quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Aquiraz | Pindoretama: Novo prognóstico da Funceme confirma quadro da estiagem

Imagem meramente ilustrativa retirada do Google Imagens
No último final de semana e ontem, o tempo “ficou bonito” e choveu, tanto na Capital como em outras regiões do Estado. Mas, o quadro da estiagem no Estado permanece.  Após analisar modelos atmosféricos, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), mais uma vez, prevê maior probabilidade de chuvas abaixo da média histórica no próximo trimestre.


O prognóstico elaborado pela Funceme e divulgado sexta-feira (20), mostra que as condições termodinâmicas dos oceanos Pacífico e Atlântico não sofreram relevantes alterações em fevereiro e, dessa forma, permanecem desfavoráveis para precipitações regulares no Estado entre os meses de março, abril e maio. De acordo com os dados analisados, as chances que chova abaixo da média, nos três últimos meses da quadra chuvosa, são de 50%, enquanto as probabilidades para as categorias em torno da média e acima da média são 35% e 15%, respectivamente.



Preocupante


Segundo o presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins, é importante ressaltar que trata-se de um período diferente do que se referia a previsão climática anterior. “De toda forma, permanece sendo um quadro preocupante e o Governo do Estado já foi informado do novo prognóstico e continuará investindo nas ações de convivência com a estiagem”, explica.
O secretário de Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, já divulgou a imprensa local, que existem três eixos centrais de atuação para minimizar efeitos da estiagem: ampliação de carro-pipa, perfuração de poços e instalação de adutoras de montagem rápida. O governador Camilo Santana vem se reunindo com seu secretariado para pontuar ações de um plano para a seca, e, cuja divulgação está sendo aguardada.


Irregularidade


O prognóstico da Funceme mostra, também, que as precipitações no Centro Sul do Ceará tendem a ficar mais próximas da média histórica, enquanto na metade norte do Estado a tendência são índices mais baixos de chuva no acumulado do trimestre.  “Ainda há fortes indícios de que a Zona de Convergência Intertropical, principal sistema indutor de chuvas no Ceará, atue pouco por aqui, e isso tem impacto negativo na qualidade da nossa quadra chuvosa”, afirma Martins.


A média histórica de precipitações acumuladas no Estado entre os meses de março, abril e maio é de 480,3mm. As médias de cada um dos próximos três meses são 206,2mm, 184,3mm e 89,9m, respectivamente.


Por se tratar do quarto ano consecutivo de seca, as chuvas registradas em 2015 pela Funceme mostram índices preocupantes e que podem agravar o quadro. Em janeiro, quando a média é 98,7mm choveu somente 28,6mm. Em fevereiro, a média é de 127,1mm e choveu, até hoje, 52,4mm, ressaltando que ainda faltam oito dias para terminar o mês.



Chuvas


Entre às 7h do sábado (21) e às 7h do último domingo (22), em pelo menos 71 municípios cearenses houve registro de chuvas, conforme inforção da Funceme.  A maior precipitação aconteceu em São Gonçalo do Amarante (103,0 mm). De 7h da manhã de domingo (22), às 7h da manhã de ontem, em Fortaleza, choveu (42 mm).


Mesmo as áreas mais afetadas pela seca, como o Sertão Central, também tiveram precipitações. Os outros municípios com maior incidência de chuvas foram Pindoretama (76 mm), Ipueiras (61.2 mm), Santa Quitéria (57.4 mm) e Aquiraz (50 mm). Ao todo, 71 cidades do Estado registraram precipitações, de acordo com o boletim das 13h55.





Fonte: O Estado Verde – O Estado CE (24/ 02/ 15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário