quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Pindoretama dar adeus a Geraldina Vieira Lopes – Uma pindoretamense de muito orgulho!


Por Ricardo Costa, de Pindoretama – CE.

 
Geraldina nasceu no dia 12 de Maio de 1928. Filha de Mané Chaga e Luiza Vieira, onde seu pai no início do século passado foi produtor de Vinho de Genipapo e Comerciante, na antiga Palmares – hoje Pindoretama.
Casou-se com José Honorato (Sr. Cazuza) de cujo enlace matrimonial nasceram José Amor, Francisco (Nego), Cazuzinha, Lolô (in memoriam), Elizabete, Doutor (in memória) e Suely.
Geraldina Vieira Lopes, com 85 anos com sua lucidez perfeita cumprimentava a todos com seu carisma e seu respeito a todos os cidadãos de sua cidade.
Mulher de fibra, mãe dedicada e amiga. São algumas das palavras que definem Geraldina Vieira Lopes, conhecida popularmente como D. Geraldina.
Na tarde dessa quinta feira (08/ 08/ 13) a cidade de Pindoretama se entristece com o falecimento dessa filha ilustre. Por consequência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), mas se Deus quis assim é porque o céu precisava de sua energia.
Geraldina sempre esteve presente em todos os momentos sociais de nossa cidade (Bailes Carnavalesco do Centro Social –Pindofolia, Missa de São José, Encenação da Paixão de Cristo, Tradicional Festa do Dia do Trabalhador, Festas Juninas, Pindorecana,  Festa do Dia do Município e Festas Tradicionais). Onde a mesma participou da última edição do Pindorecana.
Descanse em paz nossa querida Geraldina!!! Saudações pindoretamenses!!!

Colaborou com a Matéria Evaristo Neto.

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Larissa e Lili Maestrini se casam no Porto das Dunas






As atletas de vôlei de praia Larissa França e Lili Maestrini se casaram na noite do último sábado (3) na praia do Porto das Dunas, em Aquiraz, Região Metropolitana de Fortaleza. O casamento acontece cerca de 1 mês depois das duas jogadoras assumirem publicamente o romance por meio das redes sociais.

Na cerimônia, estiveram presentes familiares, atletas e amigos do novo casal. As duas vestiram branco durante a cerimônia e cada uma portava um buquê de rosas.

Algumas fotos da festa foram postadas no facebook das atletas.

 


 

 

 

Documentário sobre a história de Ibicuitada (Icapuí) foi gravado nesta tarde de domingo 04/08



 
A gravadora HN EVENTOS VISUAIS, produziu um documentário sobre a história do Distrito de Ibicuitaba. As gravações aconteceram na tarde deste domingo, 04/ 08. A produção foi uma parceria da Nova Diretoria da Associação dos Moradores de Ibicuitaba (que ainda será empossada). O trabalho será exibido em Ibicuitaba para o povo no dia 16 de Agosto, ao lado de outras atrações. Em breve divulgaremos a programação.
Com informações do Facebook de Freitas
Mais fotos a seguir






 
 
Fonte: Peixe Gordo News



Pirambebas afastam banhistas da Lagoa do Catu





O aumento no número de pirambebas (uma espécie de piranha) na Lagoa do Catu tem afastado os banhistas do local. O problema já se arrasta há, pelo menos, quatro anos. Governo promete implantar projeto em 2014

 

O cenário é paradisíaco. Cercada por dunas e vegetação, a Lagoa do Catu, em Aquiraz (a 32,3 km de Fortaleza), é um local perfeito para descanso e lazer. Mas a chegada de um visitante inesperado tem tirado o sossego dos banhistas. São as pirambebas (piranhas brancas), que chegaram de “penetra” e estragaram a festa dos frequentadores.

O problema está no fato do peixe atacar os banhistas. No dia 26 de julho, um turista de São Paulo foi vítima das pirambebas do Catu. Paulo Vitor Baptista, 15, decidiu escorregar pelo “insano natural”, uma espécie de tobogã que desce pela duna até a lagoa e é a principal atração do lugar. Assim que caiu na água, o adolescente foi mordido pela piranha.

 

A comerciante Edilene Rodrigues, 47, que mantém uma barraca na beira da lagoa há sete anos, afirma que a espécie de peixe apareceu em 2009. Nesses quatro anos, Edilene viu o número de frequentadores da lagoa despencar. Além disso, por ser carnívora, a pirambeba praticamente extinguiu as outras espécies de peixes no Catu.

 

“A lagoa é o lazer do povo de Aquiraz, só que (muita gente) deixou de frequentar por isso (ataque das pirambebas)”, afirma a também comerciante Anália Correia, 47. Segundo ela, já se tentou fazer um controle do peixe com espécies predadoras, mas o resultado não foi satisfatório.

Pirambeba

O professor doutor do Departamento de Engenharia de Pesca e pesquisador do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) da UFC, Hiran Costa, informa que, atualmente, a pirambeba está presente em todas as bacias hidrográficas do Ceará.

Segundo ele, as piranhas da Lagoa do Catu são, originalmente, do açude Lima Campos, em Icó. Através de um canal, elas chegaram ao açude Orós e à bacia do rio Jaguaribe. “Com a construção do Canal do Trabalhador, chegaram à bacia hidrográfica Metropolitana”, conclui.

 

O professor Hiran Costa explica que, no passado, o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas(Dnocs) fez um trabalho eficiente de controle do peixe, ao utilizar um composto químico chamado rotenona - proveniente do timbó, que é uma planta amazônica.

 

O professor acrescenta que o uso de predadores biológicos, como o pirarucu e tucunaré comum, também pode ajudar a reduzir a população de piranhas.

 

A pirambeba é um dos três tipos de piranha existentes na América do Sul e o nome científico é serrasalmus brandti. Chegam a ter mais de 20 centímetros, com, no máximo, meio quilo. As outras duas espécies são a piranha preta (que alcança mais de 40 centímetros e chega a pesar 3 quilos) e a piranha vermelha (alcança até 40 cm, com peso médio de 1,5 kg).

Onde

 

ENTENDA A NOTÍCIA

 

A Lagoa do Catu está localizada entre a sede do município de Aquiraz e a Prainha. O aumento no número de pirambebas tem afastado os banhistas do local.

Serviço

Secretaria da Pesca e Aquicultura do Ceará (SPA)

Telefone: (85) 3241 0554

E-mail: spa@spa.ce.gov.br

 
Fonte: http://www.opovo.com.br/app/opovo/cotidiano/2013/08/03/noticiasjornalcotidiano,3104499/pirambebas-afastam-banhistas-da-lagoa-do-catu.shtml

Servidores públicos do município de Aquiraz entram em greve


Os servidores públicos da prefeitura de Aquiraz permanecem em greve nesta segunda-feira (5). De acordo com a categoria, a paralisação tem o objetivo de exigir aumento de até 10% no salário, além do direito aos auxílios de alimentação e transporte para todos os trabalhadores. A greve teve inicio na última quinta-feira (1).

A paralisação prejudica principalmente os serviços relacionados à educação e a saúde da região. A categoria deverá se reunir na tarde desta segunda-feira (5), com a prefeitura para adotar medidas que satisfaçam ambas as partes.

“No último encontro, a gestão nos passou uma contraproposta que não atendia a todas as reivindicações. Eles queriam nos dar o reajuste somente a partir de 2014. Daí o povo não aceitou”, declarou uma das diretoras do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Aquiraz (Sinespuma), Ozaneide de Paulo.

A prefeitura de Aquiraz informou que uma decisão judicial determinou que 60% dos serviços sejam mantidos e ressaltou ainda que caso haja o descumprimento, será aplicada uma multa de R$ 10 mil por dia.