sábado, 21 de março de 2015

Aquiraz: Fauna e flora de região vão ganhar inventário

Principais espécies animais e vegetais da aldeia Jenipapo- Kanindé serão catalogadas
As riquezas da natureza de parte do Ceará estão em destaque graças ao Projeto Matas da Encantada, que vem realizando, desde o dia 3 de março, um inventário fotográfico da fauna e da flora da região que abrange a aldeia indígena Jenipapo-Kanindé, em Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza.


A proposta tem como objetivo fotografar e listar o nome popular e científico das principais espécies vegetais e animais, especialmente os pássaros, existentes no local.


O diferencial é que o inventário segue sendo realizado de forma participativa, com o apoio da própria comunidade indígena, que integra oficinas e acompanham os biólogos nas trilhas, conforme afirma o coordenador do Projeto Matas da Encantada, Marciano Moreira.


Ainda de acordo com ele, a ação serve para sensibilizar e reafirmar a importância do meio ambiente para o povo Jenipapo-Kanindé. "É uma forma de registrar e fazer a identificação das espécies no sentido da própria comunidade valorizar os seus recursos naturais", comenta o coordenador.


Ainda conforme Marciano Moreira, esse trabalho participativo será de grande riqueza, também, na pesquisa da flora, que teve início na terça-feira da semana passada, uma vez que a comunidade tem grande conhecimento das espécies de plantas na região. "Eles vão dizer como é o uso das plantas por eles, os costumes medicinais, a culinária", ressalta o coordenador.


Até o último dia 9 de março, cerca de 120 aves foram fotografadas e identificadas, além de 14 borboletas, quatro lagartos e duas serpentes, entre elas uma sucurujuba, mais conhecida como sucuri.


Identificação


Um dos biólogos e fotógrafos do projeto, Paulo Miranda, estima que o trabalho ainda chegue a identificar cerca de 150 a 160 espécies.


"Encontramos um beija-flor raro, pica-pau e até aves migratórias e pássaros do mangue. É considerada uma fauna muito rica, precisamos dar continuidade a esse trabalho para termos um levantamento total", avalia o biólogo.


Todo o material coletado será transformado em uma publicação impressa intitulada "Animais e Plantas do Jenipapo-Kanindé" e comporá um acervo para o museu indígena da própria comunidade, subsidiando as ações culturais e ambientais.


Além disso, o inventário fotográfico também ajudará a compor o Centro de Informação Ambiental da aldeia, fortalecendo o turismo ecológico e comunitário na região.


Renato Bezerra
Repórter


Fonte: Cidade – Diário do Nordeste (21/ 03/ 15)

Pindoretama: Dezenove cidades cearenses registram chuvas no Dia de São José

Dezenove dos 184 municípios cearenses registraram chuva entre as 7 horas do dia de São José, 19, e as 7 horas de ontem. A maior precipitação foi registrada em Caucaia, com 19 mm. Em Fortaleza, foram apenas 3 mm. Desde janeiro, o Ceará não atinge as médias normais de chuvas consideradas normais para o período. 


De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), no primeiro mês do ano, o desvio negativo de precipitações foi de 71,2%, com um acumulado de 28,4 mm. Em fevereiro, choveu mais (98,3mm), mas ainda 22,7% menos que o normal. Março, mês que faz parte da primeira metade da estação chuvosa, registrou, em 20 dias, 93,7 mm de chuvas no Ceará.



As cidades cearenses com maiores registros de chuva este mês foram Ibiapina (268 mm), Pindoretama (272 mm), Barroquinha (253 mm), Itaitinga (249 mm), Cruz (220 mm) e Fortaleza (212 mm).



As perspectivas para o próximo trimestre (abril, maio e junho), ainda conforme a Funceme, são de chuvas abaixo da média, novamente. O prognóstico divulgado pelo órgão, no última terça-feira, 17, dá conta de que há probabilidade de 49% de precipitações inferiores ao volume registrado historicamente no período. A média histórica para os próximos meses é de 311,7 mm, sendo 184,3 mm em abril, 89,9 mm em maio e 37,5 mm em junho.


O fenômeno El Niõo, que dificulta a formação de nuvens de chuva no Norte e no Nordeste do Brasil, e a condição desfavorável de atuação da Zona de Convergência Intertropical (principal sistema que provoca chuvas no Ceará), são os fatores que mais interferem no sistema atmosférico e podem representar pouco volume de precipitações.



Fonte: Cotidiano – Jornal O povo (21/ 03/ 15)

Aracati: IFCE retifica novamente seleção com mais de 70 vagas de professores

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) divulgou mais uma retificação do processo seletivo com 76 oportunidades para Professor Substituto ou Temporário nos campi de Acaraú, Aracati, Canindé, Caucaia, Cedro, Crateús, Crato, Fortaleza, Iguatu, Jaguaribe, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Morada Nova, Quixadá, Sobral, Tauá, Tianguá e Umirim.


Os contratados serão designados para as áreas/ subáreas de Administração - Administração de Empresa (1) e Ciências Contábeis (1), Agronomia - Ciência do Solo (1) e Fitotecnia (2), Artes - Teatro (1), Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação (4), Sistemas de Computação (3), Teoria da Computação (1), Ciência e Tecnologia de Alimentos - Tecnologia de Alimentos (3), Educação - Currículo e Estudos Aplicados ao Ensino e Aprendizagem (3) e Fundamentos da Educação, Política e Gestão Educacional (3), Educação Física - Metodologia dos Esportes Coletivo (1), Engenharia Civil - Construção Civil (2), Estruturas II (1) e Infraestrutura de Transportes (1), Engenharia de Produção - Gerência da Produção (1), Engenharia de Segurança do Trabalho - Segurança do Trabalho (1), Engenharia Elétrica - Circuitos Elétricos, Sistemas de Energia Elétrica, Instalações Elétricas e Comandos Elétricos (1), Eletromagnetismo, Conversão de energia e Máquinas Elétricas (1), Eletrônica Analógica, Digital, de Potência e Sistemas de Controle (1), Sistemas e Redes de Telecomunicações (2), Teoria Eletromagnética, Microondas, Propagação de Ondas e Antenas (1), Engenharia Mecânica - Mecânica Automotiva (1), Processos de Fabricação (3) e Projetos de Máquinas (3), Engenharia Sanitária - Gestão Ambiental (2) e Saneamento Ambiental (1), Filosofia (4), Física - Física Geral e Experimental (2), Geografia - Geografia Humana (1), História - História Geral, da América, do Brasil, do Ceará e da Arte (1), Letras - Língua Inglesa (2) e Língua Portuguesa (3), Matemática - Álgebra (1) e Matemática Básica (5), Química - Físico-química (1), Química Analítica (3) e Química Geral (4), Serviço Social - Fundamentos do Serviço Social (1), Sociologia - Sociologia Geral (2).


Para concorrer bastou que o candidato tivesse formação correspondente ao cargo de interesse e realizasse inscrição até 19 de março de 2015 pelo site www.ifce.edu.br, com taxa de R$ 70,00.


As avaliações são compostas por prova de desempenho didático eliminatória e classificatória, assim como por prova de títulos apenas classificatória. A primeira consiste em uma aula com duração de 60 minutos na data provável de 1º de abril de 2015. O certame é válido por um ano, a contar de sua homologação.


Mais informações nos links abaixo:






Fonte: Redação O POVO Online

Beberibe: 47ª Reunião do Conselho de Representantes da AFBNB

quinta-feira, 19 de março de 2015

Descanso e lazer em Icapuí

Na divisa do Ceará com o Rio Grande do Norte ficam praias rodeadas por coqueirais e falésias, onde a paisagem revela dunas e um mar de águas calmas, e o vai e vem das jangadas de pesca encanta quem aporta por lá. Assim é Icapuí, terra da lagosta e onde o sol nasce primeiro no Estado. São 65km de litoral, com trechos ainda semivirgens, ponteados por mangue e também barra de rio.

Um convite e tanto ao descanso e ao lazer a cerca de 180 km de Fortaleza.


E é do alto de uma imponente falésia avermelhada que se tem uma das mais belas vistas desse pedacinho da costa cearense. É ali que fica a Oh! Linda Pousada, referência de boa acomodação na região, oferecendo aos hóspedes momentos de paz e tranquilidade, além de boas opções de lazer e diversão, como saborear a culinária local ou apreciar a diversidade de seu artesanato.


Situado a 40 metros acima do nível do mar, o estabelecimento oferece 10 chalés erguidos em tijolo aparente e que dispõem de varanda, banheiro com água quente, frigobar e ar-condicionado. Fazendo jus ao nome da pousada, cada unidade homenageia blocos tradicionais do Carnaval de Olinda, em Pernambuco, revelando a paixão do proprietário Geraldo Menezes, pela capital do frevo.


Em meio a um bosque de cajueiros, a estrutura do local se completa com restaurante à la carte aberto ao público, piscina com bar molhado, biblioteca, bar, sala de TV e DVD, salão de convenções e o Juá, uma espaço dedicado à massoterapia e meditação, além de quatro mirantes à beira das falésias para contemplar o visual do lugar.


Mais informações


Oh! Linda Pousada
Icapuí -Ceará
(88) 3432-3025 e (85) 8773-8525 wp.ohlindapousada.com.br



Fonte: TUR – Diário do Nordeste (19/ 03/ 15)

Pindoretama | Cascavel | Aracati: Melhores práticas beneficiam clientes

Criado há 19 anos pelo Sebrae-CE, o programa vem fazendo a diferença entre as empresas participantes
Um melhor atendimento, com boas práticas no manuseio dos alimentos e na elaboração dos pratos. É esse o valor agregado que os clientes de hotéis, pousadas, restaurantes, bares e similares, barracas de praia e ainda empresas do setor de eventos têm ao escolher uma empresa que possui o Selo de Qualidade em Serviços.


O programa, inicialmente criado pelo Sebrae Ceará, existe há cerca de 19 anos e vem fazendo a diferença entre as empresas participantes. Na verdade, o Selo acaba sendo uma ferramenta que ajuda os empresários destes segmentos na conquista de uma melhor qualidade nos serviços prestados à sua clientela.
Beneficiados


Ao todo, são mais de 1700 empresas já beneficiadas pelo programa que é renovado anualmente. Hoje, no Ceará, 108 estabelecimentos em 27 municípios têm o Selo de Qualidade.


São empreendimentos de Fortaleza, Guaramiranga, Juazeiro do Norte, Barbalha, Jaguaribe, Limoeiro do Norte, São Benedito, Jericoacoara, Camocim, Varjota, Sobral, Santa Quitéria, Chorozinho, Mulungu, Iguatu, Beberibe, Cascavel, Aracati, Pindoretama, Eusébio, Tauá, Icó, Quixadá, Trairi, Viçosa do Ceará, Tianguá e Nova Russas.


Como participar


As inscrições para a edição deste ano do programa já estão abertas e podem ser feitas na sede do Sebrae ou em qualquer unidade da instituição. Para participar, o empresário deve preencher um Termo de Adesão e, em seguida, uma ficha de autoavaliação.


Logo após, é feita uma primeira avaliação técnica do empreendimento e o relatório dessa análise é enviado ao empresário. Nessa fase, a empresa tem a oportunidade de implantar melhorias, a partir da orientação dada pelos consultores. A avaliação é objetiva, prática, padronizada e criteriosa. É realizada por profissionais independentes, credenciados pelo Sebrae no Estado.


"Os benefícios do Selo vão além das consultorias de melhoria, pois funciona também como um integrador e motivador da equipe e os resultados da qualidade adquirida serão percebidos diretamente pelos clientes, trazendo uma agregação de valor ao seu negócio", explica a gestora estadual do Programa, Evelyne Tabosa.


Mais informações

Selo de Qualidade em Serviços Sebrae-CE
As inscrições podem ser feitas pelo telefone fone 3255-6756




Fonte: TUR – Diário do Nordeste (19/ 03/ 15)

Aquiraz: Devoção a São José no Ceará vai além dos pedidos por chuvas

Pela tradição popular, além de pedir chuva, católicos também recorrem à intercessão de São José para situações difíceis na vida profissional e na hora de pedir um bom casamento. Em Aquiraz, igreja guarda histórias de fé
A mão direita traz lírios, o braço esquerdo carrega o Menino Jesus. Pureza e paternidade estão representadas na imagem de São José, considerado padroeiro do Ceará e patrono da Igreja Católica. A devoção popular rendeu meninos chamados José em todo o Estado, além de clamor por chuvas neste 19 de março. Além disso, gente de todo nome busca expressões próprias de fé pelo resto do ano. Pedidos pela situação financeira, pelo emprego e por um bom casamento se misturam às tradições de novenas e promessas. 

Modelo pelas virtudes. A figura de padrinho, guia e protetor. É o que enxerga o fiel no santo padroeiro, diz o pároco Robério Martins, da Igreja Matriz de São José de Ribamar, em Aquiraz, Região Metropolitana de Fortaleza. Quando assumiu a paróquia, há cinco anos, o sacerdote diz que nem acreditava na prontidão com que São José atenderia a pedidos. Mas isso mudou. “Você está em dificuldade, de repente aparecem as ajudas atribuídas à intercessão dele. Ele providencia no momento certo”, afirma.


Sufoco de dinheiro e incertezas no emprego já motivaram o zelador Sebastião Alves, 55, a fazer orações ao santo. Diz ter sido atendido diversas vezes, o que o faz voltar sempre aos festejos de março. Além da fé, fica a admiração pelo exemplo de homem trabalhador, que ensinou o ofício de carpinteiro a Jesus.


A crença na trajetória de José como chefe da Sagrada Família leva à tradição feminina de pedir um bom marido. “Santo Antônio nunca casou, então ele manda qualquer um. São José foi esposo e sabe escolher o certo”, brinca o coroinha Cristiano da Silva, 28. Ele conta da moça solteira que foi aos festejos de março pedindo uma graça improvável: voltar à festa com um noivo no ano seguinte. E garante: a prece foi atendida, e o casal agora espera o primeiro filho.


Histórias


Uma lenda tenta resgatar o início da devoção a São José em Aquiraz, antes da fundação da primeira paróquia do Ceará, em 1713. Cristiano cresceu ouvindo relatos de familiares e pesquisando sobre a história da matriz. Conta que, segundo a História, os portugueses tinham o costume de lançar ao mar imagens de santos em baús de madeira. Quem fosse cristão poderia recolhê-las. Assim, uma imagem de São José teria sido achada na Prainha e colocada em uma carroça com destino a Cascavel. Os bois, porém, só se moveram quando ficou acertado que ela ficaria em Aquiraz.


Além da História, a imagem que hoje figura no altar-mor da matriz chama atenção por mais um detalhe: o santo usa botas. Talvez por homenagem aos bandeirantes. Ou em alusão ao calçado usado por José em viagem para o Egito, levando Maria e Jesus.


Fato é que a falta de documentos dificulta recuperar totalmente a história da igreja, explica padre Robério. No entanto, ele acha provável que a devoção a José no Estado tenha partido de Aquiraz, a primeira Capital do Ceará.

Serviço

Dia de São José

Catedral Metropolitana de Fortaleza 
8h30min - Missa dos enfermos
10 horas - Missa dos Josés

12 horas - Missa e consagração das crianças e adolescentes a Nossa Senhora
16 horas - Missa das famílias

17 horas - Procissão de São José
18h30min - Concelebração solene

Informações: 3231 4196


Igreja Matriz de São José de Ribamar (Aquiraz)

17 horas - Procissão de São José
Após a procissão - Missa em honra a São José
Informações: 3361 1122

Saiba mais


Um costume regional de fazer promessas está registrado no Museu Sacro São José de Ribamar, em Aquiraz. Em frente ao altar sem santo, os visitantes aprendem que era comum roubar a imagem das casas para fazer novenas ao padroeiro. Depois dos dias de oração, a prática era devolver a imagem ao dono fazendo uma procissão.


Há dúvidas quanto ao autor de 12 painéis no forro da capela-mor, que retratam o período entre o casamento e a morte de São José. A crença é que tenha sido um índio catequizado ou irmão da congregação jesuíta.


A Igreja Matriz de São José de Ribamar é tombada desde 1984. Por volta de 1815, abrigou retirantes da seca.


São José de Ribamar também é patrono de uma igreja na costa do Maranhão. Há duas hipóteses para incorporar Ribamar ao nome do santo. Uma pode vir das variações de riva al mare, do italiano, que significa “litoral”. Outra seria em referência ao achado da imagem “em riba do mar”, significando “em cima do mar”.

O que funciona


Lojas
Funcionamento facultativo


Shoppings
Funcionamento normal


Cagece
Funcionará em regime de plantão pelo telefone 0800 2750 195 e sitewww.cagece.com.br.


Coelce
O atendimento ao cliente funcionará com a Central de Relacionamento (0800 2850196) normalmente, 24 horas. Lojas de atendimento fechadas.


Hemoce

O hemocentro coordenador, no Rodolfo Teófilo, funciona de 8h às 13 horas e o posto de coleta do IJF, das 13h às 17h30min.


Supermercados
Funcionamento normal


Bancos
Fechados


Postos de gasolina
Fechados


Fonte: Cotidiano – Jornal O povo (19/ 03/ 15)

Aquiraz: PRF realiza apreensão de mais de 2 mil explosivos

Imagem meramente ilustrativa retirada do Google Imagens
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 2.500 explosivos no município de Chorozinho, distante 75,8 quilômetros de Fortaleza. O material estava sendo levado para o município de Seridó, no Rio Grande do Norte (RN). A carga continha espoletas e cordéis detonantes. Parte dos artefatos já estava pronta para ser usada e, segundo a PRF, estava sendo transportada de maneira irregular.


A apreensão foi realizada durante uma blitz, no km 70 da BR-116, em Chorozinho. Segundo o condutor do veículo que transportava os explosivos, ele pegou a carga em Aquiraz e levava o material para o RN.


A carga, avaliada em R$ 12 mil, continha 2 mil espoletas desmontadas, 500 espoletas prontas e cerca de 1.500 metros de cordel detonante (tubo recheado com explosivo nitropenta). Conforme a Polícia este tipo de explosivo é utilizado legalmente por pedreiras e ilegalmente por bandidos em ações contra caixas eletrônicos.


Transporte


De acordo com a PRF, o material estava sendo transportado em caixas de papelão, o que é ilegal O transporte é permitido desde que seja acondicionado dentro de receptáculos (compartimentos de ferro robusto). Os produtos foram encaminhados para o Exercito Brasileiro (EB).



Fonte: Polícia – Diário do Nordeste (19/ 03/ 15)

quarta-feira, 18 de março de 2015

Aquiraz: Festa de São José de Ribamar


Aquiraz: 2° Vila Sonora


SHOWS
Praça das Flores

DIA 27 DE MARÇO

19:00h - Pantarma
20:00h - Samba de Rosas
21:00h - Jair Dantas
22:00h - Donaleda

DIA 28 DE MARÇO

19:00h - Coco do Iguape

19:45h - Lintoln Neves


20:30h - Chico Pessoa


21:45h - Renato e Seus Blue Caps






SEMINÁRIOS

Dia 27 de Março

Manhã - Auditório da Casa do Saber Justiniano de Serpa

08:00h - Seminário 1

Tema: Cultura, arte, música e juventude
Palestrantes: Pingo de Fortaleza (Cantor, compositor, produtor e pesquisador cultural) e Rodolf Forte (Acordeonista e Secretário de Cultura e Turismo de Aquiraz)


10:00h - Seminário 2

Tema: A abolição no Ceará além do 25 de março de 1884
Palestrante: Pingo de Fortaleza (Cantor, compositor, produtor e pesquisador cultural)
Tarde - Auditório da Casa do Saber Justiniano de Serpa


14:00h - Seminário 3


Tema: Justiniano de Serpa (1852-1923) - A saga de um abolicionista
Palestrante: Ronald Tavares (Pesquisador)


16:00h - Seminário 4

Tema: Real Hospício do Ceará - A Presença da Companhia de Jesus na Vila de Aquiraz.
Palestrante: Ronald Tavares (Pesquisador)
Gratuito!!!



Com informações do Facebook

Cascavel | Icapuí: Idear realiza 52,9 mil atendimentos em 2014

O Idear, em parceria com Prefeituras, Governo do Ceará, Governo Federal e empresas, executou qualificações profissionais, promoveu a inclusão sociodigital e fomentou o empreendedorismo

O Instituto para o Desenvolvimento Tecnológico e Social – Idear realizou 52.926 atendimentos em 2014, beneficiando 7.886 pessoas. O resultado está no Balanço de Gestão do Idear e se refere aos diversos projetos executados pelo Instituto em parceria com Governo Federal, Governo do Ceará, Governo Municipal de Maracanaú e outras prefeituras, Fundação Banco do Brasil, iniciativa privada, dentre outros.


Maracanaú - Em parceria com o Governo Municipal de Maracanaú, o Idear executa os projetos de inclusão sociodigital e formação tecnológica SeLiga, os Centros de Atendimento ao Trabalhador e Empreendedor – Cates e presta apoio à comercialização no Programa Artesanato de Maracanaú. Apenas o SeLiga, da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Formação Tecnológica de Maracanaú, representou ao Idear 40.540 atendimentos para mais 5.131 pessoas distintas, em 2014. Esses pessoas tiveram acesso orientado à Internet e participaram de cursos online e presenciais, além de oficinas. Já os Cates, da Secretaria do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo – Setee de Maracanaú, alcançaram a marca de 11.208 atendimentos para 1.577 trabalhadores e empreendedores locais. Enquanto que o Programa Artesanato de Maracanaú, também da Setee, contou com 144 artesãos cadastrados, 14 feiras realizadas, 96 participações em feiras e eventos, gerando cerca de R$ 123,8 mil em vendas de artesanato a esses empreendedores, somente em 2014.


Governo do Ceará - Já com o Governo do Estado, o Idear é uma das entidades responsáveis pela execução do Programa Criando Oportunidade, da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS. Em 2014, através do Criando Oportunidades, o Idear atingiu 801 pessoas capacitadas As qualificações foram em diversas áreas e profissões, como Costureiro, Eletricista, Mecânica de Motos, Doces e Salgados, Pedreiro, Masseiro e Recepcionista de Hotel. Profissionais de 15 municípios do Estado foram beneficiados, especificamente de Fortaleza, Maracanaú, Guaiuba, São Gonçalo do Amarante, Itaitinga, Umirim, Pacatuba, Quixeramobim, Trairi, Pacajus, Baturité, Icapuí, Cascavel, Mulungu e Aracoiaba.


Costura – Outro importante resultado foi obtido por meio do Centro de Treinamento em Confecção e Moda do Idear que qualificou 547 pessoas em 2014, sendo 389 delas por meio do contrato de gestão com a Setee de Maracanaú.


Governo Federal – Por meio do Plano Territorial de Qualificação – PlanTeq e do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec / Mulheres Mil, o Idear qualificou 106 profissionais, em cursos como de costura, auxiliar de cozinha, telemarketing/recuperador de crédito e qualificação social e profissional.


Estação de Articulação Regional - O Idear, por meio de parceria firmada com a Fundação Banco do Brasil – FBB em janeiro de 2012, tornou-se Estação de Articulação Regional – EAR do seu programa de Inclusão Digital para o Nordeste. Essa parceria converteu-se em ações práticas e efetivas de inclusão sociodigital, onde o Idear e a FBB revitalizam as estações digitais no Ceará e em sete outros estados nordestinos. Em 2014, 82 estações digitais de oito estados do Nordeste foram atendidas, por meio de visitas técnicas. Essas Estações digitais beneficiam aproximadamente 30 mil pessoas na Região.


* postado por Oswaldo Scaliotti



terça-feira, 17 de março de 2015

Senac realiza formatura de 68 alunos do Pronatec em Aracati


O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE), realiza, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Renda do município de Aracati, a solenidade de certificação de 68 alunos atendidos pela Instituição, através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), nas modalidades Copa e Brasil Sem Miséria. O evento ocorre no próximo dia 18, às 17 horas, no auditório do colégio Waldemar Falcão, e contará com a presença do diretor de Educação Profissional do Senac/CE, Rodrigo Leite.


A formatura celebra a finalização dos cursos, realizados em 2014 de recepcionista em serviços de saúde, operador de supermercados, auxiliar de recursos humanos, balconista de farmácia, recepcionista em meios de hospedagem, inglês aplicado a serviços turísticos, camareira em meios de hospedagem, organizador de eventos, auxiliar de cozinha, recepcionista de eventos, montador reparador de computador, agente de limpeza e conservação, almoxarife, atendente de lanchonete,eletricista instalador predial de baixa tensão, garçom, massagista, operador de caixa, operador de computador, promotor de vendas, recepcionista, salgadeiro e vendedor.


Os cursos estão inseridos nas áreas de Turismo, Saúde, Comércio, Gestão, Hospitalidade, Idiomas, Informática e Conservação e Zeladoria. O Senac/CE, por intermédio do Pronatec,  em 2014 já  efetivou 32.617 matrículas, culminando com 5.886.785 horas efetivas de estudo.


Para a diretora Regional do Senac/CE, Ana Cláudia Martins, a parceria entre a Instituição e o governo Federal oportuniza aos jovens participantes do Pronatec um momento de descobrir ou potencializar seu perfil profissional para o mercado de trabalho. “Temos a capacidade de qualificar um contingente efetivo de pessoas que poderão imediatamente ter acesso ao mercado de trabalho. Com a oferta de cursos alinhados à demanda do mercado, o Pronatec e a ação das entidades executoras são  decisivos para  apoiar  a ampliação da qualidade do setor produtivo e, ao mesmo tempo, contribuir para a melhoria de vida da população”.


A Instituição foi uma das primeiras instituições a iniciar as atividades do Pronatec, desde 2011. O Programa foi criado em 26 de outubro do ano citado e visa expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para a população brasileira.  A principal ação do Pronatec é a criação do Bolsa-Formação, que permite a oferta de vagas em cursos técnicos e de Formação Inicial e Continuada (FIC), também conhecidos como cursos de qualificação.



Serviço:


Solenidade de Formatura dos alunos do Pronatec, modalidades Copa e Brasil Sem Miséria


Data: 18 de março de 2015
Horário: 17 horas


Local: auditório do colégio Waldemar Falcão,  Rua Coronel Pompeu, S/N, ao Lado da Igreja dos Prazeres, Centro


* postado por Oswaldo Scaliotti



Banco do Nordeste inaugura agência em Aquiraz nesta terça

O Banco do Nordeste inaugura, terça-feira, dia 17 de março, mais uma unidade na Região Metropolitana de Fortaleza, no município de Aquiraz.


Rede

Com a inauguração da agência, o Banco do Nordeste passa a contar com 46 unidades distribuídas em todo o Ceará. Essa estratégia de expansão, iniciada no ano passado, visa ampliar a capilaridade da Instituição.

Inauguração

O evento contará com a participação do superintendente do Banco do Nordeste no Ceará, João Robério Pereira de Messias, e do Diretor Financeiro e de Crédito, Romildo Carneiro Rolim, além de autoridades, empresários e representantes de entidades de classe que atuam na região.


Aquiraz


O município de Aquiraz, primeira capital do Ceará, possui o segundo maior parque hoteleiro do estado, segundo dados da Secretaria de Turismo do Estado do Ceará, e sua economia está focada nos setores de indústria e serviços.


Estímulo


Com a oferta de crédito, o Banco do Nordeste pretende estimular ainda mais a economia local, que tem forte potencial de crescimento, possuindo o 12º maior PIB do Ceará dentre os 184 municípios.


Com informações do BNB




Culinária de Fortim - Riquezas do Ceará (TV Cidade)

segunda-feira, 16 de março de 2015

Pindoretama: Tradicional Missa de São José


Aquiraz | Pindoretama: Rally

Começou no último sábado, 14, a temporada 2015 do Campeonato Cearense de Rally. A edição de abertura contou com 87 veículos em três modalidades - carros, quadriciclo e UTV - que partiram de Aquiraz até Pindoretama. A dupla Rufino Neto e Flávio França venceu na categoria graduado foto: André Rocha/Cearense de Rally




Fonte: Jogada – Diário do Nordeste (16/ 03/ 15)

Aquiraz: Procissão, missas, e terços para homenagear São José

As celebrações da Igreja Católica em homenagem a São José, santo padroeiro do Estado, ocorrem desde a semana passada em várias paróquias de Fortaleza e por quase todo o Estado.
Imagem meramente ilustrativa retirada do Google Imagens
Na catedral metropolitana, desde o dia 10 é rezado o terço, realizado novenário e celebrada missa em homenagem ao santo. Na próxima quinta-feira, 19, serão cinco missas celebradas ao longo do dia, a partir das 8 horas da manhã até a noite.


Haverá ainda tradicional procissão pelas ruas próximas à catedral.


Há ainda celebrações em vários outros municípios, como Aquiraz e Maracanaú, ambos que têm o santo como padroeiro também da cidade.



Fonte: Cotidiano – Jornal O povo (16/ 03/ 15)

Aracati: Cobrador de ônibus aguarda julgamento

Clécio de Oliveira Braga é suspeito de matar e roubar Ângela Maria de Barba em Aracati, em março do ano passado
Segundo as investigações, Clécio atraiu Ângela para Fortaleza através de uma rede social. Quando foi à Paraíba, usou nome falso em uma pousada

Já se passou um ano desde que a paranaense Ângela Maria de Barba Rocha, 28, foi atraída para o Ceará e morta com golpes na cabeça. O suspeito do crime, o cearense cobrador de ônibus Clécio de Oliveira Braga, 33, está preso. A demora na entrega de documentação tem atrasado a marcação do julgamento.


O corpo de Ângela foi encontrado no dia 5 de março do ano passado, dentro de um carro, em Aracati, às margens da BR-304,na altura do quilômetro 66, município de Aracati, no Litoral Leste. Clécio foi preso na residência em que vivia, no dia 27 daquele mesmo mês. A mulher, formada em Química, era natural do Paraná mas vivia na Paraíba, onde trabalhava, quando conheceu Clécio pela internet.


De acordo com o Fórum de Aracati, são aguardados documentos da Justiça de Fortaleza para que seja marcada a data dos interrogatórios e julgamento.


Segundo informações obtidas junto a funcionários do Fórum, faltam ser anexadas aos autos a carta precatória com depoimentos de testemunhas que estão na Capital cearense. Documentos também foram solicitados às Justiças da Paraíba e do Paraná, e já estão em poder da 3ª Vara de Aracati.


A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE). Por e-mail, o órgão informou que o processo está tramitando na 16ª Vara Criminal de Fortaleza.


Segundo a assessoria do TJCE, a carta precatória solicitada já está sendo cumprida. Uma audiência foi marcada para o próximo dia 13 de abril, quando então deverão ser ouvidas três testemunhas de acusação.


Crime


No dia 5 de março do ano passado, um corpo do sexo feminino foi encontrado dentro de um veículo, em Aracati, nas proximidades da divisa do estado do Ceará com o Rio Grande do Norte. Sem identificação, o corpo foi encaminhado à sede da Perícia Forense (Pefoce), em Fortaleza.


A mulher apresentava sinais de violência na região da cabeça. A perícia então constatou que ela fora vítima de um golpe de objeto contundente.


No dia 22 daquele mês de março, a família de Ângela procurou a Delegacia de Proteção ao Turista (Deprotur), em Fortaleza, relatando que a mulher estava desaparecida há cerca de 60 dias e que, em sua fatura de cartão de crédito, constava várias compras feitas no estado do Ceará. A delegada Adriana Arruda, titular da Deprotur, passou a investigar o caso.


No dia 26 de março, exames confirmaram que o corpo encontrado em Aracati pertencia a Ângela. A Polícia Civil prosseguiu as investigações e, com base em informações obtidas no início dos trabalhos, chegou até a pessoa de Clécio Oliveira.


Á época da prisão, o delegado geral da Polícia Civil, Andrade Júnior, explicou que o suspeito era casado e pai de uma criança de cinco anos de idade, mas se aproximou de Ângela, que mantinha um perfil em uma rede social, para começar um relacionamento amoroso. Clécio foi capturado no dia 27 de março na casa onde morava, no bairro Carlito Pamplona, em Fortaleza, em uma operação da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Delegacia de Proteção ao Turista (Deprotur) e Delegacia Regional de Aracati.


Clécio responderá na Justiça por como latrocínio (roubo seguido de morte), pois, conforme as investigações, o suspeito retirou a quantia de R$ 28 mil da conta-corrente de Ângela depois de praticar o crime. Além disso, utilizou os cartões de crédito da vítima para fazer compras. Objetos pessoais dela foram encontrados na casa do suspeito, que não soube explicar como eles foram parar lá. O homem nega qualquer participação no crime.


Internet


Andrade Júnior informou à época que o suspeito se aproveitou de um momento frágil na vida de Ângela. A mulher estava se divorciando do companheiro quando iniciaram o relacionamento na internet.


Clécio chegou a ir a João Pessoa, na Paraíba, onde Ângela trabalhava, para conhecê-la. Lá, utilizou nomes falsos quando se hospedou em uma pousada. Após conquistar a confiança da mulher, o suspeito a convenceu a abandonar o emprego e a família. A vítima foi atraída para o Ceará, onde ocorreu o crime.


Levi de Freitas
Repórter


Fonte: Polícia – Diário do Nordeste (16/ 03/ 15)