sábado, 2 de maio de 2015

Projeto Beberibe multicor tem início.

O projeto “Beberibe Multicor” é uma iniciativa da Prefeitura Municipal voltada à proteção e respeito dos direitos da criança e do adolescente, incluindo assim questões como identidade e raça.

O projeto “Beberibe Multicor – Um Movimento Por Uma Infância Sem Racismo” teve sua abertura no dia 29 de abril de 2015, no Centro de Convivência Laís Facó com uma demonstração da programação que será desenvolvida durante um ano, voltada para a sensibilização das escolas, dos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos (CRAS - Assistência Social) e da comunidade em geral, abordando problemas relacionados com o preconceito, o racismo e outras formas de discriminação. 


Uma platéia formada por autoridades, profissionais, alunos e munícipes puderam desfrutar de mais uma importante iniciativa do Governo Municipal, realizada através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, voltada à proteção e respeito dos direitos da criança e do adolescente, incluindo assim questões como identidade e raça.


Idealizado pela professora Lucelena Honorato e contando com todo o apoio da prefeita Michele Queiroz, o Beberibe Multicor foi selecionado pelo Edital de Apoio aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente da Fundação Itaú Social por conta da inovação que traz na sua proposta, pois trabalha elementos literários afro-brasileiros em várias formas de linguagem como poesia, teatro, dança e música, envolvendo escolas e serviços de convivências do município.


Dada a importância e atualidade do tema, bem como pela abordagem criativa, o próprio Unicef fez-se presente na pessoa de Boris Diechtiaress, gestor de monitoramento do Selo Unicef. Também esteve presente o professor Luis Bernardo, doutor e referência nacional de militância no Movimento Negro e coordenador do Fórum de Economia do Negro. No evento, foram recepcionados pela prefeita Michele Queiroz, pela secretária Cláudia Queiroz (SASC), e pelas professoras Telma Coutinho (representante da Secretaria de Educação), Lucelena Honorato (coordenadora local do Selo Unicef), e Karoline Moreira (CMDCA).


No primeiro momento, ocorreu um painel interativo com a doutoranda em Educação pela UFC Carolina Maria Costa Bernardo, que trabalhou o tema “O Ser Humano no Contexto Social de Sua Identidade: Autoestima e Senso Crítico”. Em seguida, com o apoio da Secretaria de Turismo e Cultura, houve apresentação dos “Contos na Praça” e, finalizando, o espetáculo “Zumbi, o Pequeno Guerreiro”.


Vale ainda ressaltar que dentre outras atividades, o Projeto envolve: oficinas pedagógicas; festivais de leitura; atividades interdisciplinares; Circo Multicor itinerante para as comunidades não atendidas diretamente; acervo infantojuvenil de escritores afro-brasileiros e outros que traduzam a redução das desigualdades.


























Governo Municipal de Beberibe
Sonhar e Realizar



Nenhum comentário:

Postar um comentário