falésias, dunas, mar límpido e um pôr de sol maravilhoso. "Onde a pessoa encontra, no mesmo lugar, patrimônio histórico e natural, mar com águas mornas, várias opções de lazer e uma noite agitada, como a da nossa Broadway?", questiona Luís Nogueira.

Com uma população de três mil habitantes, temperatura média de 27°C, vento constante e o sol presente quase o ano todo, a vila também atrai aficionados por esportes radicais, como kitesurf, parapente e surfe, que aproveitam o cenário

FONTE: http://diariodonordeste.globo.com

Índios Jenipapo - Kanindé Lagoa Encantada




Por Rogério Freitas, de Pindoretama – CE

O projeto multiplicador de aprendizagem cultura indígena e afro-brasileiro orientado pelo historiador e professor Evaristo Neto (Netinho) técnico da Secretaria de Educação do Município de Pindoretama Ceará estimulou as escolas da rede municipal em ações pedagógicas para que educadores, crianças, adolescentes e comunidade de  modo geral venha reconhecer, valorizar e preservar as culturas afro-brasileira e indígena.

O projeto possibilitou aos educadores e educandos a conhecerem a Aldeia Lagoa Encantada, Etnia Jenipapo-Kanindé  / Aquiraz-CE. Onde vivenciaram algumas tradições como Toré (Dança), presente na comunidade indígena.

A Escola de Ensino Fundamental Regina Vasconcelos Albino visitou a comunidade e registrou a História, participando da trilha ecológica no morro do Urubú, banho na Lagoa Encantada, visita a escola diferenciada, visita ao museu e as famílias Jenipapo-Kanindé.

As atividades propostas foram de grande importância para mostrar que a cultura é o maior patrimônio de um povo, pois ela influencia os modos de ser e de estar no mundo; de agir, sentir, e se relacionar com o natural e o social, onde cada um de nós, independentemente da raça, etnia ou cor da pele devemos reconhecer e valorizar as identidades culturais.





Antero Neto na SPORTV


Por Cleide Bravo, de Aracati - CE

 

Quem sonha não enxerga limites, sempre vislumbra algo a conquistar. Vivendo o presente, projetando o futuro - mesmo que muitas vezes os acontecimentos não dependam exclusivamente dos nossos esforços.

Antero se tornou um profissional admirado. Pra muita gente, uma nova cara da TV e uma nova voz do rádio cearense.  Para nós, um exemplo para nossa Juventude.

Antero Neto é Aracatiense, filho de radialista apresentador do Bom Dia Canoa (06h ás 08h) da Canoa FM, Jussie Cunha.


Parabéns Antero Neto, sempre soube da sua competência, de seu amor pelo esporte e de seu sucesso.

Fonte: Federação Cearense de Cultura e Desporto Escolar - Ceará Colegial (Facebook) Canoa FM na web...



Icapuí participará das Olimpíadas do Vale do Jaguaribe em Morada Nova


O município de Icapuí começou a preparar suas equipes que disputarão os jogos nas Olimpíadas do Vale do Jaguaribe - edição 2012. A competição acontecerá durantes os dias 25 a 29 de julho na cidade de Morada Nova/CE. 

As Olimpíadas do Vale do Jaguaribe acontecem na região desde 1965, tendo por finalidade promover a integração, revelar talentos do esporte e colaborar com a educação e saúde física dos jovens participantes.

A ação está sendo coordenada pela Secretaria de Turismo e Esportes, com apoio da Secretaria de Educação e Cultura. O prefeito Jerônimo Reis disse ser esse um momento importante no processo de reconstrução da cidadania em Icapuí. Segundo ele, essa olimpíada marca o retorno de Icapuí após vários anos sem participar da competição. A nova geração talvez nem lembra das históricas participações de Icapuí nas Olimpíadas do Vale, onde tivemos grandes conquistas para o esporte local, acrescentou Jerônimo.

Icapuí disputará as olimpíadas nas modalidades de futebol (masculino e feminino), vôlei (masculino e feminino), tênis de mesa, xadrez e atletismo. Os atletas têm entre 15 a 21 anos de idade e já iniciaram a organização das equipes e os treinamentos.

Às vésperas do evento, os atletas que representarão Icapuí na competição serão apresentados e homenageados em solenidade a ser realizada na Praça Central.

Prefeitura Municipal de Icapuí
Gestão Reconstruindo Cidadania



quinta-feira, 7 de junho de 2012

Missa de Corpus Christi em Pindoretama será celebrada às 17h, seguida de procissão


Por Ricardo Costa, de Pindoretama - CE

A missa de Corpus Christi será celebrada nesta quinta-feira (7), a partir das 17h, na Igreja Matriz de Pindoretama. Em seguida, os fiéis acompanham a procissão com a bênção do Santíssimo Sacramento.

A procissão seguirá o seguinte trajeto: Após a Missa na Igreja Matriz seguirá pelas Ruas Júlia Alenquer e Manoel Paulino até chegar a Tito Ferreira, onde acontecerá a primeira benção no Posto de Saúde Padre Josenir Morais Santana; seguindo pela Rua Lendro Gomes Costa; entrando pela esquerda na altura da Rua Juvenal Gondim (Próximo ao Mercadinho Ouro Verde); aonde chegará à Avenida Capitão Nogueira seguindo pela direita acontecerá à segunda benção que será na Praça da Cidadania; prosseguindo pela Rua Raimundo Santino Costa; entrando a esquerda na Avenida Vale Albino, onde na Unidade Básica de Saúde da Família, localizada naquele endereço ocorrerá a terceira benção. Seguindo ainda pela Avenida Vale Albino na altura do Posto ABN, seguirá pela Rua Raimundo Oliveira Costa até o Hospital Municipal de Pindoretama, onde incide a quarta benção. Do Hospital entrará a direita na Rua Marechal Castelo Branco – seguindo até a Matriz onde acontece a quinta benção! E Termina a cerimônia religiosa.

Corpus Christi vem do latim e significa Corpo de Cristo, tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia - o sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.

Valendo ressaltar que todo o evento religioso será presidido pelo Pároco José Airton Lima.


Colaborou com a matéria: Simone Mattos



Litoral Leste ganha quatro postos do Ecoelce


Por Cleide Bravo, de Aracati - CE


Serão beneficiados os municípios de Icapuí, Fortim, Aracati e Itaiçaba

O Litoral Leste do Ceará receberá quatro postos do programa Ecoelce neste início de junho. As cidades beneficiadas serão Icapuí, Fortim, Aracati e Itaiçaba. Moradores dessas cidades já podem se cadastrar no programa nas unidades de atendimento da Coelce dos municípios ou nas associações de bairro.

A inauguração da unidade de Icapuí será no dia 5 de junho, às 8 horas. Ela será instalada na Praça Central, localizada na Rua Adulto Rosa, s/n. Já em Fortim, o novo posto começará a funcionar no dia 6, também a partir das 8 horas. Ele ficará na Praça São Pedro, Rua Desembrino, s/n. Em Aracati, a inauguração está prevista para o dia 12, às 8h, na Praça dos Prazeres – Rua Coronel Alexandrino, s/n. A última inauguração será no município de Itaiçaba, no dia 3 de julho, na Praça São Francisco – Rua 7 de Setembro, s/n.

Com as novas unidades, o Ecoelce passa a contabilizar 59 postos distribuídos em todo o estado cearense. Em cinco anos de existência, a iniciativa, que troca resíduos por bônus na conta de energia, concedeu mais de R$ 1,4 milhão de descontos para os cearenses, sem contar os benefícios que trouxe para o meio ambiente, evitando o descarte inadequado do lixo. Atualmente, há mais de 390 mil clientes cadastrados no programa.

Como participar

Qualquer cliente, pessoa física ou jurídica, pode se cadastrar no Ecoelce. Para isso, basta apresentar a conta de energia em qualquer loja de atendimento ou nos pontos de coleta e receber o cartão do programa.

Após o cadastro, o cliente poderá levar todos os resíduos pré-separados por tipo até o ponto de coleta de sua preferência. Utilizando uma máquina como as de cartão de crédito e um sistema online, os resíduos são pesados e o valor em bônus é creditado automaticamente na conta de energia do cliente.

Cada resíduo tem seu valor em kilo, unidade ou litro, e caso o valor da bonificação seja superior ao total da conta, o excedente é creditado automaticamente na fatura seguinte.

Onde fazer o cartão Ecoelce:

LOJA ICAPUÍ
Rua Rosa Rebouças, 129
Bairro: Centro
Ponto de Referência: Em frente ao Salão Robert Cabeleireiro
Atendimento: 07:00 às 11:00 - 13:00 às 17:00

LOJA FORTIM
Rua Joaquim Pergentino Maia, 250, Loja 05
Bairro: Centro
Ponto de Referência: No Free Shopping Fortim
Atendimento: 07:00 às 11:00 - 13:00 às 17:00

LOJA ARACATI
Rua Coronel Alexanzito, 402
Bairro: Centro
Ponto de Referência: Próximo ao Sine/IDT
Atendimento: 07:30 às 17:30

LOJA ITAIÇABA
Av. João Barbosa Lima, 538
Bairro: Centro
Ponto de Referência: Vizinha à Farmácia Coração de Jesus
Atendimento: 07:00 às 11:00 - 13:00 às 17:00

Serviço:
Inauguração de postos do Ecoelce no Litoral Leste
Icapuí: 5 de junho, na Praça Central, Rua Adulto Rosa s/n.
Fortim: 6 de junho, na Praça São Pedro, Rua Desembrino s/n.
Aracati: 12 junho, na Praça dos Prazeres, Rua Coronel Alexandrino s/n.
Itaiçaba: 3 de julho, na Praça São Francisco, Rua 7 de Setembro, s/n.
Horário: 8 horas

Gerência de Comunicação – Coelce
Assessoria de Imprensa
(85) 3453.4883 / 3453.4822 / 9993.9553


Orquestra de Sopros de Pindoretama na TVC – Canal 5


Por Rogério Freitas, de Pindoretama – CE


A AMARTE - Associação dos Amigos da Arte comunica a todos que hoje (Dia 07 de Junho - Às 22h00minh.) na TVC Canal 5, será exibido a Apresentação da Orquestra de Sopros de Pindoretama, que foi realizada na Segunda Feira.

Não Percam! Vale apena ver a apresentação dos jovens dessa Grande Orquestra – que é orgulho de nossa terra!

Parabéns a todos que contribuíram direto ou indiretamente para esse evento.


Fatima Catunda no Política Especial

Fátima Catunda e a primeira dama Maria Célia

Será nesta quinta-feira, 07 de junho, de 10 as 11 horas.

A ex-secretária do Trabalho e Ação Social do Estado do Ceará e comentarista do programa Antônio Viana, Política Especial, da Rádio Cidade AM 860, Fátima Catunda estará, nesta quinta-feira, dia 07 de junho, na segunda edição do programa, das 10 as 11 horas.

Durante o programa Fátima Catunda irá falar sobre a sua trajetória política e administrativa ao longo de vários governos no Ceará e, evidentemente, sobre o sonho de governar a cidade de Aquiraz, já que a mesma é pré-candidata a prefeitura daquele município pelo PDT.

Saiba Mais: Fátima Catunda assume Diretório do PDT de Aquiraz (CE)

Fátima Catunda, ex Secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social da primeira gestão de Cid, assumiu a Presidência do Diretório do Partido Democrático Trabalhista, PDT, em Aquiraz, no dia 21 de outubro de 2011.

O evento foi prestigiado pelo então ministro do Trabalho Carlos Lupi e pelo deputado federal Andre Figueiredo e muitas outras autoridades e convidados.

O evento foi realizado na Câmara Legislativa do município de Aquiraz e na ocasião varias personalidades foram homenageadas pelo partido.

No Aquiraz, o PDT está crescendo e passando por uma renovação em seus quadros com a conquista de novas filiações, e discussões em torno dos núcleos de base, ressaltando a Juventude Socialista, a Ação das Mulheres Trabalhistas, a diversidade racial dentre outras.

Durante a posse de Fátima Catunda no comando do PDT em Aquiraz, ocorrida em 2011, já se falava da possibilidade de a mesma colocar o seu nome a disposição dos eleitores daquele importante município da região metropolitana de Fortaleza.

Esse tempo chegou e agora Fátima Catunda é pré-candidata do partido e nesse sentido ela vai tentar colocar a serviço do povo do Aquiraz, sua larga experiência como gestora no serviço publico ha mais de trinta anos. Vários pré-candidatos a vereador pelo PDT surgem para fazer a renovação na Camara Municipal no próximo pleito. São representantes da juventude, da mulher, de educadores, de empresários dentre outros.

Pela primeira vez o Município terá como pré-candidata a vereadora uma representante da comunidade indígena que é a Cacique Irë (Juliana) , filha e sucessora da Cacique Pequena e representante da tribo Genipapo Kaninde e que no PDT representará o seu povo nas próximas eleições.

O PDT tem como metas para Aquiraz a instalação de um novo tempo para erradicação da pobreza e a preparação do município para o desenvolvimento, com 12 grandes projetos estruturantes a serem debatidos com a população durante a Campanha Eleitoral.

Por: Carlos Viana



Industrial Edson Queiroz é homenageado em missa

Dona Yolanda Queiroz recebeu uma rosa branca de criança presente na missa FOTO: KID JÚNIOR


Celebração marca os 30 anos de falecimento do industrial, considerado um dos maiores empreendedores do CE

Foi realizada, na tarde de ontem, missa em homenagem ao industrial Edson Queiroz na fábrica Cascaju, em sua terra natal, o município de Cascavel. A celebração eucarística foi feita em menção aos 30 anos de falecimento do empresário e contou com a presença da presidente do Grupo Edson Queiroz, dona Yolanda Queiroz, que estava na companhia de sua filha, Paula Queiroz.



A missa, celebrada pelo pároco da cidade, padre Moacir Cordeiro Leite, contou com a presença de funcionários e colaboradores da Cascaju, e da sociedade de Cascavel, reunindo em torno de mil pessoas no local. Dentre elas, um grupo de 30 estudantes da escolinha Abraço Fraterno, instituição mantida pelo Grupo Edson Queiroz naquela cidade, e que, pela primeira vez, ficou encarregado de cantar na missa, de forma integral, levando emoção a todos os presentes.

O presidente da Associação de Beneficência Joaquim Moura e fundador da escola, Odilo Maia Moura, afirma que a iniciativa da homenagem, que ocorre anualmente, surgiu pela gratidão do povo da cidade a Edson Queiroz, por ele ter levado a fábrica a Cascavel. "Ele foi o único filho de nossa terra que, após ser conhecido como capitão da indústria, trouxe para nós uma empresa com o objetivo de gerar recursos para a cidade", afirma.

Emprego

Odilo, que foi o primeiro gerente da fábrica, ressalta que, antes dela, a cidade contava com apenas 6 mil habitantes, e que após a sua chegada, em 1969, o município passou a se desenvolver, principalmente pela grande geração de emprego, e hoje a cidade conta com uma população de 37 mil habitantes.

Na cerimônia de homenagem, a superintendente industrial do Grupo Edson Queiroz, Annette de Castro, falou que a ocasião é para lembrar os momentos positivos, e que essa lembrança constante deve servir para sempre se perpetuar o trabalho do industrial. "Essa é uma missa que lembra aquilo que o senhor Edson significa para nossa cidade até o presente momento. Todos nós que estamos aqui, e que fazemos parte da Cascaju, reconhecemos a responsabilidade de dar continuidade ao grande sonho dele, e de poder retribuir alguma coisa aqui na sua cidade, como oferecer empregos, permitindo, assim, que a cidade se desenvolva e cresça. Essa responsabilidade continua nas nossas mãos e é isso que a gente tem obrigação de fazer", disse Annette de Castro.

Honra

Para Juliana Bedê, funcionária da fábrica há 10 anos e uma das pessoas à frente da organização, é uma honra celebrar uma missa de Ação de Graças para uma pessoa que foi dono de grande coragem e determinação. "Somos todos muito gratos", enfatiza.

Letícia Chagas Brindeiro, de apenas 9 anos de idade, participou pela primeira vez da celebração e foi a responsável pelo momento mais marcante da tarde. A menina, que é filha e neta de funcionários da Cascaju, leu uma carta direcionada a dona Yolanda Queiroz.

"Edson Queiroz era tão abençoado que Deus pensou: preciso presentear o meu filho, e colocou em seu caminho uma mulher virtuosa, sábia e dedicada, dona Yolanda. Assim, juntos, transformaram nossas vidas. Hoje sou grata, pois minha história começou aqui. Meus avós aqui trabalharam, meus pais aqui trabalham. Hoje, tenho tudo o que uma criança feliz precisa, graças a uma ideia revolucionária do nosso amado e saudoso Edson Queiroz. Obrigada senhor", disse a jovem, que, em seguida, entregou uma rosa branca à presidente do Grupo Edson Queiroz.

História

Primeiro filho homem do casal Cordélia e Genésio, Edson Queiroz nasceu em 12 de abril de 1925. Recebeu esse nome em uma homenagem dos pais ao norte-americano Thomas Edison, um dos maiores inventores da história.

Em 1945, Edson Queiroz casou com dona Yolanda, que, hoje, é a atual presidente do Grupo Edson Queiroz. O industrial a considerava corresponsável por todos os empreendimentos realizados. Em 1951 investiu naquele que seria seu primeiro grande empreendimento, o ramo de gás engarrafado. Vendeu para o pai sua parte na sociedade Genésio Queiroz & Cia., reuniu o capital acumulado em negócios próprios e adquiriu a Ceará Gás Butano.

Em março de 1971, criou a Fundação Edson Queiroz, uma entidade de direito privado sem fins lucrativos com objetivo de incentivar a educação. Em dez anos de existência, a Universidade de Fortaleza tem 11,6 mil alunos matriculados em 18 cursos. 





quarta-feira, 6 de junho de 2012

Câmara Municipal de Cascavel sem Sessão


Por Deoclécio Galvão, de Cascavel - CE.

Plenário da Câmara vazio às 17h:30min do dia 04/06

Cascavel tem uma Câmara municipal composta por 10 vereadores. São eles, aqui apresentados através de suas alcunhas, Paulo da Pepsi (PSC) (presidente), Thiago Ciríaco (PSL) (vice-presidente), Beto (PT) (1º secretário), Paulinho Promoções (PV) (2º secretário), Pompeu (PSL), Júlio da Caixa (PSL), Alédio Batista (PSC), Dr. Haroldo (PSDB), Freitas do Hospital (PV), e Willame do Otaviano (PSL).

Chego ao prédio Jornalista João Lopes Ferreira Filho, anexo do Banco do Brasil, às 17h30min do dia 04/06, crendo que chegaria durante a sessão, que devem acontecer todas as segundas-feiras, a partir das 17h.

Que nada, ao entrar encontro um plenário vazio, sem nenhum representante do povo presente, e um auditório com apenas cinco pessoas, contando comigo.

Perto das 18h, o vereador William se encontra no plenário juntamente com o vereador Júlio da Caixa, todavia logo se retiram, acabando assim uma sessão que sequer começou.

Uma Câmara Municipal tem o papel, quem sabe, até mais importante do que o da Prefeitura de uma cidade, pois ela é o órgão principal de fiscalização e cobrança de ações do poder executivo. Todavia, em nossa Cascavel, o poder legislativo é morno, senão frio. Não há discussões de grande relevância e, muito menos, ações efetivas de fiscalização séria, sem interesses mesquinhos que motivem as ações.

Desejo que o cascavelense esteja atento, pois este é o ano de demonstrar a nossa avaliação sobre os nossos pretensos representantes do legislativo de Cascavel.


XII Semana do Meio Ambiente: como nos tornar uma cidade sustentável


A Secretaria de Desenvolvimento e Meio Ambiente de Icapuí - SEDEMA promove dos dias 4 a 7 de junho a XII Semana Municipal do Meio Ambiente, com o tema "Cidades Sustentáveis: como nos tornar uma delas?", fazendo parte das comemorações do Dia Internacional do Meio Ambiente (5/6). 

A Semana do Meio Ambiente objetiva conscientizar a população sobre a importância da conservação do meio ambiente e o uso correto dos recursos naturais, promovendo atividades de educação ambiental no município. Na programação terá seminários temáticos, amostra dos produtores, passeio ciclístico e blitz ecológica.

O evento é tradicional no município, tendo atingido importantes resultados em todas as edições. Entre as consequências positivas estão a criação do Instituto Municipal de Fiscalização e Licenciamento Ambiental - IMFLA, do Fundo de Desenvolvimento e Meio Ambiente - FUNDEMA e a adoção da Política Municipal de Meio Ambiente. Além disso, as atividades realizadas durante as semanas do Meio Ambiente tem provocado mudanças de atitude da população perante as questões ambientais.

Veja a programação abaixo: