sábado, 15 de setembro de 2012

É hoje o Debate na TV da Gente!


Por Deoclécio Galvão, de Cascavel – CE.

É hoje o histórico primeiro debate entre os candidatos à prefeitura de Cascavel, Ivonete Queiroz (PHS), Liduina Esteves (PSB) e Tiago Ribeiro (PSDC). Ocorrerá no estúdio da TV da Gente (Canal 40) em Cascavel, a partir das 18h30min.

Estamos ansiosos para presenciar, seja pessoalmente ou como telespectador, deste evento que tanto contribuirá para que a decisão da população seja cada vez mais democrática e consciente.
Desejamos boa sorte aos candidatos e um bom futuro para nossa cidade.
Não percam!

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Perfil dos Candidatos à Vereadores de Cascavel


Por Deoclécio Galvão, de Cascavel - CE

O município de Cascavel, nesta eleição, conta com 104 candidatos disputando as 10 cadeiras da Câmara Municipal. A Revista Litoral Leste traçou o perfil do candidato a vereador de Cascavel e passa a apresentar agora para os nossos leitores.
Podemos dizer que o perfil do candidato a vereador de Cascavel é: Homem, casado, possui entre 35 e 44 anos, possui o ensino médio completo e trabalha como comerciante.
Vamos aos gráficos:
SEXO
Gráfico demonstra maioria de homens na disputa eleitoral, todavia, Cascavel ultrapassa o mínimo de 30% de candidatas do sexo feminino.

FAIXA ETÁRIA
O gráfico demonstra que a participação de jovens na disputa eleitoral tem aumentado. A faixa etária de 35 a 54 anos corresponde a 66% dos candidatos.
                                                    ESCOLARIDADE
Em Cascavel os candidatos com nível superior de ensino (29%) é maior do que os que possuem apenas o ensino fundamental (27%), de qualquer forma, os que possuem ensino médio ainda são a maioria.

ESTADO CIVIL
Candidatos casados são a maioria em Cascavel. Divorciados somam 7%


PROFISSÃO
Comerciantes e Servidores Públicos somam 28% das profissões declaradas. A "profissão" de Vereador alcança 7%.

Dos 104 candidatos, 9 estão disputando a reeleição, daí 7% dos possíveis edis declarando como profissão a função de vereança.

A intenção do blog é demonstrar para os nossos leitores como está o quadro de opções para nos representar no legislativo municipal cascavelense.

Aproveitamos para indagar: Cargo público eletivo pode ser considerada profissão?

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Aquiraz tenta entrar no Livro dos Recordes com a Maior Renda do Mundo


Depois de seis anos, sete meses e alguns dias, um grupo de rendeiras de Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), está chegando perto de atingir uma meta audaciosa: bordar uma peça de renda de bilros com um quilômetro de extensão. A conclusão deve ocorrer em 2013.
Com mais de 900 metros prontos, a peça está sendo produzida no Complexo Artesanal de Aquiraz, onde deve ficar exposta quando pronta. O objetivo é obter o registro no Guinness Book, o livro dos recordes; meio pelo qual as rendeiras acreditam que vão conseguir atrair mais visibilidade para a arte que fazem.
A renda quilométrica exige a dedicação de  40 rendeiras de todas as idades. Elas se revezam nas horas vagas para terminar o trabalho.Brena Pires, tem apenas 19 anos, 12 dos quais dedicados ao artesanato. Segundo ela, assim como a maioria das rendeiras de Aquiraz, mesmo que algumas não trabalhem com artesanato, todas dominam a arte. “Eu aprendi com a minha avó, todo mundo aqui aprende com a vó, com a mãe, com uma tia, com uma madrinha... Todas as mulheres da minha casa sabem fazer (renda), e eu gosto do que eu faço, eu cresci aqui”, conta.
O centro, também conhecido como Casa das Rendeiras, funciona desde 2001, com 72 lojinhas que comercializam além das rendas de bilro, filé e renascença; bordados em ponto cruz; redes de dormir; roupas bordadas (boleros, casacos, vestidos, saias, blusas, camisetas e saídas de praia) e iguarias, tais como castanhas e doces.
Fonte: Diário do Nordeste – Redação Web.

Fugitivo é recapturado acusado de estuprar criança de 3 anos


Por Cleide Bravo, de Aracati – CE.

Um crime chocou os moradores de Aracati, a 150 km de Fortaleza, no início da noite da última segunda-feira (10). Um homem de 32 anos, fugitivo da cadeia de Fortim, foi recapturado, acusado de ter estuprado uma criança de apenas três anos.
Eram por volta das 18h quando os familiares sentiram falta da criança. Ao procurarem, a encontraram em um matagal próximo a um assentamento. Ela apresentava as marcas da violência em seu corpo, com sangramento em seu órgão genital.
A polícia foi acionada e, ao realizar buscas, localizou o acusado. João Paulo de Oliveira da Costa Júnior, 32, foi capturado dentro de casa já por volta das 19h40, na localidade de Mundo Novo, na zona rural daquela cidade. Ele já responde pelo crime de estupro, e é fugitivo da cadeia de Fortim.

O acusado foi encaminhado para a unidade policial local, para os devidos procedimentos cabíveis serem tomados.

Por Levi de Freitas
Copilado do Diário do Nordeste

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Opinião: Prefeituráveis de Fortim


Por Deoclécio Galvão, da Redação.

Continuando a série de enquetes sobre os prefeituráveis do Litoral Leste, chegamos agora ao município de Fortim. A enquete ficará aberta recebendo votos durante sete dias. Participem e colaborem para o sucesso do blog.
Os candidatos em Fortim são Aninha de Kito (PRB – 10), Roberto (PV – 43) e Preta (PMDB – 15).

Opinião: Resultado Enquete de Beberibe


Por Deoclécio Galvão, da Redação.

Chega ao fim a enquete sobre a intenção de voto no município de Beberibe. Tivemos cinquenta e quatro participações, resultando no seguinte resultado:

ATENÇÃO: Estes números são frutos de uma enquete online e não devem ser tratados como frutos de pesquisa eleitoral.

O candidato Daniel Queiroz foi indicado por 23 internautas, 42% das participações. Luis recebeu uma indicação, correspondendo a 1% dos votos. Melquíades Carneiro alcançou 7% das intenções, 4 votos na enquete. Orlando Facó empatou com Daniel Queiroz, alcançando 24 indicações, 44% das intenções. Não sei alcançou 3%. O candidato Cantador e a opção Branco/Nulo não pontuaram.