sábado, 28 de março de 2015

IcapuÍ: Turismo comunitário destaca Ponta Grossa

Passeios a pé, guiados por jovens da comunidade, propiciam um conhecimento diferenciado

A trilha mistura passeio entre a mata nativa e uma descida de dunas até a praia  
 FOTO: ELLEN FREITAS
"Um lugar para se sentir". É assim que os moradores da Praia de Ponta Grossa, no Litoral Leste do Estado, neste município, a definem. O local, de beleza paradisíaca, mais parece um oásis por entre as dunas. Todo esse ambiente é utilizado pela comunidade para oferecer tranquilidade aos visitantes e uma variedade de atividades em harmonia com a natureza. Entre as opções, está a Trilha Ecológica de Ponta Grossa, que mistura passeio entre a mata nativa costeira e uma descida de dunas até a praia, tudo a pé, num percurso que compreende cerca de 2km.


O trajeto foi criado pela comunidade que sobrevive, além da pesca, do turismo de base comunitária. No trecho da mata de tabuleiro, plantas com fins medicinais e de utilidade para os pescadores, como para a produção de madeira de embarcações, são cuidadosamente destacados, além das paradas com vista privilegiada para o mar. O percurso segue a um dos pontos mais altos da Costa Leste, onde e possível avistar a localização da Praia de Canoa Quebrada, em Aracati.


Para tanto, 20 jovens da comunidade foram capacitados, com apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará (Sebrae-CE). Eles aprenderam sobre a ocupação, a fauna e a flora, além da importância do lugar para o História do Ceará. Tudo é contado durante o percurso, que dura, em média, uma hora.


Um dos guias, Ágabo Crispim, 21, conta que, antes da oportunidade com o turismo, era pescador. Segundo ele, as crianças começam cedo a acompanhar os pais no mar, passando a tradição de geração para geração. Com a experiência que adquiriu levando pessoas pelo passeio, conta que pode aprender mais sobre a comunidade, além de conhecer pessoas de vários Estados. Ele acrescenta que, em períodos de alta estação, chega a acompanhar três grupos por dia, onde cada passeio leva, em média, 20 pessoas. Os passeios custam aproximadamente R$ 40. Todo dinheiro que é apurado pelos jovens serve de caixa para pagamento de despesas, além de ser distribuídos como renda extra para os mesmos.


"Uma das histórias que a gente conta sobre a comunidade é a famosa lenda da índia Macura. Essa história chama atenção por que conta um pouco das nossas raízes. Se você perceber aqui na comunidade as pessoas são muito diferentes. Ou são mais parecidos com índios. Ou são brancos dos olhos azuis. Ou são negros. Essa mistura nos membros de uma mesma família chama atenção e a gente gosta de destacar", conta Ágabo.


A localidade de Ponta Grossa é uma das menores de Icapuí e abriga 74 famílias, cerca de 250 pessoas. Em 1997, o turismo ainda não era explorado e, diante da necessidade de oferecer um ponto de parada para turistas e bugueiros que faziam o trajeto Canoa Quebrada, em Aracati, até Natal, no Rio Grande do Norte, no ano seguinte foi fundada a Associação de Pesca Artesanal de Lagosta de Ponta Grossa. Após esse ponta pé de organização da comunidade, as estruturas de barracas de praias e pequenas hospedarias ao lados das casas dos próprios pescadores foram tomando forma.


Segundo conta o coordenador de Turismo Comunitário de Ponta Grossa, Eliabe Crispim, a comunidade já organizada precisava ser fortalecida e, em 2008, integrou a Rede Tucum, que ele explica ser uma articulação de comunidades em várias praias do litoral cearense que fazem turismo comunitário. Essa rede, ele acrescenta, contempla 12 praias, que visam, nessa modalidade de turismo, equilibrada com o meio ambiente, geração de renda para seus moradores.

"A nossa inserção na rede contribuiu principalmente para nos auxiliar na capacitação dos moradores. Um dos diferenciais do turismo comunitário é estar mais próximo do turista, inseri-lo dentro da nossa comunidade, onde convive e aprende um pouco sobre o lugar, além do respeito à natureza. Tudo é pensado para que os visitantes saiam daqui com desejo de voltar", ressalta Eliabe Crispim.


Além da Trilha Ecológica, há outras opções, como o passeios de jangada até o local de pesca da lagosta, onde o turista pode conhecer como se dá o processo de pesca artesanal, que é a base que sustenta a economia local, além do passeio de buggy pela costa e outros.


"Nós estamos trabalhando para que logo possamos construir um museu aqui na comunidade. Nossa região é repleta de utensílios e objetos deixados por colonizadores, inclusive já foram encontrados objetos do tempo das cavernas. O Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) já esteve mapeando a área para futuras escavações e nós na comunidade guardamos esses objetos, como peças que contam nossa história. Futuramente esperamos que o turista também possa contar com mais essa opção de passeio", finaliza.


Mais Informações:


Rede Cearense de Turismo Comunitário (Rede Tucum)
Ellen Freitas
Colaboradora




Fonte: Regional – Diário do Nordeste (28/ 03/ 15)

Tremor de terra assusta moradores de Beberibe

Técnicos da Comissão Estadual da Defesa Civil estiveram no local atingido para acalmar a população
Beberibe. Um tremor de terra de 3.0 graus na Escala Ritcher, ocorrido por volta das 23h25 desta quarta-feira, 25, na localidade de Boqueirão do Cesário, neste município, assustou os moradores. Não houve danos materiais. Mas paredes, telhas, janelas e móveis foram sacudidos. Os relatos da população local revelam que houve um intenso estrondo, que foi confundido inicialmente com um trovão.


Na tarde de ontem, técnicos da Comissão Estadual de Defesa Civil (Cedec) e da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil estiveram na localidade participando de uma reunião com os moradores com o objetivo de prestarem esclarecimentos sobre o que são abalos sísmicos e acalmar a população, que teme repetição do tremor de terra.


Os relatos dos moradores são semelhantes. "Estava dormindo e acordei com a grade da janela balançando. O armário também tremeu e houve um estrondo como se fosse um trovão", contou a diretora do Centro de Educação Municipal Betesda, em Boqueirão do Cesário, Dalva Silva, que mora na localidade de Boa Vista. "O tremor foi sentido em toda a vizinhança", disse.


No dia seguinte, na escola, funcionários comentavam a todo instante a experiência sentida com o forte tremor de terra. "Foi rápido, mas foi assustador", contou a secretária escolar, Maria de Jesus Ramos, mais conhecida por Rosângela. "Estava cochilando quando ouvi as paredes e o telhado tremendo", disse. "Abri a veneziana da janela e vi as pessoas do lado de fora, conversando".


Os moradores, no primeiro momento, pensaram que o barulho era de trovão, mas logo viram o céu limpo, sem praticamente nenhuma nuvem. Outros imaginaram que poderia ter ocorrido um acidente de carro, já que a localidade de Boqueirão de Cesário é cortada pela BR-116 e há, com certa frequência, tombos e batidas de veículos. O coordenador escolar, Raul Batista, contou que estava acordado no momento do tremor de terra. "Estava deitado e ouvi a porta bater, as telhas se mexendo e um barulho parecido com um trovão", disse. "Os vizinhos saíram de casa e meus amigos também passaram pela mesma situação".


O técnico em sismologia, Francisco Brandão, da Cedec, disse que é comum ocorrência de abalos sísmicos no Ceará. "A Defesa Civil do Estado faz o monitoramento e acompanhamento em parcerias com universidades", disse. "O tremor mais recente ocorrido em Boqueirão de Cesário teve magnitude de 3.0 graus na Escala Ritcher e foi percebido pela população, mas não houve relatos de danos materiais". O epicentro foi próximo da localidade e o tremor não foi sentido por moradores de outros locais como Morada Nova, Palhano e da Serra do Félix.


Em nota, a Cedec esclarece que o evento poderá ser precedido de tremores secundários, porém de menor magnitude. É importante que a população fique atenta, uma vez que o Ceará apresenta em suas estatísticas sísmicas ocorrências de magnitudes variadas.


A magnitude do tremor verificado na localidade do Boqueirão de Cesário foi medida pela Estação Sismológica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).


Visita


Brandão e outros técnicos foram até a localidade de Boqueirão de Cesário, na tarde de ontem, para prestarem esclarecimentos aos moradores, tirarem dúvidas e distribuírem uma cartilha explicativa sobre abalos sísmicos. "Mais de 40 municípios já registraram tremores de terra no Ceará", frisou. "O primeiro registro é de 1807, em Pereiro".


O maior abalo das regiões Norte e Nordeste ocorreu em Pacajus, em 1980, com 5,2 graus na Escala Ritcher. "É um fenômeno recorrente, e não previsível", explicou Brandão. "Os danos causados dependem da profundidade do sismo e da magnitude. Quanto mais profundo, menor dano pode causar".


Mais informações:


Comissão Estadual de Defesa Civil
Fone: (85) 3101. 2115
Honório Barbosa
Colaborador




Fonte: Regional – Diário do Nordeste (28/ 03/ 15)

Beberibe: Simplesmente Morro Branco

Nosso Estado é repleto de belas paisagens e a praia do Morro Branco é uma delas! Distante apenas 1 hora da nossa capital, esse presente da natureza nos revela várias opções de lazer. Bicas, fontes de águas naturais, rochedos, cavernas e trilhas no meio das falésias são alguns dos encantos dessa praia do município de Beberibe. Explore o Ceará!




Aracati: Igreja Matriz

Aracati é um dos municípios mais importantes do nosso Estado, devido ao seu rico patrimônio arquitetônico. Tombado pelo IPHAN como Patrimônio Histórico Nacional, seu Centro Histórico tem a Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosario como principal monumento.


Erguida em meados do século XVIII, foi construída em estilo barroco. Sua riqueza está nos detalhes, como as portas principais que foram entalhadas com pedras extraídas do fundo do mar. As imagens expostas constituem um importante acervo histórico. É beleza que encanta quem visita a região.



Aracati: Simplesmente Canoa Quebrada

A famosa praia da lua e da estrela fica apenas a 1h30m de Fortaleza e é um dos destinos mais procurados de quem visita o Ceará. Localizada no município de Aracati, suas falésias avermelhadas e suas dunas, já foram cenário de novelas e filmes. Para quem visitar esse paraíso, a dica é assistir ao lindo pôr do sol nas dunas no fim da tarde e, à noite, ir até a rua principal, a badalada Broadway, para se divertir nos os bares e restaurantes da região. Canoa é assim: quem visita quer voltar, pois é um destino inesquecível!



Simplesmente Icapuí

Famoso pelas praias Ponta Grossa, Redonda e Tremembé, o município de Icapuí é conhecido pela pesca da lagosta, especialidade da culinária local, e pela beleza das dunas de areias coloridas (as famosas esculturas de areia em garrafinhas vendidas em Canoa Quebrada são feitas com areia colhida em Redonda e Ponta Grossa). Distante apenas 200km de Fortaleza, as praias do município contam também com uma excelente infraestrutura e são ideais para quem quer relaxar. Aproveite, conheça e se encante com as belezas do nosso rico Ceará.


sexta-feira, 27 de março de 2015

Situação dos enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem de Aquiraz é discutida em Audiência Pública.

Na manhã dessa sexta-feira, aconteceu uma audiência pública que discutiu as condições de trabalho dos enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem de Aquiraz. A ação é fruto de uma indicação feita pelo vereador Ricardsson Santana, aprovado pela Câmara de Vereadores de Aquiraz.

Por Ricardo Costa, da Redação.




















Durante a audiência foi defendido a redução da jornada de trabalho de 40 para 30 horas semanais. Os profissionais alegam que a redução da jornada evita prejuízo à saúde dos trabalhadores e diminui os riscos para os pacientes.


Compuseram a mesa de discussão o autor do requerimento, o Vereador Ricardsson Santana; Elisângela Vieira, Presidente do Sindicato dos Servidores de Aquiraz; Davi Sucupita, Procurador Geral do Município; Marcelo Silva, Assessor da Deputada Augusta Brito e o Vereador Ronaldo do PT.


A audiência foi realizada na Câmara Municipal de Aquiraz, na Avenida Santos Dumont, 30 - Centro - Aquiraz/CE. 

Abalo sísmico atinge Beberibe e assusta população

O tremor foi plenamente percebido pela população local, bem como em localidades vizinhas
Um abalo sísmico de magnitude 3.0 na Escala Ritcher foi sentido no fim da última quarta-feira (25) no município de Beberibe, localizado a cerca de 79 km de Fortaleza. Por volta 23h25, o sismo atingiu a localidade de Boqueirão do Cesário, informou a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec). 


O tremor, registrado pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), foi plenamente percebido pela população local, bem como em localidades vizinhas. Não houve, no entanto, maiores transtornos, informou a Cedec.


O órgão ressalta, ainda, que o evento pode ser precedido de tremores secundários, porém de menor magnitude. "É importante que a população fique atenta, haja vista que o Estado do Ceará apresenta em suas estatísticas sísmicas ocorrências de magnitudes variadas", finaliza a Cedec, em nota.


Dentro da Escala Ritcher, o tremor em Beberibe pode ser considerado pequeno. Tal modelo de sismo é frequentemente sentido, mas raramente causa danos à população. Cerca de 49.000 desses tremores são registrados por ano em todo o mundo. 




Fonte: Regional – Diário do Nordeste (27/ 03/ 15)

Fortim: Hoje tem Batista Lima - Unidos pela fé.


Parabéns Fortim (Homenagem do Governo do Estado do Ceará)


Em 27 de março de 1992 o Ceará ganhava mais um município, Fortim, um dos principais cartões postais do Ceará. A 1h30m de Fortaleza, Fortim é banhado por belezas naturais. À beira do Rio Jaguaribe o município abriga atrativos como a Praia do Chapéu e Pontal do Maceió com cavernas e formações rochosas tornando-a uma praia de beleza singular. Uma pedida é fazer o passeio de barco pelo delta e depois conhecer os belos bordados, rendas e labirintos. Planeje-se e não deixe de também ir às tradicionais festas do caju, da lagosta, do caranguejo, e às regatas de jangadas. Parabéns a todos que fazem desse lugar um encanto aos turistas!


Parabéns Fortim pelos 23 Anos de Emancipação Política

Em suas origens, consta como fruto da Proto-História do Ceará, tendo sido fundado por Pero Coelho de Souza, quando de sua malograda Expedição de 1603. No itinerário Paraíba Ibiapaba e por conveniência de ordem regimental, baixou em acampamento exatamente nessa parte costeira, demorando-se o tempo necessário ao engajamento de tropas indígenas locais. Por ocasião do retorno, miseravelmente abatido e destroçado, acampou no mesmo local, conduzindo apenas dezoito soldados mancos. Desolado, buscou o itinerário que o levaria à Paraíba, onde esperava encontrar apoio. Sem nada conseguir, retornou ao ponto de origem trazendo em sua companhia D. Maria Tomázia, sua mulher e cinco filhos menores. Fundou, então ou denominou o precedente Forte São Lourenço de Forte Nova Lisboa ou Nova Lusitânia. Ao cabo de algum tempo e sem esperanças de apoio, resolveu buscar a Fortaleza dos Reis Magos, onde certamente seria acolhido. Deixou como lembrança histórica, além do Forte, algumas peças de artilharia, nascendo desse desastre o lugar posteriormente crismado de Fortim. Origem do Topônimo: variação de Fortinho.

Gentílico: fortinense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Canoé, pela lei nº 1271, de 29-05-1934, subordinado ao município de Aracati. Pela lei nº 386, de 14-10-1937, o distrito de Canoé passou a denominar-se Fortinho.

Em divisões territoriais datadas 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o distrito já denominado Fortinho figura no município de Aracati.

Pelo decreto estadual nº 448, de 20-12-1938, o distrito de Fortinho passou a denominar-se Fortim. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito já denominado Fortim, permanece no mesmo município de Aracati.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1991. Elevado à categoria de município com a denominação de Fortinho, pela lei estadual nº 11928, de 27-03-1992, desmembrado de Aracati.

Sede no antigo distrito de Fortim. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993. Pela lei municipal n 035, de 05-07-1993, foram criados os distritos Barra, Campestre, Guajiru, Maceió e Viçosa. Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído de 6 distritos: Fortim, Barra, Campestre, Guajiru, Maceió e Viçosa. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alterações toponímicas distritais

 Canoé para Fortinho, alterado pela lei nº 386, de 14-10-1937. Fortinho para Fortim, alterado pela decreto estadual nº 448,de 20-12-1938.





Segue 23 imagens em comemoração aos 23 anos de Fortim:
























Pindoretama: Sudene aprova dois pleitos no CE

As duas empresas situadas no Estado foram beneficiadas com uma redução de 75% do IRPJ
A New Form, indústria de transformação têxtil que produz enchimentos para sutiã, obteve o benefício por conta da sua instalação  FOTO: DIEGO MORENO

A Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) a provou um total de 16 novos pleitos de benefícios e incentivos fiscais relacionados a projetos de instalação, modernização e diversificação de empresas, dentre os quais dois são referentes a indústrias localizadas no interior do Ceará: a New Form - Indústria e Comércio de Componentes Têxtil Ltda, instalada em Juazeiro do Norte, e a Delta - Indústria e Comércio de Giz Ltda, situada em Pindoretama.


As duas empresas situadas no Estado foram beneficiadas com redução de 75% do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ). A New Form obteve o benefício por conta da sua instalação, que ocorreu 2011. É uma indústria de transformação têxtil e produz enchimentos para sutiã.


Já a Delta adquiriu o percentual de abatimento do imposto porque está passando por um processo de modernização. A empresa do setor químico produz materiais escolares, como giz, cola e massa de modelar.


Incentivos


Os demais benefícios e incentivos fiscais aprovados foram referentes a empresas situadas na Bahia - estado onde houve a maior quantidade de pleitos aprovados (9) - seguido por Pernambuco (2), Alagoas (2) e Espírito Santo (1).


De acordo com informações da Diretoria de Gestão de Fundos e Incentivos e de Atração de Investimentos da Sudene, além de redução de IRPJ, os empreendimentos também serão beneficiados com reinvestimento de 30% do imposto e isenção do Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante (AFRMM). Os projetos contemplados totalizam investimentos superiores a R$ 890 milhões.


Destaques


A Diretoria da Gestão de Fundos da autarquia destaca o projeto da Bioflex Agroindustrial S.A, localizada em São Miguel dos Campos (AL), primeira empresa da América Latina a utilizar o processo inovador de conversão de biomassa e palha de cana para produção de etanol de segunda geração, e a Terphane Ltda., que tem como atividade a produção de filmes de poliéster e que está instalada no cabo de Santo Agostinho (PE)


Dentre as empresas beneficiadas, a Sudene também pontua a relevância da Companhia Energética de São Miguel dos Campos, que produz energia a vapor para suas controladoras, Usina Caeté e Bioflex Agroindustrial, utilizando como matérias primas o bagaço, a palha da cana e a lignina celulósica, subproduto obtido através da compactação do bagaço de cana.



Fonte: Negócios – Diário do Nordeste (27/ 03/ 15)

Moradores reclamam de falta d'água em Cascavel

A Cagece reconhece o problema do fornecimento e diz que já está providenciando a solução
Sobre a situação do Bairro Rio Novo, em Cascavel, a Cagece informa que a previsão de equilíbrio do sistema de água é até sexta (dia 27) pela manhã.  DIVULGAÇÃO/ CESAN

Moradores do Bairro Rio Novo, em Cascavel, reclamam da falta d'água que vem causando transtornos à comunidade há seis dias. Famílias prejudicadas afirmam que ligaram para a Companhia de Água e Esgoto do estado (Cagece) e o problema não foi resolvido.



Janderson Silva, que reside no imóvel às margens da CE-040, número 3233, conta que procurou a Companhia sem êxito. "Algumas famílias têm sorte de receber um pouco de água na torneira, mesmo sendo por pouco tempo. No meu caso, porém, está faltando direto há seis dias. Temos que buscar ajuda com os vizinhos para conseguir água".



Sobre a situação do Bairro Rio Novo, em Cascavel, a Cagece informa que a previsão de equilíbrio do sistema de água é até sexta (dia 27) pela manhã. A Companhia reiniciou o funcionamento da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Cascavel na madrugada de hoje, dia 26.



Conforme ainda a Companhia, "o sistema precisou ser interrompido parcialmente, no sábado, dia 21, para conserto de um vazamento. O término do conserto foi no final do domingo, dia 22, tendo reiniciado o funcionamento da ETA na segunda-feira, dia 23. No entanto, na segunda-feira, a ocorrência de chuvas no município prejudicou a qualidade da água bruta, inviabilizando o tratamento temporariamente. O abastecimento já foi retomado normalmente, na madrugada de hoje, dia 26, aguardando o equilíbrio do sistema".




Fonte: Regional – Diário do Nordeste (27/ 03/ 15)