sábado, 29 de novembro de 2014

Sustentabilidade é tema de semana cultural em escola de Aquiraz

Por Ricardo Costa, da Redação.

Os alunos, professores, direção e funcionários da E.M.E.F. Clarêncio Crisóstomo de Freitas, em Meu Cantinho – Patacas - Aquiraz, realizaram durante os dias 26, 27 e 28 de Novembro a Semana Cultural Mais Educação Fest Sustentável. A atividade integrou o Mais Educação Fest, a festa anual de fechamento  das atividades do referido programa. Realizada pela Secretaria Municipal de Educação e Desporto, tendo como Coordenador o Professor Itamar Lopes.


O ponto alto da Semana Cultural foi a criação de maquetes representando os subtemas abordados, brinquedos e objetos feito de sucatas, cartazes informativos e o Desfile denominado Ambiental Fashion que explorou materiais reciclados. 

Turma do 1º Ano  (Professora Bárbara Costa | Agente Administrativa Maria Betânia) - Subtema: Coleta Seletiva e Reciclagem

Turma do 2º Ano  (Professora Silvia Helena | Monitora Elisângela) - Subtema: Fontes de Energia

Turma do 3º Ano  (Professor Aldemir Cosmo | Funcionária Glaucilene Brasil) - Subtema: Higiene Corporal e Ambiental 

Turma do 4º Ano  (Professores Aldemir Cosmo, Lea Castro e Reginaldo Menezes | Monitora Jerusa Abreu) - Subtema: Aquecimento Global e Desertificação

Turma do 5º Ano "A" (Professores Bárbara Costa e Reginaldo Menezes | Monitora Dára Monteiro) - Subtema: Poluição

Turma do 5º Ano "B"  (Professores Luciene Bessa e Reginaldo Menezes | Monitor Leonardo Oliveira) - Subtema: Drogas Lícitas e Ilícitas 

Alunos, Coordenação do Programa Mais Educação, Monitores e Professores

Desfile Ambiental Fashion

Aconteceu, na tarde de ontem (28/ 11), no pátio da escola, um desfile de roupas recicladas, onde seis alunas desfilaram e mostraram roupas feitas de produtos reciclados.

Todas as roupas foram produzidas por uma parceria das funcionárias Silvia Batista, Maria Betânia e as monitoras do Programa Mais Educação Jerusa e Geane Abreu.  

A reciclagem é o termo geralmente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto. Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns são o papel, o vidro, o metal e o plástico. As maiores vantagens da reciclagem são a minimização da utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis; e a minimização da quantidade de resíduos que necessita de tratamento final, como aterramento, ou incineração.

O conceito de reciclagem serve apenas para os materiais que podem voltar ao estado original e ser transformado novamente em um produto igual em todas as suas características. O conceito de reciclagem é diferente do de reutilização.

O reaproveitamento ou reutilização consiste em transformar um determinado material já beneficiado em outro. Um exemplo claro da diferença entre os dois conceitos, é o reaproveitamento do papel.

No desfile, foram apresentados vários modelitos, criados por diversos produtos reciclados, como copo descartável, sacos plásticos, papel, jornais, entre outras coisas.


No final, muitos aplausos pelo sucesso do evento e pela dedicação de cada aluno da escola, que motivou o evento, que teve algumas participações ovacionadas pela platéia. 

O desfile marcou o encerramento da Semana Cultural.

Passarela decorada com jornal

Nossas estilistas: Maria Betânia, Jerusa Abreu, Silvia Batista e Geane Abreu

Lauana (1º ano), vestido confeccionado de papel  (Detalhes com fitas decorativas)

Sabrina (2º ano), vestido confeccionado de nylon  (Detalhes de barbante)

Ana Clara (4º ano), vestido confeccionado de saco preto (Detalhes com tampas de garrafa pet)

Flavia (5º ano "A"), vestido confeccionado de jornal (Detalhes com fitas decorativas)

Hellen (5º ano "A"), vestido confeccionado de plático fino (Detalhes com tampas de detergente)

Rosa (5º ano "B"), vestido confeccionado de TNT (Detalhes com copos e pratos descartáveis)

Todas as modelos

Entrega de medalhas as modelos - Ricardo Costa (Coordenador do Programa Mais Educação); Sra. Simone (Mãe da modelo Flavia); Elisângela Abreu (Diretora); Sr. José (Avô da modelo Ana Clara); Alzenir Abreu e Adalbênia Abreu (Representantes da Secretaria de Educação e Desporto de Aquiraz) 

Modelos com as estilistas: Jerusa Abreu, Silvia Batista, Geane Abreu e Maria Betânia

Modelos com os professores: Luciene Bessa, Aldemir Cosmo, Bárbara Costa, Silvia Helena e Lea Castro

Modelos com as representantes da Secretaria de Educação e Desporto de Aquiraz - Alzenir Abreu e Adalbênia Abreu  


sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Aracati completa 172 anos com shows para as famílias


Pindoretama: Festa da Padroeira é encerrada com missa do bispo auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza e show católico

Por Ricardo Costa, de Pindoretama – CE.


Uma multidão de fiéis católicos participaram na noite desta quinta-feira, 27 de novembro de 2014, do encerramento das festividades da padroeira Nossa Senhora das Graças. A programação religiosa contou com muita devoção e festa.

Dom Rosalvo Cordeiro de Lima
A missa solene de encerramento foi presidida bispo auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza, Dom Rosalvo Cordeiro de Lima e com a participação dos Padres José Airton e Alexandre Andrade, de Pindoretama.

Naldo José
Caravanas de diversas comunidade e cidades vizinhas se uniram ao povo pindoretamense e prestigiaram na Praça da Matriz o show do cantor católico Naldo José, que deu ponto final aos festejos de Nossa Senhora das Graças. 


quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Pindoretama: Hoje é Feriado Municipal

Por Ricardo Costa, de Pindoretama – CE.

Hoje quinta-feira, dia 27 de novembro, será de festa em Pindoretama. Na data dedicada a Nossa Senhora das Graças, uma intensa programação promete mobilizar a cidade. A Santa é venerada como padroeira do município.

Em virtude do feriado religioso, hoje é feriado municipal em Pindoretama.

Festival da Lagosta agita Icapuí

O evento reúne os ingredientes para uma boa viagem de fim de semana: sol, belas praias e pratos saborosos


Imagine um lugar onde você pode degustar uma das mais saborosas iguarias da culinária cearense, a lagosta, em pratos inovadores com receitas que incluem desde o requinte do ratatouille até o tradicional alho e óleo. Visualize ainda um lugar onde, além de poder saborear essas delícias, pode-se deslumbrar com belas paisagens e desfrutar de um banho de mar morninho em praias rodeadas de coqueirais e falésias. Sim, esse lugar existe e se chama Icapuí. De 5 a 7 de dezembro, o município recebe o IX Festival da Lagosta, na Praia de Barreiras, com atrações gastronômicas e artísticas.

O evento movimenta o turismo da região e proporciona experiências gastronômicas inesquecíveis para os viajantes que querem conhecer um pouco mais da cultura, cozinha e belezas naturais do lugar, que fica distante cerca de 200 km de Fortaleza. Nesta edição, 15 empreendimentos do setor turístico do município - entre restaurantes, barracas de praia e meios de hospedagem - irão participar do Salão de Gastronomia, cada um com um estande em uma arena onde o visitante poderá degustar diversas receitas de lagosta e outros frutos do mar. Entre elas, lagosta ao molho de maracujá, grelhada, ensopada e na massa. O ticket dos pratos será vendido a R$ 15.


Programação musical

Além de saborear essas delícias, o público poderá acompanhar a programação musical gratuita e dançar ao som do autêntico forró pé-de-serra. Neste ano, a temática do festival é "Lagosta & Forró - Lagosta is for all" e a proposta é resgatar o tradicional estilo cearense, prestigiando artistas locais como Kôka, talento de Icapuí; Cacimba de Aluá; Augusto Bonequeiro; Gil Forrozeiro e Waldonys. A expectativa de público é de cinco mil pessoas durante o evento.

Artesanato

Uma das novidades desta edição do Festival da Lagosta é o espaço que será destinado à comercialização do artesanato local e de produtos do grupo Mulheres de Corpo e Alga da comunidade de Barrinha, que produzem artigos de higiene artesanais, como sabonete e shampoo, a partir das algas marinhas que existem em abundância no município.

O festival é uma realização da Associação Grupo de Desenvolvimento do Turismo em Icapuí - GDTur, tendo como apoiadores o Governo do Estado através da Casa Civil, do Sebrae no Ceará e Prefeitura de Icapuí, com a produção executiva de J. A. Lima Produções. De acordo com Geraldo Meneses, secretário do GDTur, o objetivo principal do festival é divulgar o destino de Icapuí, explorando a gastronomia local, em especial a lagosta, que é um ícone.

"O evento possui um objetivo cultural também no sentido de disseminar o modo local de trabalhar com a lagosta", afirma. O empresário informa ainda que nesta edição o festival terá um momento solene em homenagem aos grandes apoiadores da iniciativa.

Pré-evento

Para preparar as empresas para o Festival da Lagosta, o Sebrae/CE realizou capacitações com temáticas que são fundamentais para o sucesso do evento. O primeiro deles foi em higiene e manipulação de alimentos, que ensina processos para garantir a segurança alimentar dos consumidores. O outro voltado para o atendimento, com foco no garçom, e o terceiro em práticas de inovação em receitas à base de lagosta e frutos do mar. O Sebrae apoia o Festival da Lagosta, pois entende que esse tipo de evento contribui para aprimorar os serviços e qualificar as micros e pequenas empresas envolvidas na cadeia produtiva da gastronomia, tornando-as mais sustentáveis.

Mais informações

IX Festival da Lagosta de Icapuí
De 5 a 7 de dezembro, na Praia de Barreiras. Gratuito.
Contatos: (85) 86414400 (84), 91271682 e (88) 34323025


Fonte: Caderno TUR – Diário do Nordeste

Aquiraz: Curso de qualidade tem abertas as inscrições


Inscrições estão abertas, até o próximo dia 5 de dezembro, na sede da Secretaria do Trabalho e Assistência Social, para vagas no curso gratuito de aperfeiçoamento em qualidade de atendimento, realizado em parceria com o SENAC. A carga horária é de 20 horas e as aulas acontecerão nos dias 13 e 14 de dezembro próximos, no auditório da Escola Profissionalizante Alda Façanha.

Mais informações
Prefeitura Municipal de Aquiraz
Secretaria do Trabalho e Assistência Social
Telefone:4062-9943
E-mail:
 assistenciasocial@aquiraz.ce.gov.br


Criança de 12 anos desaparecida em Alto da Cheia no Aracati, teria sido morta e esquartejada.


Na manhã de quarta-feira (26/11) apresentamos em nosso programa Café com Notícia pela TV Sinal de Aracati a entrevista com a “Dona Cleide" em sua residência na localidade de Córrego dos Rodrigues. Após a produção da emissora receber de uma fonte que prefere não ser revelada, nossa equipe de reportagem foi até aquela localidade em busca de informações precisas sobre mais um caso intrigante envolvendo desaparecimento de menores.

"Meu coração de mãe me diz que aquela ossada não é de meu filho". Mesmo acreditando que Laílson de 12 anos foi assassinado e teve os restos mortais ocultado, Dona Cleide, chorou diversas vezes durante entrevista para reportagem da TV Sinal. (Foto. Emaciel Rodrigues).

No intervalo de apenas três meses, o desaparecimento de dois garotos na região. Lailson de apenas 12 anos que residia no Alto da Cheia e Lucas de três anos sumiu do Córrego da Priscila.

Com o achado de uma ossada aparente de uma criança em uma vegetação em terreno bastante comum para a caça a pássaros, de imediato espalhou a informação e suspeita que a ossada pudesse ser do garoto José Lucas de apenas três anos de idade, a noticia então despertou atenção de moradores do Alto da Cheia/Conjunto COHAB sobre o desaparecimento de Laílson (menor de 12 anos) em meados de abril deste ano.

A fonte dessa informação acredita que os ossos não são do garoto Lucas de 3 anos, e sim de outro garoto de nome "Laílson" que há sete meses sumiu do alto da cheia . Ele seria usuário de drogas e segundo a fonte, ele havia roubado armas de um bando que moravam no Córrego dos Rodrigues. Dias após, avisaram a mãe do jovem que o mesmo havia sido assassinado, esquartejado  e sido enterrado em um saco preto no carnaubal.

Nossa reportagem foi até o Córrego dos Rodrigues, conversou com a Sra. Cleide, mãe do garoto que confirmou toda a estória, porém ate a presente data a mãe do garoto não pode dar um sepultamento digno, pois a pessoa (ou as pessoas) que saberiam o local onde teriam enterrado os restos mortais de seu filho teria ameaçado de matar quem fosse à busca da localização. Agora são dois casos de crianças desaparecidas para a polícia investigar.


Icapuí participará dos Jogos do Vale do Jaguaribe em Dezembro



A Prefeitura Municipal de Icapuí pensando em desenvolver o esporte local e resgatar os bons tempos de conquistas de medalhas importantes para nosso município, está preparando sua delegação para participar dos Jogos do Vale do Jaguaribe nos dias 18 a 21 de dezembro, na cidade de Jaguaruana. Icapuí participará com atletas das modalidades de Futsal (masculino e feminino), vôleibol, atletismo, natação, tênis de mesa, futebol, xadrez e, após mais de uma década sem participações, o basquetebol. 


A Secretaria de Turismo e Esportes está organizando a formação das equipes e já tem uma delegação definida de mais de 100 pessoas nesta competição, entre atletas e comissões técnicas. Os Jogos do Vale reúne atletas de todos os municípios que compõem a região do Vale do Jaguaribe: Jaguaruana, Pereiro, Jaguaribe, Jaguaribara, Jaguaretama, Alto Santo, Tabuleiro, São João do Jaguaribe, Limoeiro, Quixeré, Morada Nova, Russas, Aracati, Itaiçaba, Icapuí e Fortim.

Futsal Feminino

Uma das primeiras equipes a definirem a sua escalação foi o Futsal Feminino. A Comissão Técnica formada por Claudio Roberto, Audilene Castro e Luana Costa escalou as seguintes atletas: 

1 - ISABELY JORGIANY (Goleira)
2 - JAMILE BERNARDO (Goleira)
3 - KALINE KELLY
4 - ANA CARLA
5 - AURILEIDE
6 - THALIA
7 - GABY
8-  GABRIELA
9 - JOICE
10 - JESSICA
11 - DANIELA
12 - BELLA SOUZA
13 - NORMA
14 - MAGNA REIS
15 - JANEINE VERISSIMO
16 - FERNANDA
17 - ANILEIDE

As demais equipes estão montando suas escalações, bem como as modalidades individuais já têm seus representantes definidos e inscritos. 


Mais informações: Secretaria de Turismo e Esportes


Fortim: Sesc Ativo

Fortim - Imagem meramente ilustrativa retirada do Google Imagens

A cidade de Fortim será o cenário para a disputa do Torneio de Futebol de Areia, evento do calendário do projeto Sesc Ativo. A competição será realizada no período de 28 a 30/11 e reunirá equipes da modalidade do município e adjacências. Ainda com relação ao projeto Sesc Ativo, acontece neste fim de semana, 30/11, a penúltima etapa do projeto Ciclismo nos Bairros, com percurso pelas cidades de Acarape, Redenção e Guaramiranga. A prova reunirá mais de 300 ciclistas de diversas cidades do Estado.


Fonte: Coluna do Silvio Carlos – DN 25.11.14


Icapuí: Audiência pública apresentará estudo sobre o Rio Arrombado

A Prefeitura Municipal de Icapuí, através do Instituto Municipal de Fiscalização e Licenciamento Ambiental - IMFLA, realiza na próxima sexta-feira (28/11), às 08:30hs, no Plenário José Borges dos Reis, Câmara Municipal de Vereadores de Icapuí, uma Audiência Pública para apresentação do estudo sobre o rio Arrombado. O presidente do IMFLA, José de Arimatea da Silva, convida a todos a se fazerem presentes para debater e conhecer a importância do citado rio para ecossistemas locais.



O rio Arrombado está localizado nas imediações da comunidade do Manibu, próximo a divisa com o estado do Rio Grande do Norte. Durante alguns anos foi represado perto da praia para conter a água doce que iria para o mar. Por várias vezes foram construídas barragens que impediam o fluxo normal do rio, prejudicando o reflorescimento do sistema de manguezal da área. O estudo que será apresentado nesta Audiência Pública irá demonstrar os problemas ambientais que envolvem o rio e os ecossistemas em seu entorno.

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Aquiraz: Partida de futebol entre pais e funcionários abre Semana Cultural de Escola

Por Ricardo Costa, da Redação.














Partida de futebol denominada “Jogão dos Pais” abre a Semana Cultural Mais Educação Fest Sustentável da E.M.E.F. Clarêncio Crisóstomo de Freitas, na Comunidade Meu Cantinho em Patacas – Aquiraz.

“A instituição de Ensino entende que junto com a família formam uma equipe. É fundamental que ambas sigam os mesmos princípios, bem como a mesma direção em relação aos objetivos que desejam atingir”, declarou Elizeu Almeida – Secretário Escolar.






SUSTENTABILIDADE

A partida de futebol veio de encontro ao tema do evento, pois, as ações de cada um repercutem na família, na escola, no bairro, na cidade, no país e no mundo. Não se deve ver isso como um peso nas mãos de cada indivíduo e nem uma responsabilidade do governo e de grandes corporações, mas considerar que cada um de nós é participante de um sistema e deve fazer o que estiver ao seu alcance para o equilíbrio dele. Assim, a parceria da família com a escola sempre será fundamental para o sucesso da educação de todo indivíduo. Portanto, pais e educadores necessitam serem grandes e fiéis companheiros nessa nobre caminhada da formação educacional do ser humano.  

Aquiraz: Festa de Santa Luzia

Araçás (Patacas)

Trairussu (Iguape)

Jovem é assassinado por "queima de arquivo", em Pindoretama

Bandidos já haviam matado um homem identificado apenas como Jonas, quando em fuga se depararam com Alessandro dos Santos. O jovem, 20 anos, saiu de casa para "ver" o crime, mas foi brutalmente assassinado por queima de arquivo.






terça-feira, 25 de novembro de 2014

Pindoretama: Hoje Pr. Jecer Goes inaugura novo Templo da Assembleia de Deus Canaã

Por Ricardo Costa, de Pindoretama – CE.

A inauguração contará com a presença do Pastor Jecer Goes – Fundador e presidente do Ministério Canaã.



Acontecerá na noite desta terça-feira (25), a inauguração do novo Templo da Assembleia de Deus Ministério Canaã na Rua Odílio Maia Gondim, 495. Antes o Templo era na Avenida Capitão Nogueira (Próximo a Loja Sapé Móveis).

Leia a História do Ministério Canaã da Assembleia de Deus no Brasil: http://www.ministeriocanaa.com.br/ministeriocanaa.php

Veja imagens do novo Templo:








segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Pindoretama: Pindoretamense lançará livro na Bienal Internacional do Livro do Ceará 2014

Por Ricardo Costa, de Pindoretama – CE.

Lúcio Flávio Silva Holanda - Professor e Escritor

O professor Lúcio Flávio lançará o livro “Terra e vida entre calos e margaridas”, publicado pela Editora Premius. O lançamento ocorrerá na Bienal Internacional do Livro do Ceará 2014, que acontecerá entre os dias 6 a 14 de dezembro, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.

Lúcio Flávio Silva Holanda é natural de Pindoretama. Graduado em Geografia pela UFC; Pós-graduado em Ensino de Geografia - UFC;  Pós-graduado em Coordenação e Gestão Escolar - FAK; Professor da Rede Estadual - SEDUC, lotado na Escola de Ensino Médio Julia Alenquer Fontenele – Pindoretama; Professor da Rede Municipal de Fortaleza e Membro da Academia de Ciências, Letras, Artes e Ofícios de Pindoretama (ACLAP).


A Bienal 2014

A Bienal Internacional do Livro do Ceará 2014 está marcada para o período de 6 a 14 de dezembro, no Centro de Eventos do Ceará, com realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura do Estado, outras secretarias e instituições parceiras. O autor cearense de "Dizem que os cães veem coisas", Moreira Campos, será o homenageado especial da Bienal, contando com uma série de ações e lançamentos em sua memória. Começando pela republicação, em dois volumes, da sua obra completa e pelo lançamento de uma obra inédita, "A Gota Delirante". As referências a Moreira Campos, a seu tempo e a seus personagens, na ambientação de toda a Bienal, inclui a reprodução do Bosque Moreira Campos, espaço da Universidade Federal do Ceará (UFC), que será recriado cenicamente no Centro de Eventos.

A Bienal do Livro integra as ações das políticas de educação e de livro e leitura do Ceará, com a presença de estudantes e professores das escolas da rede estadual, de bibliotecas, com ações para visibilidade a livros de autores cearenses, publicados com apoio da Secretaria da Cultura através dos editais do Mecenato e de Incentivo às Artes.