quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Esgoto é despejado na orla marítima


A chegada das chuvas vem expondo graves problemas de poluição que ocorrem em parte do litoral cearense

Vídeo publicado nas redes sociais pelo técnico de laboratório Álvaro Ximenes, de 20 anos, trouxe um alerta aos moradores e frequentadores do Porto das Dunas, em Aquiraz, a 36 quilômetros de Fortaleza. Nas imagens, a galeria pluvial, que deveria escoar somente a água da chuva, estaria despejando lixo e esgoto no mar. De acordo com Ximenes, que constantemente surfa naquele litoral, foi uma surpresa flagrar o lixo ser despejado na praia.

A água suja e fétida que é despejada na praia corre para o mar e já chama atenção dos banhistas, que têm de mudar de local Foto: Kelly Freitas

"Costumo sempre surfar naquela região e, quando cheguei na praia, estava um lixo só, o fedor também era insuportável, via-se claramente aquela água preta e correndo para o mar".

Ele atenta que isso ocorre não só em um ponto da orla do Porto das dunas, mas sim em outros dois. "O medo dos surfistas que utilizam esta praia é que vire algo tipo a Beira-Mar ou Leste-Oeste, onde é só esgoto. Tem que ter uma fiscalização, algo que pare com este absurdo", reclama o frequentador.

De acordo com o secretário executivo da Associação dos Moradores e Empreendedores do Porto das Dunas, Yuri Mamede, esta situação ocorre todos os anos. Ele explica que o vento obstrui a saída da galeria e é preciso solicitar à Prefeitura Municipal de Aquiraz (PMA) para realizar a desobstrução. "Quando fica entupido, não tem como a água escoar. O que acontece é que a pouca água que fica parada apodrece e ainda tem, infelizmente, uma depósito irregular de lixo", diz Mamede.

Além disso, o secretário executivo da Associação disse que a Prefeitura Municipal de Aquiraz fez a desobstrução da galeria no último dia 28 de dezembro, e a chuva nesse mesmo dia foi o que levou a sujeira da galeria diretamente para o mar.

"Tem o aspecto de esgoto. Mas pode ser que haja alguma ligação clandestina de esgoto. Não posso negar nem confirmar isso. É uma possibilidade. Acredito que, se fosse esgoto, o escoamento seria todos os dias", assegura Mamede.

Ainda ontem, o secretário participou de reunião na Secretaria de Meio Ambiente de Aquiraz para buscar uma solução para o caso e ficou acordado que a Prefeitura de Aquiraz vai verificar possíveis ligações clandestinas.

Até o fechamento desta edição, a reportagem tentou contato com a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Aquiraz, mas não obteve resposta. De acordo com Janelane Coelho, gestora ambiental da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), "quando a ligação é feita por meio de galeria pluvial, não existe tratamento da água".

Na verdade, isto não deveria acontecer, considerando que a função das galerias pluviais é conduzir somente as águas das chuvas para o mar. O Diário do Nordeste mostrou, ontem, situação semelhante que ocorre em dias chuvosos na Avenida Beira-Mar, cartão-postal de Fortaleza.

Responsabilidades

Ainda sobre a situação, a Semace comunicou que o município de Aquiraz possui responsabilidade de fiscalizar e apurar ocorrências de degradações ambientais no âmbito de sua jurisdição. Esta normativa está expressa na Lei Complementar 140/2011, que determina que o poder público municipal, através da Secretaria de Meio Ambiente (Aquiraz), detém a competência legal, sem precisar acionar a Semace em primeira instância.

Mesmo assim, o órgão estadual informou que enviará equipe para verificar se é realmente uma esgoto clandestino ou águas decorrentes de chuva trazendo o lixo jogado inadequadamente nas ruas via galerias pluviais. Caso seja confirmado algum dano ambiental, a Semace tentará identificar os possíveis responsáveis para autuá-los. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário