sábado, 7 de julho de 2012

Vem Aí!!!




Em breve nas melhores “lan houses” de nossa região!!!

Poesia: Icapuí e suas riquezas culturais


Gilberto Calungueiro e seus bonecos:
Ícone da cultura icapuiense


Por Antônio José - professor e poeta


 GENTE DESTE MEU BRASIL
E DE TERRAS ESTRANGEIRAS
VOU FALAR DE UM PROJETO
NUMA CIDADE GUERREIRA
ONDE A CULTURA TEM VEZ
ONDE O POVO FAZ E JÁ FEZ
COM DIFERENÇA BRASILEIRA.

A CIDADE É MEU RECANTO
ONDE MORO E NASCI
ONDE ESTUDEI E TRABALHO
ONDE ATÉ AQUI VIVI
SEU MAPA É UMA LAGOSTA
NO SEU MAR TAMBÉM TEM OSTRA
SEU NOME É ICAPUÍ.

O PROJETO DE CULTURA
QUE CHEGA ATÉ AS ESCOLAS
LEVA A MÚSICA POPULAR
LEVA A FLAUTA E A VIOLA
LEVA TAMBÉM CAPOEIRA
DANÇA AFRO-BRASILEIRA
E O FUTEBOL DA BOLA.

NOS ESPAÇOS URBANIZADOS
OU NA PRAIA AINDA NUA
OS MENINOS E AS MENINAS
FAZEM TEATRO DE RUA
E O POVO APLAUDE E DIZ:
AQUI A GENTE É FELIZ
COM CULTURA À LUZ DA LUA.

A ESCULTURA E O DESENHO
A PINTURA NUMA TELA
O POETA QUE ESCREVE
O QUE O MUNDO REVELA
TUDO AQUI É VERDADEIRO
COMO O VERDE DO COQUEIRO,
O BARCO E SUA VELA.

TEM SEXTA-FEIRA ANIMADA
NO CENTRO E NO MATAGAL
TEM ARTISTA SE REVELANDO
E MORANDO NO BERIMBAL
TEM MÚSICA, TEM POESIA
TEM FESTA, TEM ALEGRIA
TEMOS SEXTA CULTURAL.

AQUI SE CRIA O BABADO
FAZ-SE DO PLÁSTICO UM CANECO
OS FANTOCHES ESTÃO BEM VIVOS
NO TEATRO DE BONECOS
DO PAPEL A RECICLAGEM
DA ALGA A GELATINAGEM
DA ESCULTURA AO MARRECO.

TEM QUADRILHA NO SÃO JOÃO
TEM COMIDA REGIONAL
TEM O CANTADOR DE VIOLA
TEMOS GRANDE CARNAVAL
CULTURA PRA GENTE É LUZ
QUE NA ESCURIDÃO RELUZ
REVELANDO O SEU SINAL.

NESSA HORA MINHA GENTE
DEIXO A RIMA, A POESIA
VOU VOLTAR EM OUTRA HORA
SEJA DE NOITE OU DE DIA
MAS A CULTURA ESTÁ AQUI
NA CIDADE DE ICAPUÍ
NOS TRANSMITINDO ALEGRIA.

Tradicional torneio de aniversário do União Esporte Clube

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Beberibe comemora 120 anos de município!


Localizado entre os rios Choró e Piranji e suas bocas, tinha como primeiros habitantes os índios Potyguara e outras tribos pertencentes ao tronco Tupi como os Jenipapo-Kanyndé viviam. A partir do século XVII recebeu as primeiras expedições de portugueses religiosos e militares que vieram por estas bandas devido os processos de aldeamento e catequização dos índios e proteção contra os invasões de outros europeus: e ainda sobreviventes do naufrágio de uma embarcação Portuguesa (segundo a tradição oral).

Os primeiros registros sobre Beberibe como um núcleo urbano português dão conta de que a povoação surgiu a partir de uma sesmaria concedida a Manuel Nogueira Cardoso, Sebastião Dias Freire, João Carvalho Nóbrega e ao Capitão Domingos Ferreira Chaves, em 16 de agosto de 1691.

Mas foi somente no início do século XIX que houve uma ocupação do local, quando Baltazar Ferreira do Vale, residente no Riacho Fundo, em Cascavel, e Pedro Queiroz Lima, morador do sítio Mirador, em Aquiraz, chegaram àquele núcleo.

Baltazar comprou o sítio Lucas, nome primitivo de um dos distritos de Cascavel, no ano de 1783, e Pedro, na mesma época, o sítio Bom Jardim. A proximidade favoreceu o relacionamento das duas famílias. E o sítio Lucas, que oferecia melhores condições de povoamento, deu início a um importante núcleo do qual originou a cidade de Beberibe.

Antes de ser conhecido por Lucas, o local recebeu a denominação de Uruanda, nome atribuído pelos indígenas que ocupavam a região. Beberibe foi o nome com o qual Brasiliano Ferreira de Araújo registrou as suas terras, adquiridas por 10 mil réis, localizadas onde hoje é a sede do Município. A preocupação de Brasiliano foi doar a área para a construção da igreja. Inaugurada em 1875, a igreja impulsionou o crescimento do povoado, já então conhecido por Beberibe. E em 5 de julho de 1892 foi criado o Município de Beberibe, pertencente à comarca de Cascavel.

De Município a distrito, e de distrito a Município, Beberibe teve que conviver diversas vezes com essa mudança, até novembro de 1951. Naquela data, o então governador Raul Barbosa sancionou a Lei nº 1.153, que restaurou em definitivo a autonomia do Município, atendendo a imposição dos ilustres filhos da terra. À frente do movimento, que nasceu em 1946, estava o desembargador Boanerges Facó. No entanto, somente em 25 de março de 1955 o Município foi oficialmente instalado.

Beberibe conheceu um expressivo desenvolvimento econômico a partir da implantação de aproximadamente uma centena de engenhos de cana de açúcar na região. A riqueza originada da indústria de rapadura local fez com que Beberibe fosse apelidada por Cascavel e Sucatinga de "Vila Rica".

Uma nova realidade foi percebida pelo Município a partir da decadência da indústria de rapadura e da falência de vários engenhos. A denominação de "Vila Rica" deixou de existir e ficou apenas na memória de quem viveu aqueles tempos.


"Festa do Preto e Branco" agitará a galera neste sábado 7/7


Neste sábado (7/7), a partir das 22:00hs, acontece o I Halloween-havaiano em Icapuí. Uma mega rave com muita música eletrônica em um local paradisíaco. O evento está aberto a fantasias em preto e branco, mais preto do que branco.

Os Dj´s Aleff e Talysson agitarão a galera com o melhor da música eletrônica em uma pista de dança montada sobre as dunas da praia de Picos (logo após a Vila Nova de Barreiras). O acesso ao local será sinalizado e o espaço será ornamentado com o tema. 

Não perca! Quebre a tradição junina e entre no clima do Halloween-havaiano!!!


DATA: 07/JULHO - SÁBADO
HORÁRIO: A PARTIR DAS 22:00HS
LOCAL: PRAIA DE PICOS - ACESSO PELA ESTRADA DA VILA NOVA
CONVITE: R$ 10,00 (DEZ REAIS) A PULSEIRA DE NEON
VENDAS E INFORMAÇÕES: AUDILENE (PRAIA DE BARRINHA)


ICAPREV realiza palestra sobre Previdência Social nesta sexta-feira 6/7

O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Icapuí - ICAPREV, por intermédio de seu presidente Helioenai Mariano de Lima, convida a todos os servidores municipais e aposentados do ICAPREV, para participar  de uma palestra sobre Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), seguida de debate sobre a situação atual do Icaprev. 

A palestra acontece na Sexta-Feira, dia 06/07/2012, às 09:00 horas, no Centro de Juventude e Cidadania - CJC (antigo Clube Recreativo). 



quarta-feira, 4 de julho de 2012

Aracati: Sai resultado do Concurso Municipal


Por Cleide Bravo, de Aracati-CE



Foi divulgado na manhã desta terça feira (03/07/2012), no site da empresa responsável pelo Concurso Municipal de Aracati (PROMUNICIPIO), o resultado preliminar das provas escritas para provimento de cargos efetivos (Fiscal de Obras e Guarda Municipal) do Poder Executivo do Municipio de Aracati. Observe o Edital.

EDITAL Nº 008/2012, DE 03 DE JULHO DE 2012 – RESULTADO PRELIMINAR DAS PROVAS ESCRITAS

O Prefeito Municipal de Aracati, Sr. Expedito Ferreira da Costa, no uso de suas atribuições legais, em conformidade com os artigos 34, inciso II e 51, inciso IX, da Lei Orgânica do Município, e em observância à Lei Municipal nº 406, de 16 de setembro de 2011, bem como com fundamento no inciso II, do Artigo 37 da Constituição Federal de 1988, TORNA PÚBLICO a todos quantos virem o presente Edital ou dele tiverem conhecimento o RESULTADO PRELIMINAR DAS PROVAS ESCRITAS do Concurso Público para provimento de cargos da Prefeitura Municipal.

O resultado encontra-se disposto na seguinte ordem: cargo, classificação, situação, número de inscrição, nome do candidato em ordem de classificação. Com a divulgação deste resultado preliminar, fica aberto o prazo para apresentação de recursos, conforme previsto no Capítulo XI do Edital, começando nesta Quinta-feira, dia 5 de julho de 2012 e terminando na Sexta-feira, dia 6 de julho de 2012. O formulário para apresentação do recurso, que corresponde ao Anexo IV do Edital, está disponível no site do Pró-Município (www.promunicipio.com).

O recurso deverá ser escrito na forma do Anexo IV do Edital, individual, devidamente fundamentado e expresso em termos convenientes e que apontem as circunstâncias que os justifiquem, deve conter o nome do concurso, nome do candidato, número de inscrição, cargo a que está concorrendo e o seu questionamento, desde que verse sobre questões de legalidade, e deverá ser endereçado à Comissão Coordenadora do Concurso e protocolado na Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Meio Ambiente de Aracati, localizada na Av. Dragão do Mar, 260 – Centro, (próximo à Igreja Matriz), em Aracati – CE, no período previsto neste Edital, observado o horário de funcionamento do estabelecimento que é de 8h às 17h.

Informações adicionais poderão ser obtidas no PROMUNICÍPIO, pelo e-mail promunicipio@promunicipio.com, ou na Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Meio Ambiente de Aracati, onde o presente edital será publicado na sua forma integral. Prefeitura Municipal de Aracati, aos 3 de julho de 2012. Expedito Ferreira da Costa. Prefeito Municipal de Aracati.

SEBRAE realiza Semana do Empreendedor Individual em Icapuí


Oportunidade para os pequenos empreendedores icapuienses formalizarem suas atividades



Os pequenos empreendedores de Icapuí, que ainda não formalizaram seus negócios, terão a oportunidade de regularizar sua atividade comercial, tornando-se um Empreendedor Individual e usufruir de todos os benefícios dessa categoria de empresa.



No dia 06 de julho, de 07:00hs às 13:00hs, técnicos do SEBRAE estarão na sede da Secretaria de Desenvolvimento e Meio Ambiente - SEDEMA dando orientações e realizando a inscrição como Empreendedor Individual.



A modalidade Empreendedor Individual foi criada pelo Governo Federal para beneficiar os trabalhadores informais, dando-lhes condições de formalizar a sua atividade. Entre as vantagens, o Empreendedor Individual possuirá registro de CNPJ - Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, benefícios da Previdência Social para aposentadoria e seguros em caso de acidente ou morte, redução da burocracia e dos impostos sobre a atividade exercida (pagando apenas um valor simbólico mensalmente). Outra vantagem para o Empreendedor Individual é o acesso as linhas de créditos oferecidos pelos bancos, permitindo o crescimento de sua empresa.



Para se tornar um Empreendedor Individual é rápido e fácil. Dirija-se a Secretaria de Desenvolvimento e Meio Ambiente de Icapuí - SEDEMA munido de documento de Identidade, CPF e comprovante de residência.



Mais informações ligue para o SEBRAE: 0800 570 0800.

terça-feira, 3 de julho de 2012

Aracatiense Karline Batista na 22ª Bienal de São Paulo em livro que homenageia Jorge Amado


A obra, resultado de um concurso internacional patrocinado pelo jornalista jequieense Valdeck Almeida de Jesus, trará artigos, redações, crônicas e poemas de 64 escritores de várias partes do mundo dentre os participantes a nossa aracatiense Karline da Costa Batista, (1988) nasceu em Aracati (CE), graduada em Letras pela Universidade Federal do Ceará escreve desde os sete anos. Em 2011 conquistou o 2° lugar no I Prêmio Alt Fest! de Poesia, (PE). Em 2012 participou do projeto “Um Poema em Cada Árvore” (MG), publica uma poesia na revista “Um conto” (MG), foi finalista do Prêmio Cecílio Barros Pessoa de Poesia (RJ), 3° lugar no III Prêmio Literário Legislativo- Caçapava do Sul (RS), com textos nas antologias “Versos Soprados pelos Ventos de Outono” e “III Prêmio Literário Legislativo- Caçapava do Sul”. Suas obras estão disponíveis no blog Fênix.



O lançamento para a antologia que homenageia Jorge Amado já tem hora, data e local. Com o título “Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus – Homenagem ao Centenário de nascimento de Jorge Amado (1912-2012)” o livro estará no estande da PerSe Editora no dia 10 de agosto de 2012 das 19:00 às 22:00h, mesmo dia em que nasceu o laureado escritor.

A obra, resultado de um concurso internacional patrocinado pelo jornalista jequieense Valdeck Almeida de Jesus, trará artigos, redações, crônicas e poemas de 64 escritores de várias partes do mundo. São eles: Abraão Leite Sampaio, Adriana Quezado, Agostinha Monteiro, Alice Gödke, Amanda Löwenhaupt, Ana Claudia de Souza de Oliveira, Ana Rosa de Oliveira, André Kondo, Beatriz Moraes Ferreira, Betty Silberstein, Bruno Monteiro Flores, Carlos Souza, Clarissa Damasceno Melo, Crispim Santos Quirino, Danilo Souza Pelloso, Denílson da Silva Araújo, Dhiogo José Caetano, Diogo Cantante, Diogo Rocha Braga, Domingos Alberto Richieri Nuvolari, Ed Carlos Alves de Santana, Edweine Loureiro, Elson Carvalho Alves, Eulália Cristina Costa e Costa, Gil Nascimento, Gustavo Zevallos, Isadora Sabar, Janio Felix Filho, Josafá de Orós, Júlio César Freid’Sil, Karline da Costa Batista, Léa Costa Santana Dias, Lénia Aguiar, Lina Macieira, Lucas Expedito Claro Prado, Lúcia Amélia Brüllhardt, Marcelo Canto, Márcio Santos Sales, Maria da Conceição Braga de Castro, Maria das Graças Evangelista Santos, Maria Fernanda Reis Esteves, Maria José de Oliveira Santos, Maria Letra, Maria Luiza Falcão, Marilene Maria de Oliveira, Marilene Oliveira de Andrade, Marina Fernanda Veiga dos Santos de Farias, Neva Scarazzati de Oliveira, Nubia Estela, Olmira Daniela Schaun da Cunha, Paula Alves, Quitilane Pinheiro dos Santos, Renata Leone, Renata Rimet, Roberto Augusto de Piratininga Ferrari, Roseli Princhatti Arruda Nuzzi, Silas Correa Leite, Silvia Helena Machuca, Silvio Parise, Solange Gomes da Fonseca, Varenka de Fátima Araújo, Vó Fia e Zeca São Bernardo.



Jorge Amado transporta toda brasilidade para as suas obras, criando personagens pitorescos e inesquecíveis. Quem não se lembrará de Dona Flor, Pedro Arcanjo, Vadinho e Gabriela patrimônio da cultura nacional? Em seus textos se encontra o popular e o folclórico com seus falares típicos e marcantes fazendo de Jorge um imortal. Cada capítulo revela um pedacinho do Brasil entremeado pela irreverência e sagacidade tão peculiares a mostrar que por suas mãos a Literatura Brasileira continua autônoma e original.



CONCURSO LITERÁRIO



O certame acontece desde 2005 e tem o apoio do Núcleo Baiano da União Brasileira de Escritores, que se junta à justa homenagem a Jorge Amado. Totalmente patrocinado pelo escritor Valdeck, o prêmio já publicou treze livros com mais de 1.100 textos diversos de autores do Brasil, Argentina, Espanha, Portugal, Estados Unidos, Moçambique, China, França, Inglaterra, Japão, Suécia e Suíça, num trabalho sobre-humano de difusão da literatura e da língua portuguesa.



VALDECK ALMEIDA DE JESUS (1966) é jornalista, funcionário público, editor, escritor e poeta. Embaixador Universal da Paz, Membro da Academia de Letras do Brasil, Academia de Letras de Jequié, Academia de Cultura da Bahia, Academia de Letras de Teófilo Otoni, Poetas del Mundo, Fala Escritor, Confraria dos Artistas e Poetas pela Paz e da União Brasileira de Escritores. Publicou “Memorial do Inferno: a saga da família Almeida no Jardim do Éden”, “Feitiço contra o feiticeiro”, “Valdeck é Prosa e Vanise é Poesia”, “30 Anos de Poesia”, “Heartache Poems”, ”Yes, I am gay. So, what? – Alice in Wonderland”, “O MST e a Mídia: uma análise do discurso sobre o Movimento dos Sem Terra nos jornais A TARDE online e O Globo online” (co-autor: Jobson Santana), dentre outros, e participa de mais de 75 antologias. Organiza e patrocina o Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus de Poesia, desde 2005, o qual já lançou mais de 1000 textos. Colabora com os sites Favas Contadas, Artigonal, Web Artigos, Recanto das Letras, Portal Literal, Portal Villas, Pravda, PodCultura, Overmundo, Comunique-se, Dzaí, Difundir, Jornal do Brasil, Só Artigos e À queima roupa. Tem textos divulgados nas rádios online Sol (Diadema-SP), Raiz Online (Portugal) e CBN (Globo). Site: www.galinhapulando.com



KARLINE DA COSTA BATISTA, (1988) nasceu em Aracati (CE). Graduanda em Letras pela Universidade Federal do Ceará escreve desde os sete anos. Em 2011 conquistou o 2° lugar no I Prêmio Alt Fest! de Poesia, (PE). Em 2012 participou do projeto “Um Poema em Cada Árvore” (MG), publica uma poesia na revista “Um conto” (MG), foi finalista do Prêmio Cecílio Barros Pessoa de Poesia (RJ), 3° lugar no III Prêmio Literário Legislativo- Caçapava do Sul (RS), com textos nas antologias “Versos Soprados pelos Ventos de Outono” e “III Prêmio Literário Legislativo- Caçapava do Sul”. Suas obras estão disponíveis no blog Fênix .



22ª BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DE SÃO PAULO 2012



Dia 09 a 19 de Agosto de 2012, das 10 às 22 horas

Parque de Exposições Anhembi

Avenida Olavo Fontoura, 1209

Bairro Santana – São Paulo–SP



CAPA: ILUSTRAÇÃO RICK CARICATURAS

compilado de http://hybrasil3.blogspot.com.br/2012/06/aracatiense-na-22-bienal-de-sao-paulo.html



Cursos com inscrições abertas


CVT de Beberibe
UM LUGAR DE OPORTUNIDADES!



Biblioteca Municipal terá programação especial nas férias


A Biblioteca Municipal, vinculada a Secretaria de Educação e Cultura de Icapuí, terá programação especial durante as férias escolares. No período de 9 a 20 de julho acontecerão diversas atividades educativas e competições de leitura, desafios de matemática, soletração e jogos de tabuleiro. Os alunos ganhadores das competições serão premiados com uma viagem no final do ano, onde visitarão os principais pontos turísticos de Fortaleza-CE. A abertura do evento acontecerá no dia 09, a partir das 08:00hs no Centro de Juventude e Cidadania - CJC, onde serão passadas todas as informações necessárias.



Os alunos interessados em participar das atividades e competições, que não se inscreveram em suas respectivas escolas, poderão realizar a inscrição nesta segunda feira (2/7) na sede da Secretaria de Educação e Cultura, com Janaína Almeida.



A Secretaria de Educação e Cultura informa ainda que haverá transporte gratuito para os alunos que moram nas comunidades mais distantes do Centro.





segunda-feira, 2 de julho de 2012

Inscrições para professores e assistentes das EEEPs se encerram nesta terça-feira (03)

Imagem meramente ilustrativa retirada do Google Imagens



O Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) e a Secretaria de Educação (Seduc) estão com inscrições abertas para o Processo de Seleção Pública para professores e assistentes do eixo profissional do Ensino Médio Integrado (EMI). Os professores selecionados serão para as Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs) de todo Estado. Estão sendo ofertadas cerca de 640 vagas. As inscrições se encerram nesta terça-feira (03). Os interessados deverão acessar o site, onde será possível baixar o Edital da Seleção Pública. http://drh.centec.org.br.



A seleção é para formação de Cadastro de Reserva, embora alguns professores já sejam chamados a partir de agosto de 2012. Serão disponibilizadas 64 vagas para  deficientes. O salário base para professores graduados com 100 horas é de R$ 1.415,00.



As áreas que serão ofertadas são as seguintes: Administração; Agrimensura; Agroindústria; Agronegócio; Agropecuária; Aquicultura; Automação industrial; Carpintaria; Cerâmica; Comércio; Contabilidade; Desenho da construção civil; Design interiores;  Edificações;  Eletromecânica; Eletrotécnica; Enfermagem; Estética; Eventos; Fabricação mecânica; Finanças; Floricultura; Fruticultura; Guia de turismo; Hospedagem;  Informática; Instrutor de libras; Logística; Massoterapia, Mecânica, Meio ambiente, Mineração, Modelagem do vestuário, Nutrição e dietética; Paisagismo; Petróleo e gás; Produção de áudio e vídeo; Química; Redes de computadores; Regência; Saúde bucal; Secretaria escolar; Secretariado; Segurança no trabalho;Tecelagem; Tradutor e Intérprete de libras; Transações imobiliárias e Vestuário.



02.07.2012

Assessoria de Comunicação do Centec

Ana Freires (85 8737.8388)



Sorvete Zero Grau 'Viagra' faz sucesso na praia de Canoa Quebrada, no Ceará


Segundo sorveteiro, gelado com cor azul é afrodisíaco e é a "sensação". Entre os ingredientes está creme de amendoim e xarope de guaraná.
José Alberto, o inventor do sorvete 'Viagra' (Foto: José Alberto/Arquivo pessoal)

Um sorvete batizado por “viagra” é uma dos procurados de uma sorveteria na famosa Rua Broadway, da praia cearense de Canoa Quebrada. O dono do comércio e criador da receita, José Alberto Martins, garante que o gelado não tem só a cor azul característica do remédio, mas também guarda efeitos afrodisíacos além da refrescância. “As mulheres com marido ou namorado chegam logo aqui dizendo: 'Dá esse (o sorvete) para ele que está precisando'. A gente fica até sem graça”, conta.

O paulista de Ribeirão Preto mora há 10 anos no Ceará e faz sorvetes há 20 anos. A ideia do “viagra” surgiu há quatro anos. “Sempre gosto de fazer novos sabores. Me veio na cabeça a ideia de fazer um sorvete afrodisíaco. Tentei mais de uma vez até chegar no gosto do pessoal”, lembra. A receita leva ingredientes “potentes”: rapadura, creme de amendoim, xarope de guaraná, mel de cajueiro e giseng. Para a coloração azul, o sorveteiro ensina que usa a baunilha azul.
Baunilha azul dá cor ao sorvete, feito com guaraná e amendoim (Foto: José Alberto/Arquivo pessoal)
Martins vende cerca de 30 litros do “viagra” por semana. “Quando o cliente é mais velho, sempre pergunto se ele tem receita médica ou sofre de problema no coração”, brinca. No período de alta estação do turismo, a sorveteria oferece 40 sabores diferentes ao preço de R$4,40 por bola. A maioria tem a base de leite e ingredientes especiais. “Nenhum tem gordura trans”, reforça Martins.

A venda do “viagra” fica atrás somente de um sorvete com nome em “cearês”. O “arretado” é o mais querido dos clientes que consomem cerca de 60 litros por semana, segundo Martins. O campeão leva creme de chantily, castanha, passas crocantes e cobertura de brigadeiro. Com o calor do Ceará, a sorveteria funciona todos os dias do meio-dia à meia-noite.