quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Aniversário de 299 anos da Paróquia e a Semana Nacional da Família na Paróquia de Aquiraz


Por Ricardo Costa, da Redação.

A Paróquia São José de Ribamar, em Aquiraz, realizará de 12 a 18 de agosto, o Aniversário de 299 anos da Paróquia e a Semana Nacional da Família. Este ano a Paróquia se prepara para os 300 anos de Evangelização que será festejado em 2013.

A programação destes dois eventos na Paróquia São José de Ribamar, em Aquiraz será:

Dia 12 de agosto (Domingo) – 1º Dia

Às 7h, missa dos Dizimistas estando responsável a Pastoral do Dízimo; às 19h, Celebração para o Dia dos Pais e Abertura da Semana da Família que tem como tema: “FAMÍLIA GERADORA DE UMA SOCIEDADE JUSTA E FRATERNA” presidida pelo Pe. Robério estando responsável o ECC e Pastoral Familiar.

Dia 13 de agosto (Segunda-Feira) - 2º DIA

O Tema abordado “A FESTA, TEMPO PARA O SENHOR”

Às 12h, Missa de Nossa Senhora de Fátima e pelas Vocações na Matriz; às 18h30min, Celebração, na Matriz com a participação das Pastorais e Movimentos, estando responsável o Terço mariano rezado pelas mulheres; às 19h, terço das Famílias na Praça das Flores com a participação das Famílias das Comunidades do Setor I – São José estando responsáveis a Pastoral Familiar e ECC.

Dia 14 de agosto (Terça-Feira) – 3º DIA

O Tema abordado “A FESTA, TEMPO PARA A FAMÍLIA”

Às 18h, Missa na Matriz estando responsáveis as Irmãs Josefinas e Irmãs Pobres Servas e Terço Mariano rezado pelos Homens; às 19h30min, Celebração com as Famílias na Gruta Nossa Senhora de Lourdes estando responsável a Comunidade da Gruta e Pastoral Familiar presidida pelo Pe. Robério.

Dia 15 de agosto (Quarta-Feira) – 4º DIA

ANIVERSÁRIO DA PARÓQUIA – 299 ANOS abordando o temaA FESTA, TEMPO PARA A COMUNIDADE”

Às 5h, Alvorada e Café da Manhã com a partilha do BOLO e colaboração de todos na partilha estando responsáveis o Conselho Econômico, Peregrinos de São José e outros; às 12h, Ofício de Nossa Senhora estando responsável a Legião de Maria e Apostolado da Oração; às 18h, Procissão saindo do Centro de Evangelização (Divinéia), acompanhado de São José (a Imagem de São José deve ser levada da Gruta para o Centro de Evangelização do Shalom) estando responsáveis os Grupos de Oração do Shalom, seguida de Missa Campal, na Praça da Matriz presidida pelo Pe. Robério terminando com abraço na Igreja Matriz. Na parte social Show, Barraca de Artesanato e Comidas Típicas.

Dia 16 de agosto (Quinta-Feira) – 5º DIA

O Tema abordado “A FAMÍLIA E A SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES”

Às 19h, Celebração com o Diácono Kaubi, no Residencial Aquiraz com a participação das Famílias da Comunidade do Tabajara estando responsável o ECC e Pastoral.

Dia 17 de agosto (Sexta-Feira) – 6º DIA

O Tema abordado “A FAMÍLIA GERA A VIDA”

Às 19h, Celebração com o Diácono Kaubi, na Capela da Chácara da Prainha estando responsável a Pastoral Familiar e Comunidade da Chácara da Prainha.

Dia 18 de agosto (SÁBADO) – 7º DIA

O Tema abordado “CELEBRAÇÃO PARA O ANIVERSÁRIO DO MATRIMÔNIO”

Às 17h, Caminhada saindo da Chácara da Prainha para a Igreja Matriz; às 18h, Missa das Famílias estando responsável Benjaminas e Mãe-Rainha animada pelo Coral Sagrada Família.



Informações pelo telefone (85) 3361 1122, na Paróquia de Aquiraz.


Fonte: http://www.arquidiocesedefortaleza.org.br/

Cascavel ultrapassa metas do IDEB e demonstra avanços na Educação Básica



Por Deoclécio Galvão, de Cascavel – CE.

O município de Cascavel conseguiu, pela segunda vez consecutiva, ultrapassar a meta estipulada pelo Ministério da Educação relativa ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.

Cascavel alcançou nos exames realizados em 2011, na prova aplicada no 5º ano, nota 4,8, estando 14% acima da meta estipulada pelo MEC, que era de 4,2 pontos.

As notas da Prova Brasil também apresentaram crescimento. Em Matemática a nota foi de 199,32. Em 2009 era de 179,86. Em Português a nota foi de 183,48. Em 2009 era de 166,33.

ESCOLAS EM DESTAQUE

A escola com o maior índice de desenvolvimento da Educação da rede municipal é a Escola de Ensino Fundamental Dário Carlos Batista, que alcançou nota 6,7 quando a sua meta era de apenas 4,3. Ultrapassou, inclusive, a meta estipulada para 2021 que é de 5,7 pontos.

Todavia, a escola que obteve o maior crescimento foi a Escola de Ensino Fundamental da COHAB que alcançou 6,1 pontos no IDEB, apresentando um crescimento de 91% em cima da sua meta que era de apenas 3,2 pontos. A escola também ultrapassou a meta para 2021 que é de 4,7 pontos.

CEM cresce, mas continua em baixa.

Novamente o Centro Educacional Municipal não conseguiu atingir a meta estipulada pelo MEC. A escola alcançou a nota 2,9 quando a sua meta era de 4,8. Todavia esta nota representa um crescimento significativo para a instituição, isto, levando em consideração as suas notas anteriores. Em 2007, ano de criação do IDEB, a escola tinha meta de 4,0 pontos e alcançou apenas 2,1. Em 2009 a meta era de 4,3 e a escola atingiu 1,8 demonstrando uma queda em relação à medição anterior. Os 2,9 pontos alcançados agora demonstram que os índices da escola estão melhorando, o que nos deixa otimistas para que em 2013, ano da próxima aferição a escola possa atingir o seu objetivo e, finalmente, ultrapassar a meta.

RANKING DOS MUNICÍPIOS DO LITORAL LESTE

Ranking baseado no IDEB (todos os municípios ultrapassaram suas metas)

1º. Beberibe - 4,9
2º. Pindoretama - 4,7
3º. Aquiraz - 4,55
4º. Fortim - 4,45
5º. Cascavel - 4,20
6º. Aracati - 4,15
7º. Icapuí - 3,9

Ranking baseado no crescimento acima da meta (%) (todos os municípios cresceram)

1º. Aquiraz - 49%
2º. Pindoretama - 40,5%
3º. Beberibe - 30,5%
4º. Icapuí - 24,5%
5º. Cascavel - 13%
6º. Aracati - 11,5%
7º. Fortim - 8,5%

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Opinião: Prefeituráveis de Cascavel - CE

Por Deoclécio Galvão, de Cascavel - CE


As campanhas começaram há 01 mês e alguns dias, tempo suficiente para os eleitores já iniciarem a se posicionar sobre os candidatos que se apresentam pleiteando os paços municipais.

Desta forma, a Revista Litoral Leste quer saber: Se as eleições fossem hoje, em quem você votaria para prefeito(a) de Cascavel - CE: Ivonete Queiroz, Liduina Esteves ou Tiago Ribeiro. 

A enquete está aí na coluna do lado e estará recebendo votos até o próximo dia 20 de agosto. 

A Revista Litoral Leste informa que tal iniciativa se trata de um levantamento de opinião e que, desta forma, não é necessário registro em cartório eleitoral.

Vamos lá: Vota Cascavel!

Aracati com vento a favor


Por Cleide Bravo, de Aracati – CE.

Quem empreende no setor do turismo só o faz depois de analisar o que os economistas chamam de "as variáveis".

Entre estas, a existência de uma boa infraestrutura, que começa pelo aeroporto, passa por estradas - de preferência de pistas duplicadas -, energia, telecomunicações e saneamento básico - oferta de água e rede de esgoto.

Quase tudo isso tem a região de influência de Aracati - cujo Aeroporto Regional acaba de ser inaugurado para receber, a partir de dezembro, voos charters procedentes de São Paulo.

Allan Aguiar, ex-secretário de Turismo do Ceará, vê também a duplicação da CE-040 como outro item para fazer explodir o turismo ali.



Da COLUNA Egídio Serpa no DN 10-08-2012

Goianinho inicia treinamento com novo preparador


Por Cleide Bravo, de Aracati – CE.



Depois do ótimo retorno as pista onde nosso campeão conquistou 02 podio 1ª 65c e 2ª 85c,na abertura do cearense moto cross 2012, iniciamos o trabalho com seu novo preparador CLÁUDIO CEARÁ, que  não forçou muito em circunstância o  braço, mais gostou muito do estilo e a vontade de GOIANINHO.

E afirmou com certeza que com o trabalho que iniciamos e que iremos fazer este ano Goianinho no próximo ano entra na briga pelo Campeonato Brasileiro 65cc.

Nosso campeão sabe que é um trabalho longo e cansativo, mas esta disposto.

Gostamos muito do estilo simples e tranquilo que o Grande Piloto  CLÁUDIO CEARÁ,ensina e explica as tecnicas,Goianinho sai do treino muito satisfeito e otimista para o próxima temporada, haja visto que este ano não podemos fazer nada em circunstância da fratura, no inicio só ano, mas  vamos usar as competições deste final de ano para se preparar para etapa no Paraguaio em Setembro (Desafio Brasilx Paraguaio),e o Brasileiro de 2013, que com certeza e Fé em Deus, GOIANINHO VEM A TODO VAPOR.



Fonte: Jev Competições

domingo, 12 de agosto de 2012

Filho Ilustre: João Lopes Ferreira Filho


Por Deoclécio Galvão, de Cascavel – CE.

Ruas e prédios recebem nomes de personalidades e nós, que passamos tantas vezes nestes logradouros, não sabemos quem são estes homenageados e quais foram as suas contribuições para o desenvolvimento de nosso bairro, cidade, Estado ou país. Um exemplo é a Rua lateral da Igreja de São Francisco e o prédio da Câmara Municipal de Cascavel que recebem o nome do Jornalista João Lopes Ferreira Filho. Quem é ele? É o que nós vamos descobrir agora.

Ele é, sem dúvida, o maior político de nossa terra natal. Foi Deputado constituinte da primeira constituição da República, foi Vice-Presidente do Estado do Ceará e foi Presidente da Câmara dos Deputados. Além disso, atuou em vários segmentos no nosso Estado.

Para conhecer mais sobre a história do nosso filho ilustre, acesse:

Vale a pena conferir.