quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Cantata Indígena de Natal


Por Ricardo Costa, da Redação.
Imagine um Natal, iluminado por tochas, ás margens de uma Lagoa cujo nome é Encantada, agora pense que tudo isso acontecerá dentro de uma Reserva Indígena.

A Etnia Jenipapo Kanindé, através da Associação das Mulheres Indígenas Jenipapo Kanindé abre as portas da Aldeia pra convidar a todos a participarem da CANTATA INDIGENA DE NATAL, festa essa apoiada pela Secretaria de Cultura do Estado através do Edital Natal de Luz. O Evento contará com a participação de diversos grupos indígenas, em um cenário natural paradisíaco, onde será montado um tablado para a apresentação de Grupos indígenas, reisados, pastoril, bem como rituais indígenas como a Dança do Fogo, o Toré, tudo regado a muito Mocororó (bebida típica feita a base de caju). Toda a decoração natalina será feita de cipó e confeccionadas pelos próprios índios.

Participe de mais essa celebração em defesa dos Povos Indígenas.

Dias
28 e 29 de Dezembro, 19 hs
Local: Reserva Indígena Jenipapo Kanindé
Iguape – Aquiraz – Ceará
ENTRADA GRATUÍTA

Informações Cacique Ire – (85) 87135079



DICA CULTURAL: 1ª Festa de 2013


terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Curso de Língua Inglesa em Pindoretama


Inscrições até: 28 de Dezembro de 2012
Mensalidade: R$ 30,00
Informações: (85) 8518 – 2785 (Costa Neto)



Festa de São Sebastião na matriz de Aquiraz


A Paróquia São José de Ribamar realizará de 10 a 20 de janeiro de 2013, mais uma tradicional festa de São Sebastião com o tema: Com São Sebastião, testemunhamos a fé, assumindo a nossa missão e, neste espírito missionário, convida a todos a participarem. Teremos a abertura da festa dia 10, às 18h com procissão e missa; de 11 a 19, às 18:30h, novena e missa e, dia 20, encerramento com procissão às 17h e missa campal. Toda a noite haverá na Praça da Matriz, barracas com comidas típicas, leilões, parque de diversões e outras atrações.

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Feliz Natal!


O lugar da brincadeira




Recentemente reformado, o Museu Brinquedim abriga o acervo do artista cearense Dim

Acima e ao lado: brinquedos em exposição; abaixo, o artista Dim Fotos: Natasha mota

Se tem uma lição que Antônio Jader Pereira dos Santos aprendeu direitinho quando criança foi a de dividir seus brinquedos. Tanto que hoje, aos 45 anos, essa ainda é a principal motivação de sua vida. E nem precisa conhecê-lo, basta dar uma ligadinha antes que ele abre as portas de casa - mais especificamente do Museu Brinquedim, onde o artista vive com sua família e mantém expostas em torno de 500 peças de seu acervo.

Se ainda não ligou o nome à pessoa, talvez o apelido ajude. "Meu pai me chamava de Jadim, e depois todo mundo abreviou para Dim", explicou certa vez o cearense, em entrevista. Nascido em Camocim e conhecido nacionalmente por seu trabalho com brinquedos artesanais, Dim mantém o Museu em funcionamento desde 2002, em um terreno de quase dois hectares no município de Pindoretama (49 km de Fortaleza).

Ainda do lado de fora, já se percebe que naquela casa há algo de diferente, graças às carinhas de bonecos enfileiradas, como a espiar por cima do muro. Na porta, o letreiro "Museu Brinquedim" confirma a impressão. Dentro, o visitante é saudado por uma trupe de grandes bonecos, com os braços no ar.

A mudança mais recente é o conjunto de rampa construídas nas entrada e na casa principal do sítio, que tornaram o equipamento acessível a cadeirantes. "Também adaptamos os banheiros. Parte dos recursos para a reforma veio do FEC - Fundo Estadual de Cultura", explica Dim. Com o dinheiro também foi construída uma biblioteca, onde o artista mantém alguns livros e brinquedos. "É um espaço para oficinas de construção de brinquedos ou de leitura, por exemplo", observa.


Vida e obra

Entre os visitantes frequentes do Museu do Briquedim estão alunos de escolas da região e pesquisadores, inclusive internacionais. "Há algum tempo, quando o acesso não era tão fácil, recebemos duas alemãs que vieram debaixo de chuva. Chegaram e ficaram encantadas com as peças", recorda Ângela, esposa de Dim, que também cuida do Museu. Hoje o caminho é melhor, com estrada sem buracos e boa sinalização. As visitas precisam ser agendadas por telefone.

Bastante conhecida no âmbito das artes plásticas e da cultura popular nordestina, a estética de Dim fundamenta-se na rusticidade dos materiais, na simplicidade das formas e no uso abundante de cores fortes - que acaba por balancear a equação e conferir um aspecto delicado, extremamente lúdico às peças. Há desde telas e esculturas- especialmente bonecos e animais - até brinquedos móveis, articulados por arames e movidos por manivelas ou rodas. Dim usa principalmente madeira, isopor e arame, "materiais fáceis de encontrar", frisa. A opção pela praticidade vem desde o começo da carreira do artista, que desde criança gostava de desenhar, "com barro, carvão, o que estivesse mais à mão", segundo descreveu uma vez em entrevista.

A família forneceu estímulos suficientes. A avó, por exemplo, sempre que ia às romarias voltava com um brinquedinho para o neto - um rói-rói, um pião, um carrinho, um joão teimoso.

Esse último, aliás, virou figura constante no trabalho de Dim. "É um dos que eu mais gosto, porque traz a ideia de persistência, de nunca desistir. Foi um dos primeiros brinquedos que conheci", recorda em texto no site do Museu (museubrinquedim.org.br).

Mais na frente, a surpresa foi descobrir a origem do João-Teimoso. "No dia que entrei na embaixada do Japão encontrei uma revista que estava falando do João-teimoso. Descobri, então, que ele nasceu no Japão há 1.500 anos, lá ele é um talismã, que representa um sacerdote budista chamado Daruma, que está em posição de meditação, daí não aparece as pernas. Ele representa com esse movimento de cair e levantar, a resistência", reforça no mesmo texto.

Homenagens

Ao longo dos 30 anos de carreira, Dim já morou e expôs em vários Estados do Brasil. A decisão de voltar ao Ceará veio no início dos anos 2000. "Já vim para cá com a ideia de montar o museu, de juntar minhas memórias e meus brinquedos", conta.

A opção por Pindoretama foi guiada também pela vontade de criar os filhos em um espaço tranquilo. "Aqui estou a meia hora de Fortaleza, é um espaço legal para trabalhar e para viver", justifica.

Para Dim, o Museu é um processo vivo, porque ele está sempre produzindo. Tanto que algumas peças do acervo estão à venda. Outras são elaboradas por encomenda.

Entre os passos seguintes para o Museu, Dim adianta a construção de um café e talvez a realização de programações e eventos especiais.

Por enquanto, além dos brinquedos expostos e da biblioteca, há uma espécie de playground, com versões em tamanho gigante - na forma de escorregador, de tubo, entre outras. Outro atrativo é a mata nativa preservado no sítio, com espécies aos poucos catalogadas pelo casal, entre cajueiros, mangueiras, sapotizeiros, limoeiros e outras.

Em 2009, Dim foi contemplado como Mestre da Cultura. Neste ano, ele é um dos 30 artistas homenageados pela escola de samba Acadêmicos do Cubango (RJ), no desfile cujo tema será "Teimosia da imaginação" - com direito a carro alegórico e tudo.

A lista de artistas selecionados pela escola inclui nomes como o cordelista J. Borges; o ceramista Mestre Cardoso; o artista Joca Galo (famoso por seus galos metálicos); Sivonaldo Araújo e seus papangus; o xilogravurista Derlon Almeida; o escultor de Miguel dos Santos, entre outros.

Fora a pintora Ermelinda, cearense de nascença mas que há muitos anos mora no Rio de Janeiro, Dim é o único cearense selecionado.

Mais informações

Museu Brinquedim (Estrada da Coluna, km 20, Pindoretama). Contato: (85) 8603.1667

ADRIANA MARTINS
REPÓRTER

Prefeito eleito de Aquiraz se envolve em acidente na CE 040


O prefeito eleito do município de Aquiraz, Antônio Fernando Freitas Guimarães (PSB), se envolveu em um acidente automobilístico na noite do último sábado, 22. A Polícia está investigando as causas e vai abrir inquérito contra ele.
De acordo com informações da polícia e de testemunhas, o futuro prefeito do município da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) guiava uma Hilux de placa OIB 3758, quando no Km 14 da CE-040, no município do Eusébio, também na RMF,  colidiu na traseira de um Voyage.

Acidente ocorreu no Km 14 da CE 040, uma das rodovias mais movimentadas do Estado (Foto: Natasha Mota) 
Guimarães perdeu o controle do veículo logo em seguida e colheu uma moto Bros vermelha jogando-a contra um outro automóvel, um Fiat Uno. Os danos foram só materiais, com exceção da passageira da motocicleta, que ficou com ferimentos leves.
Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), quando os policiais chegaram no Km 14, o condutor da caminhonete Hilux ainda se encontrava no local próximo ao veículo que provocou o acidente. Conforme testemunhas, o prefeito eleito apresentava sintomas de embriaguez.
Um outro veículo chegou para retirar Guimarães do local do acidente, desobedecendo as ordens dos policias de permanência ali. O homem dirigia um Vectra e não foi identificado, mas chegou a partir para cima de um dos policias, que teve que sacar a arma e efetuar um disparo para o alto na tentaiva de contê-lo. Em seguida, o motorista do Vectra e o prefeito eleito evadiram-se em alta velocidade.
CNH de outra pessoa
Minutos depois, outros dois homens, que diziam ser advogado e procurador municipal em Aquiraz, apresentaram uma Carteira de Habilitação de outra pessoa para a PRE. Tanto a polícia quanto as testemunhas no local identificaram que não se tratava do mesmo motorista que tinha causado o acidente, no caso o prefeito eleito de Aquiraz.
A polícia vai abrir inquérito para apurar as causas do acidente já que não houve possibilidade de fazer o flagrante. Guimarães poderá responder por lesão corporal culposa, evasão do local e embriaguez ao volante, conforme, respecitvamente, os artigos 302, 305 e 306 do Código de Trânsito Brasileito.
Colaborou repórter Fernando Barbosa

Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/noticia.asp?codigo=351381&modulo=967

Jangada Ceilândia é a campeã do Circuito Cearense


A jangada Ceilândia é a grande campeã do Circuito Cearense de Jangadas. Em 2º lugar a jangada Gabi. Essa é a segunda regata de 2012 do Circuito Cearense de Jangadas. O primeiro colocado da competição receberá R$ 2.500. O 2º lugar R$ 1.000.
A jangada campeã é de Majorlândia, em Aracati.
Tags: Jangadas

Fonte: http://blogs.diariodonordeste.com.br/robertomoreira/