sábado, 21 de julho de 2012

Pindoretama em festa com o Festival da Cana-de-açúcar

O evento já entrou para o calendário dos grandes eventos das férias de julho do Estado do Ceará

Uma grande festa popular que gera oportunidades para os pequenos negócios locais. Assim é o Festival da Cana-de-açúcar do município de Pindoretama, no litoral Leste cearense. O evento será realizado de 20 a 22 deste mês, com apoio do Sebrae no Ceará.

Em sua sétima edição, o Pindorecana já entrou para o calendário de eventos das férias de julho e conta com diversas atrações, entre apresentações culturais, shows musicais, feira de artesanato e a tradicional rapadura gigante, que, neste ano, terá 3,8 toneladas, medindo 2,5 metros de largura e 3,8 metros de comprimento.



Criado com o objetivo de valorizar a cultura da cana-de-açúcar e incrementar o fluxo turístico para o município, o Pindorecana integra as principais vocações econômicas da região, o turismo e o agronegócio, envolvendo, ainda, os segmentos do artesanato e da gastronomia.





A rapadura gigante será uma das atrações a serem conferidas pelos visitantes do festival em Pindoretama Foto: Inês matos



De acordo com a analista do escritório do Litoral Leste do Sebrae/CE, Mônica Sabino, o Sebrae está dando início a um trabalho com os proprietários de engenhos de Pindoretama com o objetivo de prepará-los para a Copa das Confederações, em 2013, e a Copa do Mundo de Futebol, em 2014.

"Pindoretama fica a cerca de 50 quilômetros de Fortaleza, cidade sede dos jogos, e é dotada de um grande potencial turístico e agronegócio a serem trabalhados por meio do programa Sebrae 2014. Cinco engenhos de pequeno porte já receberam a matriz de competitividade do programa e também deverão receber a visita dos consultores para identificar oportunidades de melhoria dos seus negócios", explica Mônica.

Segundo a Prefeitura de Pindoretama, o município possui cerca de 80 engenhos, que produzem, atualmente, em torno de 1,5 mil tonelada de cana-de-açúcar. A cana processada nos engenhos serve de base para diversos produtos derivados, como a rapadura e o alfenim, elementos típicos da gastronomia cearense.

Os engenhos de cana-de-açúcar, hoje, são considerados cartão-postal de Pindoretama. Nos últimos anos, as edificações se tornaram pontos turísticos do município, sendo visitados por pessoas que viajam pelo litoral Leste do Ceará.

O VII Pindorecana é uma realização da Prefeitura de Pindoretama, com a parceria do Sebrae/CE. Será realizado na Praça da Cidadania, no Centro, sempre a partir das 20 horas.


PROGRMAÇÃO

VII Pindorecana

Dia 20 - Shows com as bandas Forró do Movimento e Alber Som do Forró

Dia 21 - Shows com as bandas Forró Real, Amor Bandido e Forró Mascarado

Dia 22 - Shows com as bandas Forró dos Amigos e Pisadinha do Forró









Ficha de Inscrição para os Ônibus Universitários de Aquiraz


As 6 rotas continuam iguais ao semestre passado, sendo que a Rota 1 (Aldeota – noite) já começou, no dia 19 de julho e a Rota 3 (Centro – manhã) começará na próxima segunda-feira, dia 23. As demais rotas começarão a circular entre o final deste mês e o início do próximo.

Faz-se necessário o recadastro (para veteranos) ou cadastro (para novatos) semestral para os ônibus universitários. Baixe a ficha abaixo, preenchendo-a devidamente e a entregando aos novos responsáveis pelos ônibus (Daniel Bruno, Lourena Domingos, Alisson dos Anjos ou Ícaro da Mata, todos usuários dos ônibus universitários) ou deixe na Casa Amarela, com o Aldemar Almeida ou Jader Ramos.





Esporte e Festival de Camarão


Icapuí O próximo fim de semana será de eventos culturais no Litoral Leste. As praias de Redonda e Tremembé, localizadas no Município d e Icapuí, sediam o 1° Águas e Velas, e na Praia de Quixaba, em Aracati, acontece a terceira edição do Festival do Camarão. Esporte e gastronomia para saborear o último fim de semana do mês das férias.

Para promover as atividades esportivas náuticas, a sustentabilidade ambiental e valorizar as comunidades litorâneas, Icapuí realiza, de 27 a 29 de julho, o evento "Águas e Velas". Serão três dias de competições esportivas, com 18 equipes participando de modalidades como futebol e vôlei de praia, aulas de kite e windsurf, regata de mini-jangadas e apresentações musicais com bandas locais e regionais.

As regatas acontecerão na Praia de Redonda, com prêmio para as três embarcações que capturarem a maior quantidade de lagos. É também uma forma de valorizar a pesca artesanal e sustentável desse crustáceo. Os pescadores irão ao mar dessa vez não só como o meio de sustento, mas em um dia para diversão. Toda a lagosta capturada será utilizada no Festival Gastronômico da Lagosta, a acontecer no mês de setembro. A organização é da Oficina Eventos e o evento e toda a programação é gratuita e aberta ao público.

As competições esportivas acontecerão na Praia de Tremembé, com oficinas principalmente pelas manhãs. Nas noites, haverá shows com as bandas Lapada Louca e Swingão, The Clapton, Manuel Nunes, Banda Dona Zefa e Banda Quase.

Camarão

De 27 a 29 de julho a Praia de Quixaba, em Aracati, sedia mais um Festival do Camarão. Nas noites acontecerão as etapas do concurso gastronômico. São cozinheiras e chefs de cozinha da própria comunidade que criam pratos à base de camarão.

Cerca de 90% das famílias da vila de Quixaba vivem da pesca e venda do camarão. O evento ajuda também a promover a cultura local. Haverá apresentações artísticas dos jovens da comunidade, além do festival gastronômico com pratos de camarão feito pelas mãos das mulheres da comunidade. O evento tem o apoio do Sistema Verdes Mares.

Educação

Desde as edições anteriores, o Festival do Camarão tem gerado iniciativas de arte-educação para a juventude local, como aulas de dança, teatro e kung fu. Para a organizadora do evento, Jacqueline Gomes, até a autoestima da comunidade melhorou, com a visibilidade dada pelo festival.

O evento cultural e econômico tem contribuído com o engajamento maior das crianças e dos adolescentes em atividades culturais, até para que possam ser apresentadas à própria comunidade de Quixaba.

Mais informações:



1° Águas e Velas de Icapuí
(85)3261.6600 (Cristiano Santos)

3° Festival do Camarão de Aracati
Praia da Quixaba, (85) 9626.8665 87394013 (Jacqueline Gomes)


Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1162154

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Pindorecana 2012


Por Rogério Freitas, de Pindoretama – CE.




O blog PINDORETAMA DE TODOS NÓS foi o primeiro canal de noticias do litoral Leste e da mídia em geral a ver e divulgar a fabricação da maior rapadura do mundo em nosso município de PINDORETAMA.

A rapadura está praticamente pronta, restando apenas alguns detalhes de acabamento e HOJE, sexta feira dia 20 de julho estará na praça da cidadania para que todos vejam a maior rapadura do mundo que será exibida no PINDORECANA em seu sétimo ano.

Venha e participe desse grande evento que é feito pra você.




III Festival do Camarão

Por Cleide Bravo, de Aracati – CE.







Juíza de Aracati cria Núcleo de Conciliação


Por Cleide Bravo, de Aracati – CE.

A 2ª Vara da Comarca de Aracati terá um Núcleo de Conciliação Permanente, para atender, especialmente, processos referentes a alimentos, divórcio, reconhecimento de união estável, investigação de paternidade, reparação de danos e outras ações de natureza.

A decisão é da juíza titular da vara, Ana Karyena da Silva Freitas, que ressaltou a importância de facilitar a justa e célere composição dos feitos em tramitação na vara.

Para instituir o Núcleo, a magistrada considerou a relevância e a necessidade de organizar e uniformizar os serviços de conciliação, mediação e outros métodos de consensuais de solução de conflitos. A iniciativa tem o objetivo de evitar disparidades de orientação e práticas, bem como para assegurar a boa execução de política pública, respeitadas as especificidades de cada segmento da Justiça.

O Núcleo de Conciliação permanente, conjuntamente com a Secretaria Judiciária da Vara, identificará os processos cuja instrução ainda não tenha sido iniciada para buscar o acordo. Não obtida a conciliação, o processo seguirá sua tramitação normal, podendo o conciliador, na oportunidade do ato, dar cumprimento às determinações pendentes contidas no despacho inicial.



Programa Sebrae Mais


Por Cleide Bravo, de Aracati – CE.



O SEBRAE está trazendo à Aracati mais uma ação do Programa Sebrae para Empresas Avançadas - Sebrae Mais.

Trata-se da solução Estratégias Empresariais.

Com ela, é possível analisar o ambiente empresarial, identificando pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças para a elaboração de um plano de ação estratégica e sua implementação imediata na empresa.

A solução contempla:

    36h de capacitação

    11h de consultoria individual

    3 meses de acompanhamento da empresa

Serão realizados 04 encontros presenciais (quinzenais), além dos atendimentos individuais (a serem agendados) e do acompanhamento pós-curso, para 02 (dois) participantes por empresa. O primeiro encontro está agendado para o dia 20/08.

Ficamos à disposição para outras informações, agende uma visita à sua empresa!

Mônica Sabino - Sebrae/CE

(88) 9469 0339 - CLARO

(85) 9963 1888 - TIM

(85) 8525 2852 - OI



Fonte: SEBRAE/Aracati


Aeroporto de Aracati inaugura no dia 8


Por Cleide Bravo, de Aracati – CE.



Segundo o secretário de Turismo, o terminal deverá receber as primeiras aeronaves em dezembro deste ano

Com inauguração remarcada para 8 de agosto próximo, o Aeroporto de Aracati possui também data definida para receber os primeiros voos. O período é dezembro de 2012, na próxima alta estação do Estado, quando os voos fretados da CCV Turismo aportaram no terminal. A informação foi dada com exclusividade, ontem, ao Diário do Nordeste pelo secretário de Turismo (Setur), Bismarck Maia. A sua estimativa para os voos conhecidos como charters é de pelo menos um por semana, a partir da data anunciada.

"Há mais de um ano eu tenho negociação com a CVC (Turismo) para iniciar a operação do aeroporto na alta estação seguinte ao término das obras", contou Bismarck. Segundo ele, o segundo semestre servirá para a secretaria investir em divulgação e no planejamento para a administração do terminal.

Ele afirmou ainda que, a partir de agora, terão início os processos licitatórios para a definição de quais lanchonetes e restaurantes funcionarão nas instalações do novo terminal, além de credenciamento de taxistas e locadoras de carro. Já a administração seguirá sob a responsabilidade da Setur com empresas prestadoras de serviço.

Outro empreendimento confirmado e que, de acordo com Bismarck, irá impulsionar o empreendimento é a chegada de um centro de tecnologia e manutenção da TAM Aviação Executiva, o qual terá cerca de 150 funcionários trabalhando lá.



Fonte: Diário do Nordeste on-line

Garrafa com celular e drogas é jogada dentro de cadeia


Os policiais ouviram o barulho, mas não conseguiram prender ninguém

Por: Robson Cruzuer

Na noite desta quarta-feira (18), policiais flagraram o momento que uma garrafa pet, contendo celular, carregadores, serras e drogas, foi arremessada para o interior da cadeia pública de Aracati.

Ainda não se tem informações sobre quem jogou a garrafa que poderia resultar em uma fuga em massa.



quinta-feira, 19 de julho de 2012

TRE cria 16 locais de votação nas comunidades indígenas em 11 municípios cearenses


Por Ricardo Costa, da Redação.

O convênio assinado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará e a Fundação Nacional do Índio (FUNAI), em 16 de agosto de 2011, já apresenta os primeiros resultados nessas eleições municipais. Graças ao convênio, 2.258 eleitores indígenas que moram em 11 municípios cearenses poderão votar em seções eleitorais dentro das suas próprias comunidades, nas próximas eleições.



Os dezesseis novos locais de votação abrigarão 17 seções eleitorais, nos municípios de Acaraú, Aquiraz, Canindé, Caucaia, Crateús, Itapipoca, Itarema, Monsenhor Tabosa, Tamboril, Pacatuba e São Benedito.



Em todos os locais de votação criados, os moradores das comunidades indígenas receberam com satisfação os servidores da Justiça Eleitoral e demonstraram o interesse de ver os serviços ampliados. Por isso, o TRE do Ceará já propôs à FUNAI a prorrogação do convênio até dezembro de 2014. Ainda aguardam para serem atendidas as comunidades indígenas com capacidade para receber novos locais de votação, segundo levantamento feito pela FUNAI e o TRE, em mais cinco municípios do Ceará: Aratuba, Boa Viagem, Novo Oriente, Poranga e Quiterianópolis.



Com esta medida, o TRE do Ceará procura acolher os anseios dos povos indígenas, como reza o artigo 231 da Constituição Federal, que reconhece aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre terras que tradicionalmente ocupam. O convênio assinado entre o TRE-CE e a FUNAI também baseou-se na Lei nº 6001, de 19.12.1973 (Estatuto do Índio), que determina ser dever do Estado a proteção das comunidades indígenas e a preservação dos seus direitos, com a garantia aos seus povos do pleno exercício dos direitos civis e políticos. Além disso, de acordo com a Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas, de 13.09.2007, é garantido aos povos indígenas o direito a participar plenamente na vida política, econômica, social e cultural do Estado.



Além da instalação de seções eleitorais em comunidades indígenas, o TRE-CE também divulgará em breve um balanço da instalação de seções em comunidades quilombolas, que também serão atendidas nas eleições de 2012.

Restauração de imóveis privados no Ceará pode ser feita a juro zero


Os proprietários de imóveis tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) nas cidades de Aracati, Fortaleza, Sobral e Viçosa do Ceará ainda podem solicitar o financiamento de imóveis privados, a partir do convênio assinado com recursos do PAC Cidades Históricas. Os editais públicos estão disponíveis na Superintendência e Escritórios Técnicos do Iphan-CE. Os proprietários que tiverem os projetos aprovados terão taxa de juro zero e prazos que variam de dez a 15 anos para obras de recuperação, estabilização e consolidação da estrutura do imóvel. Os bens móveis também poderão ser recuperados e será possível o financiamento de obras de reforma no interior da edificação para adequação do imóvel à geração de renda.



Revitalização



A ação quer buscar a recuperação e a revitalização das cidades históricas, a restauração e requalificação de monumentos protegidos, o desenvolvimento econômico e social por meio da requalificação urbanística, a melhoria da infraestrutura urbana e social e o suporte às cadeias produtivas locais e promoção do patrimônio cultural.



Programação



Em Aracati, o fechamento do edital será às 18h do próximo sábado (20) e as propostas serão abertas às 18h da terça-feira (23). Em Viçosa do Ceará, o edital encerra às 17h de 30 de julho e a abertura das propostas será dia 31 de julho às 14h. No dia 2 de agosto, às 12h fecha o edital de Sobral,sendo que as propostas serão abertas na mesma data, às 14h. Já em Fortaleza, o prazo termina em 3 de agosto, às 12h, e as propostas serão abertas em 8 de agosto, às 10h.

No Brasil, 188 municípios que já aderiram ao PAC Cidades Históricas, sendo que 149 já elaboraram os Planos de Ação e, entre eles, 123 já assinaram o Acordo para Preservação do Patrimônio Cultural (APPC), definindo as ações a serem implementadas e o repasse dos recursos.





Fonte: http://www.jangadeiroonline.com.br

IFPR promove em Icapuí cursos técnicos na área de pesca


Depois do sucesso da 1ª edição do Curso Técnico em Pesca e Técnico em Pesca que será concluída em novembro de 2012, o Instituto Federal do Paraná – IFPR em parceria com a Associação Monsenhor Diomedes – AMD, o Ministério da Pesca e Aquicultura – MPA e o Ministério da Educação – MEC, abre a pré-inscrição da 2ª edição dos supra citados cursos.



Os candidatos devem ter 18 anos completos, terem concluído, no mínimo, o ensino Fundamental e serem pessoas ligadas à Pesca ou Aquicultura (ou filhos ou esposa de pescadores ou aquicultores), ou indicados pelas entidades do setor. Quem concluiu o ensino fundamental poderá cursar PROEJA integrado à Pesca ou Aquicultura, e quem concluiu o ensino médio poderá cursar Pesca ou Aquicultura subsequente.



Para se inscrever os interessados deverão enviar nome completo, e-mail, endereço e telefone para o e-mail do Prof. Domingos Sávio (savio.sme@gmail.com) até 25 de julho de 2012.



Quadrilha especializada em roubo de moto capturada

Os suspeitos de envolvimento no crime foram conduzidos pela Polícia Militar para a Delegacia Metropolitana de Aquiraz, que já investigava o caso FOTO: KIKO SILVA

Policiais militares do 14º BPM (Maracanaú) fizeram a detenção de cinco pessoas suspeitas de integrar uma quadrilha de assaltantes de motos com atuação nos Municípios de Aquiraz e Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Com o grupo foram apreendidas duas motos e uma espingarda.


Os suspeitos de envolvimento no crime foram conduzidos pela Polícia Militar para a Delegacia Metropolitana de Aquiraz, que já investigava o caso FOTO: KIKO SILVA

A operação foi desencadeada no fim da manhã de ontem, na Localidade de Oiticica, zona rural de Aquiraz, segundo o cabo PM Pedro Pontes.

Sem placa

O militar disse que ele e os demais ocupantes da patrulha 6823 voltavam de outra ação onde haviam dado apoio à equipes da Polícia Civil, quando suspeitaram dos acusados parados próximos a uma moto sem placa. Durante a aproximação dos militares, o grupo se desfez e tentou escapar. Após um cerco, acabaram detidos três adolescentes de 17 anos e dois adultos. Duas motos roubadas no Distrito de Camará foram apreendidas.

Além dos três menores, foram detidos Antônio Cassiano da Silva Sousa, 22; e Marcus Antônio Vieira, 20. Os cinco foram levados para a Delegacia Metropolitana de Aquiraz (DMA).


Caçado bandido que estuprou 2 turistas


A Delegacia de Proteção ao Turista (Deprotur) faz diligências na tentativa de prender um homem acusado de ter assaltado e estuprado duas turistas. Os crimes ocorreram em Aquiraz.

Segundo aquela Especializada, o suspeito de cometer os dois crimes já foi identificado. Trata-se de Evandro Nunes do Nascimento, foragido da Justiça, conforme as autoridades.

Segundo a delegada Adriana Arruda, titular da Deprotur, há cerca de 15 dias o suspeito praticou um sequestro-relâmpago) contra um grupo de turistas, no Porto das Dunas, e uma das vítimas acabou sendo estuprada próximo ao Rio Pacoti. "Enquanto investigávamos este caso, outra vítima (mulher) veio até a delegacia e relatou que também foi assaltada e estuprada pelo mesmo homem", conta Adriana.







quarta-feira, 18 de julho de 2012

Regata de Boca do Forno


Por Cleide Bravo, de Aracati – CE.

A XVII Regata de Canoas de Boca do Forno, em Aracati será realizada no dia 29 de Julho no beira rio da Comunidade. Na oportunidade ocorrerá corrida de canoas, de kaiakes, e desfile para a escolha da Garota Regata 2012, além de música ao vivo.

Boca do Forno será mais uma vez palco de muita diversão e entretenimento junto as demais localidades e cidades vizinhas.

Programação
11h30min – Abertura Oficial da Regata;
12h – Corrida de kaiakes;
12h30min – Corrida de Canoas;
13h – Desfile para a escolha da Garota Regata 2011;
13h30min – Entrega da Premiação e Festa.
Estão abertas as inscrições para as garotas de Aracati que tenham interesse em participar do desfile para escolha da Garota Regata 2012.
Premiação
1º Lugar: 200,00
2º Lugar: 150,00
3º Lugar: 100,00
As garotas interessadas deverão entrar em contato com os números: (88) 92950045 / 9431 2428 / 9281 2704 (Edvanda, Lena ou Nilson).

Fonte: Organização do Evento

Samu nega atendimento a turista


Professor universitário passou mal em flat e teve atendimento negado pelo Samu. Ele teve quatro paradas cardíacas. Sesa investiga caso

O professor universitário paulistano Norval Baitello Júnior, 72, juntamente da esposa e da filha de seis anos, teve as férias interrompidas na última quarta-feira, 11. Por volta das 22 horas, o turista começou a sentir fortes dores no estômago e não demorou muito para perceber que estava infartando. Ele estava hospedado no Porto das Dunas, em Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza.

A esposa, Malena Segura, também professora universitária, solicitou à portaria do apart-hotel Atlantic Palace uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Segundo ela, porém, o socorro foi negado: “Eles disseram que não podiam atender turistas. Insisti, mas disseram que não podiam e me mandaram ligar para o SAT (Serviço de Atendimento ao Turista). Liguei para o porteiro do flat e ele nunca tinha ouvido falar em SAT. Foi então que me toquei que não ia rolar o atendimento”. O SAT é um serviço de atendimento médico pago destinado aos turistas.



Malena relata que um vizinho de quarto, turista de Campinas (SP), estava com um carro alugado e se prontificou a levá-los ao hospital. Com ajuda de um taxista, os três conseguiram chegar ao Hospital do Coração, em Messejana. Dez minutos após a entrada na unidade, Norval teve a primeira de quatro paradas cardíacas. Já estabilizado, foi transferido para o Hospital Monte Klinikum, de onde recebeu alta ontem. “Como disseram os médicos, foi uma sucessão de sortes que nós tivemos”, disse Malena. Por recomendações médicas, o casal deve ficar em Fortaleza até quarta-feira, 25.



Versão do Samu



Por meio de nota, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) frisou que o Samu não faz restrição à naturalidade nem a horários para prestar atendimento, muito menos ao local do socorro (se em residências, empresas, hotéis, motéis, vias públicas etc).



O POVO procurou esclarecer o caso junto ao Samu Ceará. O diretor técnico, Pedro Arruda, confirmou a solicitação de atendimento na quarta-feira, 11, às 22h13min. Ele disse, porém, que o funcionário que atendeu a ocorrência não foi localizado. “Sou obrigado a admitir que há um vácuo. O Samu não prestou atendimento com a sua ambulância. A razão para isso eu não tenho”, disse Arruda. Questionado se teria a gravação da ligação, ele justificou que, “por falhas técnicas, não foi possível gravar”.



O secretário da Saúde, Arruda Bastos, declarou não existir “a menor orientação que o Samu não atenda turista”. Ele diz que, caso seja constatada negligência, será aberta sindicância contra os responsáveis. A secretaria informou estar apurando o caso.

ENTENDA A NOTÍCIA



O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) é um programa que deve prestar socorro à população em casos de emergência. O serviço funciona 24 horas e é chamado gratuitamente pelo telefone 192.

Serviço

Ouvidoria do Samu

Para reclamar sobre o atendimento do Samu Ceará, o serviço disponibiliza uma ouvidoria.

Telefone: (85) 3433 7434

Perguntas sem resposta

1) Por que o Samu se recusou a atender o turista se a área de abrangência inclui Aquiraz?



2) Após a recusa do atendimento, por que o Samu não informou o telefone do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT)?



3) Por que, enfim, a ligação não pôde ser gravada?

Perfil

Norval Baitello Júnior é doutor em Ciências da Comunicação e em Literatura Comparada pela Universidade Livre de Berlim (1987), com pós-doutorados no Instituto de Sociologia da Universidade Livre de Berlim (1995) e no Centro Internacional de Pesquisas em Ciências da Cultura -IFK- em Viena (2005). É professor titular da Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUC-SP.



I Cruzada Evangelistica da Assembleia de Deus Bons Ventos


No dia 11 de agosto de 2012, irá acontecer na localidade do Pedregal - Aracati-CE, na Rua Biquara a I CRUZADA EVANGELÍSTICA.


A Assembleia de Deus Bons Ventos Congregação Pedregal tem o prazer de lhe convidar a nos unir para que o evangelho de Jesus Cristo cresça cada vez mais.Estará conosco o cantor RILDO FREITAS E O PR. MÁRIO COSTA,PASTOR PRESIDENTE DO MINISTÉRIO ASSEMBLEIA DE DEUS BONS VENTOS.


VOCÊ É NOSSO CONVIDADO ESPECIAL.


Fonte: http://www.nelsondafarmacia.blogspot.com.br/2012/06/i-cruzada-evangelistica-da-assembleia.html#more

terça-feira, 17 de julho de 2012

Redonda e Tremembé recebem o evento "Águas e Velas"


A Prefeitura Municipal de Icapuí, através da Secretaria de Turismo e Esportes, realiza mais um grande evento em nossa cidade: nos dias 27 a 29 de julho de 2012, acontece o "Águas e Velas" nas praias de Redonda e Tremembé.



O evento contará com diversas atrações locais e regionais, competições esportivas, lazer e muito entretenimento. Dentro da programação haverá ainda uma competição de pesca artesanal de lagosta, realizada em jangadas na praia de Redonda, com premiação para os três melhores colocados. Os crustáceos capturados serão utilizados nas receitas do Festival da Lagosta, que acontecerá em setembro próximo. Na praia de Tremembé haverão aulas de Windsurf e Kitesurf, competições esportivas nas modalidades de Vôlei e Beach Soccer durante o dia. A noite acontecerão festas dançantes com bandas locais e regionais.



Toda a programação é gratuita e aberta ao público.



Confira a programação:



Dia 27 Sexta-feira
17:00hs
- Solenidade de Abertura e Amostra de produtos SEDEMA
- REPENTISTA JOTA GOMES
Jota Gomes é um poeta local que mantém viva a cultura popular através de suas canções, seus repentes e cordéis. Vem atuando no município de forma ativa em todos os eventos culturais.
Local: Praia de Tremembé
18:00hs
- Início da competição de Vôlei de Praia
Local: Praia de Tremembé
20:00hs
- Início da competição de Beach Soccer
Local: Praia de Tremembé
22:00hs
- Inicio das apresentações artísticas com as bandas:
BANDA LAPADA LOUCA
SWINGÃO THE CLAPTOM
Local: Praia de Tremembé


Dia 28 Sábado
5:00hs
- Início e largada da competição de Barcos
Local: Praia da Redonda 1
9:00hs
- Aulas e Apresentação de Kite Surf e Wind Surf com os Instrutores Niko e San
Local: Praia de Tremembé
10:00hs
- Regata de Mini-Jangadas
13:00hs
- Chegada das Jangadas – Entrega de Prêmios
- Show com a Banda Koka Mil
Local: Praia da Redonda


16:00hs
- Início da competição de Vôlei de Praia
Local: Praia de Tremembé
18:00hs
- Inicio da competição de Beach Soccer
Local: Praia de Tremembé
22:00hs
- Início das apresentacções artísticas com as bandas:
MPB com MANUEL NUNES
BANDA DONA ZEFA
Banda BASE (Reggae)
Local: Praia de Tremembé


Dia 29 Domingo
9:00hs
- Aulas e Apresentação de Kite Surf e Wind Surf com os Instrutores Nico e Sam
Local: Praia de Tremembé
9:00hs
- Início das Finais de Vôlei de Praia
Local: Praia de Tremembé
10:00hs
- Início das Finais de Beach Soccer
Local: Praia de Tremembé
12:00hs
- Solenidade de Premiação


*Obs: Programação sujeita a alteração.





6 mil hectares foram suprimidos pela carcinicultura


Seis mil hectares de mangues servem agora para a criação de camarão em cativeiro. A informação é do ambientalista Jeovah Meirelles, primeiro convidado do O Povo Quer Saber

Uma área de mais de seis mil hectares de mangue no Ceará deixou de recolher o dióxido de carbono por conta da utilização para a carcinicultura (criação de camarão). A informação foi repassada ontem pelo ambientalista Jeovah Meirelles, professor do curso de Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC) e o primeiro convidado do programa O Povo Quer Saber 2012, transmitido pela TV O POVO e pelo portal O POVO Online. 

Participaram do debate o apresentador Érick Guimarães, diretor-adjunto da Redação do O POVO; Juliana Matos Brito, editora do Núcleo de Audiência do O POVO; Ranne Almeida, repórter do Núcleo de Conjuntura; e Demitri Túlio, editor do Núcleo de Reportagens Especiais, também do O POVO.

O tema do programa, Sustentabilidade Ambiental: o que está sendo feito de fato no País para diminuir o aquecimento global?, ajudou a realizar um diagnóstico das ações prejudiciais no Estado. A criação de camarão em cativeiro, segundo o ambientalista, provoca o desmatamento, aterramento e poluição da área e dos bosques de manguezais.

De acordo com Meirelles, o prejuízo causado pela carcinicultura é de R$ 90 mil por hectare, tendo como base um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU). Os custos são provocados pelas zonas de erosão do desmatamento dos manguezais, diminuição da pesca e poluição.

“Além disso, a criação de camarão dá uma quantidade de empregos mínima por hectare. Nos períodos de alta produção, o número de trabalhadores chega a 0,5 por hectare. O que em nada explica os prejuízos causados”, alerta Meirelles. Ele acrescenta que hoje a prática está em decadência.

Ele destaca que o número de empregos é ínfimo se comparado aos impactos gerados às populações que vivem no mangue. “Em torno de dez famílias sobrevivem de um hectare do mangue. São populações de marisqueiros, pescadores, índios, que utilizam o espaço como sustento”.
Um exemplo positivo de participação da comunidade pelo desenvolvimento sustentável foi citado pelo ambientalista. Uma espécie de atlas está sendo elaborado no município de Icapuí, a 202 quilômetros da Capital, no Litoral Leste do Ceará. A construção do material inclui a participação popular na definição de traços da geografia, como limites e atividades econômicas. Os próprios alunos das escolas públicas ajudam na correção do material.
Rio +20

O ambientalista afirmou ainda que uma grande chance foi perdida na Rio+20, realizada em junho. “Tivemos a possibilidade de discutir questões globais, mas quando elas afetam determinados territórios que têm economia vinculadas à produção de commodities, a questão complica. A Rio+20 se tratou de uma conferência midiática”, apontou.

Apesar disso, o ambientalista ressaltou vantagens que a reunião preparatória ocorrida no Ceará, a Declaração da Caatinga, trouxe para o maior ecossistema do Ceará. Reuniu vários pesquisadores de todo o Nordeste para definir quais as pesquisas que tratam da vegetação que cobre 90% do território do Estado.

ENTENDA A NOTÍCIA

Sustentabilidade ambiental foi o tema do primeiro programa O POVO Quer Saber, transmitido ao vivo pela TV O POVO e pelo O POVO Online. A transmissão é às segundas, num total de seis programas, das 10 às 12 horas.

Saiba mais

Segundo o professor Jeovah Meireles, o processo de recuperação do mangue tem de se iniciar de uma dimensão regional. Segundo ele, é preciso também implementar políticas públicas concretas, através da destinação de valores do orçamento nacional.

Uma nova forma de licenciamento ambiental está sendo formulada pela Rede Brasileira de Justiça Ambiental, que congrega pesquisadores de várias instituições. Ela deve incluir a avaliação de equidade ambiental.

Próximos programas O POVO Quer Saber
23 de julho - A universidade brasileira em comparação ao ensino superior oferecido fora do Brasil.
30 de julho - Acquário do Ceará: o que melhora na vida da cidade?

6 de agosto - A nova família brasileira

13 de agosto - Quais os impactos das novas tecnologias na educação?

20 de agosto - Sucessão Municipal 2012

Multimídia
Para ver - Assista ao programa O POVO Quer Saber na página da TV O POVO no Youtube. http://bit.ly/Nx638G

Entrevistadores

Érick Guimarães - apresentador do programa e diretor-adjunto da Redação

Juliana Matos Brito - editora do Núcleo de Audiência do O POVO

Demitri Túlio - editor do Núcleo de Reportagens Especiais

Ranne Almeida - repórter do Núcleo de Conjuntura do O POVO

 

Fonte: http://www.opovo.com.br/app/opovo/fortaleza/2012/07/17/noticiasjornalfortaleza,2879865/6-mil-hectares-foram-suprimidos-pela-carcinicultura.shtml