quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Congresso debaterá aquicultura no Ceará

Por Cleide Bravo, de Aracati – CE.
Será realizado entre nos dias 25 e 26 deste mês, no Hotel Mirante das Gamboas, em Aracati, o VI Congresso Cearense de Aquicultura. O evento reunirá representantes e produtores do pescado do Ceará e de outros estados brasileiros para discutir as necessidades do setor, a demanda e o crescimento do mercado interno, bem como o risco da liberação da importação de camarões de países, como Argentina, Equador, Colômbia, Panamá, China e Vietnã, entre outros, que produzem crustáceos portadores de doenças e cepas virais.


Dentre os assuntos que serão discutidos durante o evento, serão abordados a situação da carcinicultura do Brasil, seus desafios, perspectivas e oportunidades; legislação e gestão para o setor, e outros de relevância. O Ceará ocupa, desde 2010, a liderança na criação de camarão em cativeiro e fechou sua produção em 2012, com algo em torno de 35 mil toneladas, de um total de 70 mil produzidas em todo o País. Só os Estados do Ceará e do Rio Grande do Norte respondem por 70% da produção nacional.

O setor continua apostando no potencial do mercado. Atualmente, com a diminuição das exportações, mais de 90% da produção total do pescado cearense destina-se ao mercado nacional. A ascensão das classes C e D contribuiu para o crescimento do consumo. As inscrições para o congresso ainda estão abertas e, para participar, basta levar dois quilos de alimentos não perecíveis. Mais informações podem ser obtidas na Associação Cearense dos Criadores de Camarão, através do telefone (85)-3257-5760.

Compilado deste link http://www.oestadoce.com.br/noticia/congresso-debatera-aquicultura-no-ceara

Nenhum comentário:

Postar um comentário