sábado, 5 de janeiro de 2013

Fortim: Prefeita Adriana Pinheiro Barbosa foi reempossada


Por Marcello Azevedo, de Fortim – CE.
Em uma grande e emocionante solenidade realizada no Ginásio Municipal Narciso Pessoa foi reempossada a Prefeita Adriana Pinheiro Barbosa e vereadores. A mesma solenidade foi palco para a eleição da nova mesa diretora da Câmara Municipal de Fortim para o Biênio 2013/2014. O evento contou com a presença de uma grande massa de populares de Fortim e cidades vizinhas, além de familiares das autoridades que tomaram posse em seus cargos naquela ocasião. 

A sessão foi dirigida pela vereadora mais votada de Fortim, a Senhora Telma Cesário de Araújo.
Foram empossados os seguintes vereadores:
1. Adrianeto Rodrigues de Assis;
2. Christian Chianca Pereira da Silva;
3. Cleidemar Amarante Scipião;
4. Gerardo Correia da Silva Junior;
5. Kath Anne Meira da Silva;
6. Márcia Rocha Guedes Assunção;
7. Márcia Vieira dos Santos Nogueira;
8. Orlando da Costa Oliveira;
9. Telma Cesário de Araújo.

O vereador Christian Chianca Pereira da Silva foi eleito com 8 votos a 1 para ocupar a presidência da Câmara Municipal de Fortim, tendo como componentes da chapa vencedora:

* Presidente da Câmara Municipal de Fortim - Senhor Christian Chianca Pereira da Silva - PT.
* Vice-Presidente da Câmara Municipal de Fortim - Senhor Orlando da Costa Oliveira - PSD;
* 1ª Secretária da Câmara Municipal de Fortim - Senhora Kath Anne Meira da Silva - PRB;
* 2º Secretário da Câmara Municipal de Fortim - Senhor Adrianeto Rodrigues de Assis - PRB.


Um momento de grande importância na história política de Fortim, onde ficou mais do que provado a força feminina nas urnas. Adriana Pinheiro Barbosa é a segunda prefeita reeleita em Fortim, seguindo os passos de sua sogra Conceição Chianca que também foi prefeita em dois mandatos administrativos. Em seu discurso a tão popularmente conhecida “Aninha de Kito” agradeceu a confiança depositada pela população e a fidelidade de seus aliados políticos, comentou ainda sobre a sua inexperiência no início da primeira gestão, das falhas, dos erros e afirmou que hoje, mais madura, não deixará que os mesmos fatos aconteçam, mesmo sabendo que pequenos deslizes não tiraram o brilho e o mérito de sua grande administração e dos serviços prestados à população de Fortim. A prefeita Adriana Pinheiro Barbosa no ato de sua posse nomeou alguns dos Secretários Municipais, veja:

Composição de Gabinete:
Chefe de Gabinete: Marcos Cavalcante de Souza;
Procurador Municipal: Dr. Ernane Teixeira;
Diretor de Intersetorialidade: Elias De Paiva Feijó;
Diretoria de Comunicação & Relações Públicas: Jornalista Marcello Azevedo;
Ouvidor Municipal: AINDA EM DEFINIÇÃO.

SECRETÁRIOS MUNICIPAIS:
Secretaria da Saúde - Dr. Mauro Cavalcante de Souza Junior;
Secretaria da Educação - Maria Luiza Oliveira da Costa;
Secretaria da Ação Social e Cidadania - Silvana Rodrigues da Silva;
Secretaria de Obras e Infrastrutura - Thiago Serafim de Sena;
Secretaria de Aquicultura e Pesca - Maria de Aquino;
Secretaria do Meio Ambiente - Sandra Santiago;
Secretaria de Finanças e Administração Geral: Everardo Paula da Silva.


Ainda serão definidos através de diálogos e acertos os Secretários Municipais de Agricultura, Turismo e Cultura, Indústria e Comércio e os Diretores de Esporte e Juventude. Adriana Pinheiro Barbosa é atualmente Presidente do Consórcio Público de saúde da Microrregião de Aracati – CPSMAR, entidade que administra a Policlínica Dr. José Hamilton Saraiva Barbosa em Aracati com mandato até Dezembro de 2014, e ainda concorrerá às eleições para Presidente da APRECE nas próximas semanas.

DICA CULTURAL: Carnaval da Saudade (Pindoretama)


DICA CULTURAL: Garota Regata 2013


quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Encontro de Aprovados no Concurso de Pindoretama elege Comissão Permanente para dialogar com o Município.


 Por Deoclécio Galvão, da Redação.

Público presente

Vereador Jorge Luiz, de preto, e vereadora Gorette.
 Hoje, 03 de janeiro de 2013, ocorreu no Salão Paroquial de Pindoretama o encontro com os aprovados no Concurso Público de Pindoretama, realizado em 2009, para acompanharem o andamento do processo judicial que impede a posse dos mesmos.

João de Deus, um dos aprovados.
Estiveram presentes no encontro os Vereadores Jorge Luiz, Presidente da Câmara, Célio Scipião e Gorette, que se posicionaram a favor dos aprovados e se colocaram a disposição para lutar pela nomeação. Além dos vereadores estiveram presentes o ex-Vice-Prefeito de Pindoretama, Vale Júnior, a Sra. Edilene Guedes, presidenta do Sindicado dos Servidores Públicos de Pindoretama, o Dr. Carlos Eduardo, advogado que está defendendo os aprovados na justiça.

Autoridades presentes.
O Sr. Marcos Limera, Secretário Municipal de Administração e Finanças, e o Sr. Luciano Araújo, representantes do governo municipal, estiveram presentes e afirmaram que a prefeitura está disposta à dialogar e contribuir para uma solução satisfatória para todos.

Na ocasião os presentes, em Assembleia, elegeram uma Comissão Permanente que irá representar os aprovados no concurso junto à prefeitura municipal. São eles:

Marciana Holanda, Rogério Freitas, Josimar Gomes, Robério Araújo, João de Deus, Raimundo Evaristo, Carmen Rejane, Ednázia Rebouças, Eliete Holanda, Cláubio Silva e Zitânia Vieira.


Sr. Luciano Araújo - Representando o Governo Municipal.


Carmem Rejane é uma das aprovadas e faz parte da Comissão Permanente.

Dr. Carlos Eduardo explanando a situação atual do processo.

Dr. Rômulo - Advogado do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Pindoretama

A Revista Litoral Leste estará acompanhando os próximos passos do processo e da comissão.

Eleição da Câmara seguida da posse dos eleitos em Aquiraz


A noite da última terça feira, dia 01/01, foi bastante festiva em Aquiraz com a realização da posse dos 15 vereadores, da eleição para a  mesa diretora  e   a presidência da Câmara Municipal de Aquiraz, seguida da posse do prefeito Antônio Fernando Guimarães e de seu Vice Marquinhos,  que aconteceu na praça da matriz da cidade após missa realizada na Igreja Matriz São José de Ribamar, no início da noite.
Guimarães aproveitou para anunciar e empossar seu secretariado fornecendo um broche individual para o titular  de cada pasta representado  no brasão de Aquiraz, que faz parte da logomarca do Governo Municipal nestes 04 anos.
O Prefeito Guimarães  repetiu o que vem dizendo desde que foi eleito, que sua administração não terá revanchismo, que é um governo de todos e que terá como prioridades a melhoria no sistema de saúde e a solução do problema da falta d água no município.

          Prefeito e Vice renovam compromisso de trabalhar pelo Aquiraz

Edson Sá disse que continuará a servir ao povo de Aquiraz mesmo sem estar no poder


     O Presidente do legislativo, Josimar de Castro prestigiou a posse.


Edson passou o comando do município o a Guimarães, através de placa simbólica.

Guimarães diz: “O Aquiraz agora é de todos e não apenas dos que votaram em mim.”.

Brasão representando o município. e que faz parte da logo do município neste governo.

                     Prefeito cumprimentando a população.

Secretários Municipais

Chefe de Gabinete: Giliardo Monteiro Sampaio
Controlador Geral: Virgínia Felício Lopes Lima
Comandante da Guarda Civil: Leonel Pereira de Alencar Neto (Coronel Leonel)
Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico: Francisco Keginaldo Lima de Almeida

Secretária de Finanças e Execução Orçamentária: Mércya de Fátima da Silva Benevides
Secretária de Administração e Coordenação: Rebeca de Paula Santos
Secretária Adjunta de Administração e Coordenação: Ana Cláudia Moreira Pontes
Assessor de Relações Institucionais e Políticas: Jair José da Silva
Procurador Adjunto do Município: Davi Sucupira Barreto
Líder do Governo: Vereador Maurício Matos
Secretário de Educação: Terezinha Holanda Costa de Freitas
Secretário Ajunto de Educação: Pedro Barbosa da Silva Júnior
Secretário de Cultura: Álvaro Rodolf Forte Martins
Secretário Adjunto da Cultura: José Hélio Paiva
Secretário de Saúde: Dr: Wilames Freire Bezerra
Secretário do Trabalho e Assistência Social: Katyuscya Maria Arraes Matos
Secretário de Infraestrutura e Recursos Hídricos: José Wellington da Silva
Secretário Adjunto de Infraestrutura e Recursos Hídricos: Antônio Napoleão Leite Filgueiras
Secretário do Desenvolvimento Agrário e da Pesca: Vinícius Silva Guimarães
Secretário Adjunto do Desenvolvimento Agrário e da Pesca: Djalma Tomé dos Santos
Secretário do Desporto e da Juventude: André Luís Lima Correia
Secretário Adjunto do Desporto e da Juventude: Luiz Fernando Moreira Câmara
Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano: Felipe Gomes Cavalcante




Icapui: Solenidade de posse dos vereadores, prefeito e vice-prefeito


O prefeito eleito de Icapuí, Jerônimo Reis de Souza, e o vice, Gilson da Paz de Oliveira Segundo, juntamente com os onze vereadores eleições em 2012 tomaram posse na manhã desta terça-feira, 1º, em sessão solene na Câmara de Vereadores do município. O encontro teve ampla participação popular e foi marcado pela emoção em diversos momentos.

A solenidade contou ainda com a presença do deputado estadual Dedé Teixeira. Ele enfatizou a importância do momento político vivenciado em Icapuí e da emoção sentida na diplomação dos eleitos pelo TRE, onde Icapuí foi destaque por apresentar uma composição do legislativo repleta de jovens. Disse ainda que isso traz esperança para o nosso povo. Na sequência, o esperado discurso do prefeito eleito voltou a dar um aspecto emocional para a cerimônia.
Jerônimo lembrou que ser prefeito é um ato de responsabilidade muito grande e que nestes últimos treze meses que esteve a frente da prefeitura pôde amadurecer suas ideias e ver as coisas através de outro ponto de vista. Disse que se sente preparado para exercer suas funções de prefeito e que estava focado apenas nos novos e grandes desafios que nossa cidade tem pela frente, consciente de que não pode usar o descaso de administrações passadas como desculpa para o não funcionamento da prefeitura. Jerônimo destacou a importância da família na realização desse sonho. Em um momento emocionante ele lembrou que esse momento que ele estava vivendo deu-se início há mais de 50 anos com o carinho e respeito que o seu pai, Seu Toinho de Jerônimo dedicou às pessoas de todas as comunidades de Icapuí, como uma pessoa amiga que levou a palavra de Deus aos quatro cantos de Icapuí.



Mesa diretora
A sessão de posse do novo prefeito, vice-prefeito e dos novos vereadores marcou também a eleição da mesa diretora da Câmara de Vereadores de Icapuí. A vereadora reeleita Erika Costa da Silva, por ter tirado mais votos nas eleições de 2012, presidiu a sessão de instalação da mesa. Após a solenidade, os vereadores aproveitaram o recesso de 10 minutos para formação de chapas.
Depois de transcorrido o prazo, foram apresentadas três capas:

Chapa 01
Presidente: Marcos José Ferreira Nunes - PCdoB
Vice-presidente: Em aberto
Secretário: Em aberto

Chapa 02
Presidente: José Almir Alcântara da Silva - PSDB
Vice-presidente: Manoel Jeová da Silva - PSD
Secretário: Francisco Kleiton Pereira - PMDB

Chapa 03
Presidente: Erika Costa da Silva - PSB
Vice-presidente: Antônio Carlos Reis da Silva - PSDB
Secretário: Francisco Hélio Fernandes Rebouças - PT

A votação foi aberta com os seguintes votos:
Com isso fica ele o resultado, por maioria simples, conforme estabelece o Regimento interno da Câmara municipal de Icapuí, a nova Mesa diretora, sendo Presidente Erika Costa da Silva, Vice-presidente Antônio Carlos Reis da Silva e Secretário Francisco Hélio Fernandes Rebouças.
Os membros da mesa diretora e os demais vereadores fizeram um breve discurso e aproveitaram para agradecer a confiança do eleitor e prometer empenho à frente do Legislativo. A sessão de instalação terminou pouco depois do meio.


Cerimônia de posse em Icapuí

Prefeito: Jerônimo Reis de Souza, PT
Vice-prefeito: Gilson da Paz de Oliveira Segundo, PSD

Mesa diretora da Câmara de Vereadores

Presidente: Erika Costa da Silva, PSB
Vice-presidente: Antônio Carlos Reis da Silva, PSDB
Secretário: Francisco Hélio Fernandes Rebouças, PT

Vereadores

Erika Costa da Silva - PSB
Manoel Jeova da Silva - PSD
Artur Bruno Rebouças de Oliveira - PSD
Jobede Reis Cirilo da Silva - PSDB
Francisco Eurivan de Paula - PT
Felipe Maia de Oliveira Rebouças - PT
Francisco Hélio Fernandes Rebouças - PT
Francisco Kleiton pereira - PMDB
Marcos José Ferreira Nunes - PCdoB
Antônio Carlos reis da Silva - PSDB
Jose Almir Alcântara da Silva – PSDB

Fonte: Site da Câmara Municipal




Michele Queiroz assume em Beberibe






Em Beberibe, a prefeita Michele Cariello Queiroz (PMDB) e o vice-prefeito Célio da Palmeira tomaram posse às 16 horas. Logo após, aconteceu missa em ação de graças na Escola de Ensino Profissionalizante Pedro Queiroz Lima. Daniel Queiroz, marido de Michele, disputava a eleição para à Prefeitura da cidade. Entretanto, no dia 6 de outubro, véspera do pleito, renunciou e entrou com requerimento na Justiça Eleitoral para que a esposa ocupasse seu lugar. Michele obteve 49,41% dos votos.
 Imagens: Facebook
Fonte: http://www.opovo.com.br/app/opovo/politica/2013/01/02/noticiasjornalpolitica,2981218/michele-queiroz-assume-em-beberibe.shtml

Divulgado nomes que irão compor as pastas das secretarias municipais de Aracati


Por Cleide Bravo, de Aracati – CE.
Dia 01° de Janeiro de 2013 foi noite de festa pela alegria da população em receber com muita esperança os novos prefeito e vice Ivan Silvério e Valdy Meneses em evento realizado na quadra de esportes do ginásio Marista.

Na oportunidade a ASCOM da PMA divulgou os nomes dos secretários assim como seus adjuntos assim como os nomes dos coordenadores e diretores de departamentos.

Chefe de Gabinete

Luis Carlos Barreto

Saúde
Dr. Valdy Meneses
Ana Alice

Ação Social e Trabalho
Eline Gomes Silvério
Cleide Rocha

Administração e Planejamento
Ana Guimarães
Clodoaldo Damasceno

Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Econômico 
José Magela Silva
Rodrigo Pinheiro

Educação 
Prof. Francisco Mendes
Maria do Socorro Barreto

Esporte
Carlindo Menezes
João Eudes

Finanças
José Ferreira Neto
Raphael Pinheiro

Infra Estrutura e Urbanismo
Enéas Porto
José Raimundo Calixto


Turismo, Cultura e Meio Ambiente
Francisco Magela Jr 
Tercio Villardi

Ouvidor
José Augusto Neto

Procurador
Jales Figueiredo Jr 

Comandante da Guarda Municipal
Manuel Lima Monte

Coordenador Controladoria
Cleiton Rocha 

Seguridade social
Itamar Gondim


Coordenação de juventude
Rafael Nascimento
Nilberto Ferreira 
Felipe da Costa Rocha

Coordenação de associações
José Nilton Lucas
Viviane Silva


Coordenador de Ações do Litoral
José Mauro S. Guimarães

Coordenador de Eventos
Giovanni Vince

DEMUTRAN
Amílcar Alencar

Coordenador de Transportes
Jocélio Gondin

Coordenação de Associações
José Lucas
Viviane Silva

Coordenação de Assuntos Institucionais
Raimunda Lúcia


FOTO: Sandro Guimarães
Copilado do Blog Aracatiemfoco do Sandro Guimarães


quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Prefeito, vice-prefeito e vereadores tomaram posse em Pindoretama


Por Ricardo Costa, de Pindoretama - CE.
 Vereadora Gorette Cavalcanti foi quem comandou a sessão solene e deu posse aos demais vereadores, ao novo prefeito e ao vice-prefeito.

A presença de um grande público e discursos “apimentados” marcaram a posse, na manhã de ontem, 1 de janeiro, do prefeito, do vice-prefeito e dos onze vereadores eleitos para a legislatura 2013/2016 em Pindoretama.
O ato de posse dos eleitos em 7 de outubro do ano passado (2012) também foi marcado pela presença de representantes de entidades e segmentos de classe da sociedade pindoretamense, que se deslocaram até o Centro Cultural exclusivamente para acompanhar a posse do prefeito Valdemar Araújo da Silva Filho (PT); do vice-prefeito, Tadeu Fernandes Rodrigues, O Tadeu das Rações (PV)  e dos vereadores, Maria Gorette Cavalcanti Bastos Sobrinha (PDT); Jorge Luiz Nogueira (PSD); Laiz Suênia Alencar Ramalho (PDT); Raimundo Francisco da Silva, O Raimundo do Senhorzinho (PC do B); Francisco Célio Scipião da Silva (PSDB), Raimundo Gomes da Silva, O Luciano Rosa (PP); Alison Freitas Lima (PTC), Antônio Cândido Ferro, O Raimundo Cândido (PSDC) Francisco Erivando dos Santos, O Professor Sula (PDT); Francisco Albanes Machado Fiuza (PPL) e Elis Regina Nonato Bessa (PSD).

Gorette empossou vereadores, prefeito e vice.

Por ter sido a vereadora mais votada entre os onze que irão compor a legislatura 2013/2016 na Câmara de Pindoretama, a vereadora Gorette (PDT), foi quem comandou a sessão solene e deu posse aos demais vereadores, ao novo prefeito e ao vice-prefeito de Pindoretama.
Gorette também coordenou a eleição da mesa diretora da Câmara Municipal de Pindoretama para o biênio 2013 – 2014.

Eleição da Mesa Diretora

Duas Chapas concorreram a Mesa Diretora sendo assim denominadas Chapa 1 e Chapa 2. Onde a Chapa 1 tinha a frente o vereador Jorge Luiz e a Chapa 2 foi encabeçada pelo vereador Prof. Sula. Saindo vitoriosa a Chapa 1. Assim, a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Pindoretama ficou composta para o biênio 2013 – 2014 pelos parlamentares:
Presidente: Jorge Luiz Nogueira (PSD)
Vice Presidente: Francisco Célio Scipião da Silva (PSDB)
Primeira Secretária: Maria Gorette Cavalcanti Bastos Sobrinha (PDT)
Segundo Secretário: Alison Freitas Lima (PTC)
Portanto, podemos dizer que teremos uma Casa Legislativa composta de membros que saberão enriquecer os debates em torno dos interesses dos pindoretamenses. Será uma legislatura para o povo acompanhar mesmo de perto...
A Revista Litoral Leste deseja boa sorte a todos!!! E espera que sempre os interesses da população venham em primeiro lugar!!!





E o ano de 2012 foi embora. Que venha 2013!


Da Redação.
Junto com o Ano Novo se inicia as novas administrações, eleitas ou reeleitas no último pleito eleitoral. E é o momento de deixar de lado todas as intrigas, os inimigos políticos, as picuinhas, a disputa, e pensar num bem maior que pode ser feito para o desenvolvimento das nossas cidades.
Aquiraz, Pindoretama, Cascavel, Beberibe, Fortim, Aracati e Icapuí, municípios do Litoral Leste cearense, pólos de artesanato e turismo, donos de paisagens exuberantes, extraordinárias e que só existem aqui, devem ser olhados como cidades cheias de potenciais a serem desenvolvidos, cheio de um povo alegre e acolhedor que quer crescer, trabalhar, viver melhor.
Os nossos prefeitos e prefeitas, vereadores e vereadores, devem deixar de ser oposição e situação, esquerda ou direita, azul, amarelo, vermelho, verde ou qualquer outra cor. Devem, a partir de 1º de janeiro, vestir a camisa da população, aquela que é suada e sofrida, mas que também é alegre. Vestir essa camisa é assumir o compromisso de governar para todos com o coração aberto e sem arroubos de autoritarismo e ditaduras de interior.
A Revista Litoral Leste deseja aos eleitos e aos cidadãos de todo o Litoral Leste cearense sucesso neste novo período.

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Após 12 anos, os Queiroz estão de volta.


Por Deoclécio Galvão, de Cascavel – CE.

Prefeita Ivonete Queiroz fazendo o Juramento de Posse na Câmara Municipal

Após 12 anos longe do paço municipal a tradicional Família Queiroz retorna a Prefeitura de Cascavel, e retorna fazendo história, elegendo a primeira mulher para administrar o executivo municipal.

Francisca Ivonete Mateus Pereira, esposa de Paulo Cesar Queiroz, ex-prefeito de Cascavel, após duas derrotas eleitorais alcança o posto mais alto da administração municipal legitimada por mais de 22.000 votos, 55% dos votos válidos no pleito passado.

Terá em suas mãos um município bem diferente de doze anos atrás. Uma cidade que exige soluções grandes, projetos de longo prazo, resultados eficientes, que pede uma administração voltada para o bem estar da população, que zele que pela coisa pública e que combata a corrupção. Um município com mais de 60.000 habitantes, jovens, mulheres e homens ansiosos por saúde, educação e emprego.

Nós desejamos boa sorte para Ivonete Queiroz e esperamos que ela possa, com o seu trabalho, combater a discriminação e o preconceito que há para com as mulheres.

Gerardo Pompeu é o Presidente da Câmara de Cascavel

Enfermeira Márcia, 1ª Secretária da Mesa Diretora, e Pompeu, Presidente da Câmara.

Por Deoclécio Galvão, de Cascavel – CE.


Tomaram posse às 10h, na Câmara Municipal, os novos vereadores que legislarão em prol de Cascavel pelo quadriênio 2013-2016.

Na verdade, nem tão novos assim, levando em consideração que apenas o Professor Erivan (PCB) e a Enfermeira Márcia (PC do B) foram eleitos pela primeira vez. Todos os demais foram reeleitos ou já exerceram mandatos de vereança na Casa.

Após a posse procedeu-se com a eleição da Mesa Diretora para o biênio 2013-2014, sendo formada uma chapa única, que acabou eleita por unanimidade.

Desta forma Gerardo Pompeu é o novo presidente da Câmara, Ailton Dantas é o 1º Vice-Presidente, seguido de Mucura como 2º Vice-Presidente, Enfermeira Márcia é a 1ª Secretária e o Professor Erivan ficou com a 2ª Secretaria.

Abaixo, formação da Câmara de Cascavel:


Gerardo Pompeu, Presidente.

Ailton Dantas, 1º Vice-Presidente.

Mucura, 2º Vice-Presidente.

Enfermeira Márcia, 1ª Secretária.

Professor Erivan, 2º Secretário.

Júlio da Caixa, Vereador.

Paulinho Promoções, Vereador.

Paulo da Pepsi, Vereador.

Sebastião Uchôa, Vereador.

Williame, Vereador.