terça-feira, 22 de outubro de 2013

Aracati sedia o IX Festival de Internacional de Teatro de Rua


A histórica cidade de Aracati, no Litoral Leste, no ano que completa 171 anos de existência, sedia a nona edição do maior Festival de Internacional de Teatro de Rua (IX Festmar). O Festival, apoiado pelo Governo do Estado, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, começa nesta segunda-feira (21) e segue até sexta-feira (25), com grupos teatrais de norte a sul do Brasil, África e da América Latina.
Com mais trinta espetáculos, o IX Festmar deve reunir cerca de 300 atores e atrizes que farão cinco dias de muita cultura popular, teatro de rua e diversão nas praças, becos e monumentos do patrimônio histórico nacional de Aracati.

De acordo com o coordenador executivo do Festival, Teobaldo Silva, neste ano de 2013 passa da categoria de festival nacional para ser um encontro mundial dos artistas populares e palco para apresentações do teatro de rua praticado na Europa, África e América Latina. Nesta edição do Festival será feito uma homenagem ao teatrólogo cearense Walden Luiz, um dos principais incentivadores de toda a nova geração de atores do Aracati.
Surgido em 1999, a partir de uma ideia do Professor Tinoco Luna, o Festival é uma promoção do Instituto Aracupira de Cultura Brasileira (IACB), tem como anfitrião o Grupo Teatral Frente Jovem e é uma realização da Prefeitura Municipal de Aracati.

DA REDAÇÃO DO ESTADO ONLINE
online@oestadoce.com.br


Fonte: Governo do Estado



Motociclista morre após colidir com ônibus em Aquiraz

Um motociclista de 43 anos morreu na tarde do último domingo (20), após colidir com um ônibus, em Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza. O acidente aconteceu no km 28 da CE-040.

O motociclista Francisco Cruz de Almeida trafegava pela via, quando decidiu mudar de faixa e foi surpreendido pelo ônibus. O condutor do coletivo ficou no local e prestou atendimento à vítima, que não suportou os ferimentos e morreu.
O motociclista usava capacete, mas, conforme informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), não era habilitado.

Foram registrados 15 acidentes do domingo para esta segunda-feira (21). 19 pessoas ficaram feridas. No sábado (19), um aposentado de 77 anos 
morreu após o carro capotar, em Iguatu. Na mesma cidade, outro grave acidente terminou com a morte de 2 homens.

12 pessoas são presas nas estradas em 24h

12 pessoas foram presas nas estradas cearenses somente nas últimas 24 horas, conforme informações da PRE e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Foram 6 homens presos por embriaguez, 1 por mandado de prisão em aberto, 1 por resistência à prisão e desacato, 1 por porte ilegal de arma, 1 por adulteração de numeração do chassi e outros 2 por roubo, em Maracanaú.