sábado, 11 de agosto de 2012

Abertas inscrições para encontro


Fortaleza. Estão abertas as inscrições para o 2º Encontro Sesc Povos do Mar: Socialização das Práticas e Saberes das Comunidades Litorâneas, que acontece de 22 a 26 próximos, na Colônia Ecológica Sesc Iparana. As vagas são limitadas e destinadas a pesquisadores, profissionais e estudantes da área ambiental. Os inscritos poderão participar das oficinas, rodas de conversa e programação cultural. As inscrições são feitas gratuitamente pelo número (85) 3452.9082.

O encontro tem por objetivo promover a visibilidade e a valorização das comunidades tradicionais de pescadores, artesãos, quilombolas e etnias indígenas que povoam o litoral cearense. As ações acontecem com a participação de 20 Municípios representados por 86 comunidades.

Durante a programação, serão realizadas ações voltadas às práticas alimentares e de saúde popular, à socialização das técnicas de artesanato, cantos, danças e brincadeiras, além da discussão sobre o meio ambiente e a sustentabilidade, por meio de oficinas, vivências, rodas de conversa e círculos de cultura. O encontro é aberto à sociedade em geral para a visitação dos espaços e das tendas temáticas.

Para o desenvolvimento do projeto, o Sesc realiza um mapeamento das expressões culturais e das formas de organização de diversas comunidades litorâneas, priorizando a participação de grupos sociais e de indivíduos representantes e/ou detentores de saberes, práticas e ofícios presentes no entorno da Colônia Ecológica do Sesc Iparana e das diversas comunidades litorâneas que, reconhecidamente, são detentoras de expressões socioculturais expressivas.

Nesse percurso, são convidados artesãos, culinaristas, grupos culturais tradicionais, dentre outros, que vão compartilhar seus fazeres e conhecimentos, fortalecendo e construindo canais de comunicação e de ação entre os participantes durante e após o evento.

O 1º Encontro Sesc Povos do Mar: Socialização das Práticas e Saberes das Comunidades Litorâneas reuniu 600 inscritos, representantes de 52 comunidades provenientes de 12 Municípios cearenses. A programação congregou mestres e grupos da cultura popular tradicional; associações de pescadores e artesãos; etnias indígenas; coletivos quilombolas; alunos e professores e público em geral.


Nonato Albuquerque fará palestra em Aracati




A Associação Espírita Lar José de Anchieta prestes a completar seu 31° aniversário de serviço social e evangelização sob a ótica do cristianismo estará em festa no dia 25 de agosto de 2012, e como parte do evento receberá o orador espírita Nonato Albuquerque que irá proferir uma palestra pública abordando o tema "A reencarnação contribuindo incisivamente na contenção da violência".





A Associação Espírita Lar José de Anchieta fica situado à Rua Santos Dumont, 933 - Farias Brito



Data: 25/Agosto/2012



Horário: 19h



quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Violência Pública vitima população de Cascavel


Por Deoclécio Galvão, de Cascavel – CE.

Os casos de violência na cidade de Cascavel estão aumentando vertiginosamente. Só nesta semana, aliás, de terça-feira até hoje, quinta-feira, já foram noticiados um homicídio, três ou quatro tentativas de assassinato e trocas de tiros entre foras da lei e policiais. Isto tudo sem falar dos acontecimentos que aterrorizaram a população cascavelense no primeiro semestre de 2012 quando aconteceram, quase que simultaneamente, mais de 10 assassinatos e tentativas de assassinatos.

O que nós devemos pensar sobre estes acontecimentos? Qual é a nossa parcela de culpa em tudo isso? O que o Estado e o Município pode fazer para amenizar tal situação?

A drogadição é uma aliada da violência. Será que tratar os dependentes químicos, até mesmo forçadamente, não é uma das alternativas de combate à violência gritante que está ocorrendo em nossa cidade? Será que a geração de emprego aliada a uma política pública de desenvolvimento humano não é primordial para amenizar este problema?

Não, eu não tenho as respostas para tais questionamentos, mas me sinto angustiado em ver pessoas presas dentro de suas casas, presas na dependência química e presas na violência pública (sim, segurança pública está muito aquém da violência pública!) sem enxergar uma única mão estendida para salvá-las.

Fica aqui registrado o grito desesperado de todas as vítimas, diretas e indiretas, pedindo socorro e solução. Clamando por ações preventivas e corretivas para que possamos gozar, verdadeiramente, da paz e do sossego a que todos temos direito.

Prefeito Expedito Ferreira vaiado durante inauguração do Aeroporto e Policlínica em Aracati


Por Cleide Bravo, de Aracati - CE.


Com o título "Vaias em dose dupla: Rejeição do prefeito de Aracati impressiona", o jornalista Eliomar de Lima descreveu muito bem em seu blog o que centenas de pessoas dentre as quais diversas autoridades presenciaram como o único ponto baixo na entrega de duas grandes obras inauguradas pelo governador Cid Gomes  no município de Aracati.  "Não houve como passar em branco  saraivada de vaias que o prefeito de Aracati, Expedito Ferreira (PP), levou durante seus discursos nas inaugurações do aeroporto regional Dragão do Mar e da policlínica do Governo do Estado", Escreveu Eliomar em seu blog.

Diferente de seu conterrâneo Bismarck Maia (secretário do turismo do Ceará) que foi o mais aplaudido a exemplo do governador do Ceará, o prefeito Expedito deve ter sentido na pele que será eternizado como o pior prefeito da história do Aracati.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

O Cidadão e o Voto


Por Deoclécio Galvão, de Cascavel – CE.

Caros amigos, o momento é pertinente para que levantemos algumas questões sobre o voto.

O voto é o instrumento mais poderoso e útil para a busca de soluções dos problemas mais emergentes de quase todas as cidades, que são saúde e educação, emprego, desenvolvimento social como um todo.

No período eleitoral surge um exército de candidatos com lemas, jingles, frases de efeito, rostos maquiados para demonstrar uma beleza inexistente ou rostos duros e cansados para demonstrar que são trabalhadores, tudo marketing, tudo pelo seu voto. E nós temos em nossas mãos uma responsabilidade que, por vezes, não estamos preparados para exercer, seja porque não temos a consciência de que é, exatamente de nós, que emana o poder.

Então reflitamos bastante sobre quem merece o nosso voto. Pratiquemos o voto consciente. Consciente do que desejamos para a nossa cidade, para o nosso bairro, e quem, dos que se apresentam, melhor representa este desejo.

Conheça o passado e as ideias do seu candidato. Procure saber quais compromissos o seu candidato tem com a defesa dos direitos sociais. Pense bem antes de votar e, principalmente, não venda o voto. Denuncie a compra de voto.

Fazendo isso você estará ajudando a eleger o candidato que você verdadeiramente confia e, de quebra, combatendo os males da corrupção.

Padre Fábio de Melo pousa no Aeroporto de Aracati

Por Cleide Bravo, de Aracati - CE.

foto: Cleide Bravo

Padre Fábio de Melo dar entrevista exclusiva a TV sinal de Aracati,quando pousou hoje por volta das 14:00 horas,com show marcado para a cidade de Russas,foi marcante o seu desembarque após dois dias da inauguração do nosso Aeroporto,uma obra de grande progresso para a nossa cidade e região,que foi conseguida pelo Secretário de Turismo Bismarck Maia que tem trabalhado incansavelmente pelo bem e desenvolvimento do Ceará e de nossa Terra.
Na entrevista concedia ao Apresentador Sandro Guimarães,o Padre abençoou o Aeroporto desejando desenvolvimento a nossa cidade e povo da região.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Atenção Eleitores!


Termina na quarta-feira prazo para segunda via de título

O eleitor que está fora do seu domicílio eleitoral tem até o dia 8 de agosto para pedir a segunda via do título, de acordo com o calendário de eleições 2012.

Por: Rosângela Cardoso

O eleitor que está fora do seu domicílio eleitoral tem até o dia 8 de agosto para pedir a segunda via do título, de acordo com o calendário de eleições 2012.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) esclarece que a segunda via pode ser solicitada no cartório mais próximo, se não for possível requerer no que é inscrito.

Para entrar com pedido, o eleitor não deve ter pendências com a Justiça Eleitoral e apresentar documento de identificação com foto. Conforme o TSE, quem estiver fora de seu domicílio eleitoral no dia da eleição deve justificar a ausência em qualquer local de votação ou posto de justificativa.

Para isso, deve apresentar o título – ou documento oficial de identificação com foto – e o formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE) devidamente preenchido.



A Maior Regata de Jangadas da Região

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Faculdade Vale do Jaguaribe homenageia Cid Gomes e Bismarck Maia pela atenção voltada ao município de Aracati


Por Cleide Bravo, de Aracati – CE.

O Diretor Geral da FVJ - Prof. Eduardo Neto Moreira de Souza, professores e coordenadores da maior instituição de ensino superior do Vale do Jaguaribe receberam o Governador Cid Gomes e o Secretário de Turismo do Ceará Bismarck Maia e ofertaram placas em honraria pelo desempenho de ambas autoridades tornando real e visível a mudança em que passa nosso estado do Ceará, muito em particular nosso município de Aracati.

 Acredito que esse sentimento de gratidão por parte da FVJ, representa muito bem o respeito e admiração do povo aracatiense e  toda essa região pela dedicação que tem favorecido a capacidade de acreditar que vale a pena investir no futuro de nosso povo.

Ao final do encontro por volta das 15hs a coordenação da FVJ ofereceu Cofee Break a todos os presentes.



Foto: Sandro Guimarães

Copilado do Blog aracatiemfoco do Sandro Guimarães

Aracati ganha 8ª Policlínica do Estado


Foi inaugurada, no sábado, em Aracati, a oitava Policlínica Regional do Ceará, que atenderá a população dos municípios de Aracati, Fortim, Icapuí e Itaiçaba. “Esse equipamento é para o povo mais humilde e ninguém mais vai precisar pedir favor para conseguir um exame. Também não vai mais precisar ir até Fortaleza para ter um diagnóstico”, declarou o governador Cid Gomes.

A instituição proporcionará que cerca de 110 mil pessoas terão acesso em sua própria região a consultas e exames anteriormente só realizados em Fortaleza. A policlínica, do tipo um, ofertará agora clínica médica, oftalmologia, cardiologia, ginecologia, mastologia, otorrinolaringologia, traumato-ortopedia, gastroenterologia e urologia.



Além das consultas com os médicos especialistas, a população passou a ter no local exames de mamografia, endoscopia digestiva, ecocardiograma, eletrocardiograma, ergometria, audiometria e ultrassonografia.



O Governo do Estado investiu mais de R$ 4,7 milhões na construção da Policlínica de Aracati e outros R$ 3,5 milhões na compra de equipamentos.



As policlínicas regionais funcionam em parceria com o Programa Saúde da Família (PSF), que facilitam a marcação das consultas e procedimentos. A Previsão do Executivo estadual é construir 22 policlínicas regionais, 18 Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) e cinco hospitais regionais, além da instalação de 64 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).









LITORAL LESTE - Inaugurado Aeroporto Regional de Aracati


Em concorrida solenidade realizada no último sábado, foi inaugurado o Aeroporto Regional Dragão do Mar, em Aracati (distante 127 quilômetros de Fortaleza), que contou com diversas atrações como show aéreo, lançamento de paraquedistas e dezenas de aeronaves – civis e militares –, pousando e utilizando o pátio de estacionamento.

O que era uma antiga pista de pouso, passou por uma ampliação e reforma, sendo hoje a terceira opção para o pouso e decolagem de aeronaves de grande porte, como as da linha Boeing 737, com capacidade para mais de 100 passageiros. O investimento nas obras foi de R$ 23,8 milhões, e deverá provocar um grande desenvolvimento turístico para aquela região, onde se situa Canoa Quebrada, praia conhecida nacional e internacionalmente por suas belezas naturais.
A inauguração foi realizada pelo governador Cid Gomes, acompanhado do ministro e do secretário estadual do Turismo, respectivamente, Gastão Vieira e Bismarck Maia. O ministro, afirmou que o terminal de passageiros teve uma característica típica do Ceará destacada na obra, pois foram utilizados troncos de carnaúba em sua estrutura, além da cobertura com palha, semelhante às barracas de praia.

Diretores da TAM Executiva também estiveram presentes, pois a empresa montará um centro de manutenção de aeronaves executivas no local, oferecendo oportunidades de trabalho – altamente especializado –, para moradores da região. O centro atenderá a aviões de pequeno e médio portes, que realizam voos nas regiões Norte e Nordeste, além da América Central, passando pelo litoral cearense.



DESENVOLVIMENTO




O governador Cid Gomes afirmou que a obra de grande importância para o desenvolvimento do turismo no litoral leste do Estado. “O Ceará não pode ter apenas uma porta de entrada para o turismo, e o Aeroporto de Aracati será uma das mais importantes para o desenvolvimento desta região”, afirmou. De acordo com o secretário do Turismo, Bismarck Maia, a obra faz parte de uma série de investimentos para desenvolver os polos turísticos cearenses. O Aeroporto de Aracati vem somar-se ao do Cariri e ao Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, para receber turistas de lazer e negócios. Ele destacou que iniciará um trabalho para atrair voos, fazendo com que, já nos próximo verão, o movimento seja considerável.

O equipamento foi construído com recursos do Ministério do Turismo e Tesouro do Estado, sendo que já estão prontos os hangares, pista de pouso e área de taxiamento. Já o terminal de passageiros está em fase final de acabamento. A pista de pouso e decolagem possui 1,8 mil metros de extensão, por 30 metros de largura, mais 400 metros de área de escape, totalizando 2.200 metros de comprimento. Sua vida útil é de 20 anos, podendo operar até 1.200 movimentos anualmente. E, no primeiro momento, deverá 150 empregos diretos.



domingo, 5 de agosto de 2012

Aracati: II Semana de Politicas sobre Drogas


Por Cleide Bravo, de Aracati – CE.

Mais uma conquista para nossa Região!


Inaugurado o Aeroporto Regional Dragão do Mar

Inaugurado aeroporto de Aracati

Aeroporto Dragão do Mar, na cidade de Aracati, deve começar a operar com voos comerciais até o fim do ano foto: Kid Júnior

Aracati. A segunda porta de entrada via aérea para o turismo no Ceará foi inaugurada na manhã de ontem. O Aeroporto Dragão do Mar, em Aracati, deve começar a operar com voos comerciais até o fim do ano. Mas, já nas próximas semanas, têm início a implantação do Centro de Tecnologia da TAM. Serão gerados aproximadamente 150 empregos diretos. Com a presença do ministro do Turismo, Gastão Vieira, o governador Cid Gomes (PSB) anunciou para julho do próximo ano o Aeroporto Internacional de Jericoacoara.

O Governo do Estado e o Ministério do Turismo pretendem fazer campanha de atração de turistas dos países asiáticos.

“Vamos trazer os russos e os chineses para cá”, afirmou Gastão Vieira, ministro do Turismo, para quem é hora de atrair o turismo mundial “para comer, dormir e comprar” em praias do litoral cearense como Canoa Quebrada, distante apenas 15Km do novo aeroporto.

Com pátio de aeronaves, pista de pouso e terminal de passageiros, a obra custou R$ 23 milhões, parte dela com emenda da bancada cearense no Congresso Nacional. “É o tempo de pensar em crescer econômica e socialmente a região”, disse o deputado federal José Airton(PT).

Para o secretário de Turismo, Bismarck Maia, está consolidado o processo de atração de turistas e investimentos para o Litoral Leste cearense.

O diretor de operações da TAM, Alberto Fajermam, também esteve onde, segundo ele, será sua rotina. O Centro de Tecnologia para manutenção e comercialização de aeronaves está avaliado em R$ 26 milhões.

Agora será aguardada para os próximos meses autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), para que se iniciem voos turísticos e empresariais.