sábado, 4 de abril de 2015

Aracati: Lua e estrela de Canoa restauradas

O símbolo que tornou Canoa Quebrada conhecida já foi destruído pelo mar ou ventos seis vezes
O monumento natural criado nas falésias logo após ser destruído pelo avanço do mar e pela erosão
O símbolo após ser restaurado por um nativo de Canoa Quebrada  FOTOS: ELLEN FREITAS
Aracati. O símbolo original da lua e estrela esculpido nas falésias da Praia de Canoa Quebrada, em Aracati, foi restaurado há 15 dias. O trabalho, mais uma vez, foi bancado pela Associação dos Bugueiros e realizado por um nativo, filho de pescador, segundo os diretores da entidade.


O presidente da Associação dos Bugueiros, Francisco Kleber, mais conhecido como Beto Andrade, disse que é mais comum do que se imagina a destruição parcial do símbolo por conta da ação natural das ondas, ventos ou chuvas.


"Já mandamos restaurar pelo menos meia dúzia de vezes. A escultura é feita na falésia, que é atingida pela maré em determinados períodos do ano. Quando a chuva é forte, provoca também muita erosão nas falésias", relata Beto Andrade.


O diretor da Associação explica que o trabalho de reconstrução não foi remunerado. "A gente tem uma parceria com ele. Sempre que precisamos, buscamos a sua ajuda. Por outro lado, fazemos o mesmo quando ele nos procura". Beto Andrade não soube precisar o nome da pessoa responsável pela restauração.


Outros símbolos foram criados pelos donos de barracas ao longo do tempo. Alguns deles também já sofreram com a ação da natureza e passaram pelo processo de restauração.


Idealizador da monumento natural, o professor universitário Carlos Limaverde, o Kako, lembra de quando conheceu Canoa Quebrada. "Era estudante de Arquitetura, no ano de 1974, quando conheci Canoa. Inquieto por não ter minha vocação como programador visual reconhecida, após ganhar concursos municipais, estaduais e nacionais nesta área, resolvi mostrar para o Brasil o meu trabalho.

Em 1977, resolvi esculpir um símbolo baseado nos anéis que o artesão Chico Eliziário fazia em casco de tartaruga. Convidei o artista plástico Niciano, filho do seu Adolfo, para me ajudar na escolha de uma falésia, que já tivesse o contorno da lua. Após esculpi-la, restaurei-a por 10 anos", revela Kako por meio do Facebook.


"Foi bobagem de recém-formado, preocupado em vencer na vida. Na criação da Arie (Área de Relevante Interesse Ecológico) do Estevão, fundamos a Associação dos Moradores do Estevão de Canoa Quebrada (Amecq). Aproximei a estrela da lua formando a letra "E" de Estevão, tornando-a símbolo da Praia do Estevão, no ano de 1986. Na ocasião, promovemos o ato-show 'Ame Canoa Quebrada', capitaneado pelo meu amigo Fagner", conta Carlos Limaverde.


O show lotou a Concha Acústica da Universidade Federal do Ceará (UFC). "Compareceram cerca de 10 mil pessoas. Conseguimos reunir empresários e artistas como Fagner, Belchior, Banda Quinteto Agreste e Banda Sinal Verde. Durante a manifestação, o Fagner solicitou ao governador Gonzaga Mota que desapropriasse a área. A escultura da lua estrela serviu de base para todo o movimento, pois as revistas da época como 'O Cruzeiro', 'Manchete', 'Isto é' e 'Veja' publicaram amplas matérias sobre a praia, sempre tendo como pano de fundo a 'Lua e a Estrela' esculpida por mim".


Mais informações


Associação dos Bugueiros de Canoa Quebrada - Rua Dragão do Mar Centro - (88) 3421 7175


Ellen Freitas
Colaboradora




Fonte: Regional – Diário do Nordeste (04/ 04/ 15)

Chuvas deixam ruas de Cascavel alagadas

Das sete horas desta quinta-feira até sete horas de ontem, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou chuvas em apenas 37 municípios, conforme boletim atualizado meio-dia. As precipitações não foram de grande monta, a exceção de Cascavel, que registrou 101 milímetros no período. Moradores ficaram apreensivos com a chuva que caiu, considerada a maior em muitos anos. As principais ruas da zona urbana ficaram completamente alagadas.


Imagens


A reportagem do Diário do Nordeste recebeu várias imagens que foram enviadas por moradores do Município por meio da ferramenta VC-Repórter via WhatsApp (8948-8712). De acordo com a Funceme, "a previsão para o dia de hoje é de que "as condições atmosféricas deverão ficar favoráveis à ocorrência de precipitações sobre o setor norte do Nordeste (NE) brasileiro. Por isso, o Ceará deverá ficar com nebulosidade variável e com chuvas isoladas em todas as regiões ao longo do dia".


Nebulosidade



Já neste domingo, "as regiões cearenses deverão permanecer sob a influência de áreas de instabilidade atmosférica que devem deixar o céu com nebulosidade variável e com chuvas isoladas no centro-norte, principalmente, entre a tarde e a noite. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado ao longo do dia".

Apesar das últimas precipitações, os três primeiros meses do ano registraram chuvas abaixo da média histórica.








Fonte: Regional – Diário do Nordeste (04/ 04/ 15)

Pindoretama: Livre Mercado

Imagem meramente ilustrativa | Google Maps
Pesquisa feita pela Prefeitura de Pindoretama apurou: pela CE-040, na margem da qual está a cidade, passam, anualmente, dois milhões de veículos. Desse total, 95% só passam, não entram na cidade. Euvaldo Bringel, subsecretário da Secretaria de Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa), informa que, para atrair turistas a Pindoretama, que tem belas praias, a Prefeitura do Município e o Governo do Estado farão parceria para ações conjuntas que promoverão a gastronomia e o turismo locais. Resumindo: Pindoretama, que estava escondida, decidiu aparecer e mostrar suas grandes virtudes.



Fonte: Negócios (Coluna Egídio Serpa) – Diário do Nordeste (03/ 04/ 15)


sexta-feira, 3 de abril de 2015

Estrangeiro é baleado durante assalto em Aquiraz

Uma arma foi localizada nas proximidades do local; ninguém foi preso
Policiais militares localizaram o revólver em um matagal próximo
Em homem de 78 anos, de origem egípcia, foi baleado na noite da última quinta-feira (2) em um assalto ocorrido em Aquiraz, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). 


De acordo com o policiamento da região, um grupo formado por quatro homens armados invadiu um sítio de propriedade do homem, por volta das 20h. Na ação, a vítima foi atingida por quatro disparos. Pertences pessoais foram levados, além de uma quantia em dinheiro. 


A reportagem entrou em contato com a família, que optou por não se pronunciar sobre o ocorrido.


Buscas foram feitas na área e apenas um revólver calibre 38, municiado, foi encontrado em um matagal. Até a publicação desta matéria, ninguém havia sido preso.




Fonte: Polícia (Online) – Diário do Nordeste (03/ 04/ 15)





Fortim é destaque na Coluna “Tô de Folga” do Jornal Hoje da Rede Globo.

Litoral do Ceará oferece passeios cheios de aventura






















No encontro do rio com o mar, turistas experimentam a mistura de água doce e salgada. O passeio de barco pelo Rio Jaguaribe, próximo a Fortaleza, custa R$25 por pessoa.


Fonte: Rede Globo (03/ 04/ 15)


Para assistir a matéria clique no link abaixo: 

http://globotv.globo.com/rede-globo/jornal-hoje/v/litoral-do-ceara-oferece-passeios-cheios-de-aventura/4084297/


Icapuí: Cearenses brilham em seletiva de taekwondo

Imagem meramente ilustrativa retirada do Google Imagens
O Ceará mostrou que pode ser considerado uma das potências do taekwondo no Brasil. Três lutadores cearenses conquistaram excelentes resultados durante a seletiva para a seleção brasileira da modalidade e garantiram vagas no grupo nacional que disputará o Pan-Americano, no México, e o Campeonato Mundial, que será realizado na Coreia, ambos ainda neste ano.


No primeiro dia de competição do Grand Slam, o atleta Ítalo Ramos confirmou o favoritismo e venceu na categoria cadete, colocando assim seu nome no time titular do Brasil.


Após a conquista, o cearense ressaltou o quanto foi complicado a competição. "Foi difícil, pois estava doente no dia da competição, com febre e dor no corpo. Tive que me superar. Consegui surpreender aplicando um chute giratório, que na nova regra vale 3 pontos, e mantive a vantagem até o final", lembrou Ítalo, que na final derrotou o goiano Rafael, na disputa do ponto de ouro, onde o primeiro lutador que marcar vence a luta.


Além da titularidade na seleção, o lutador ainda foi um dos classificados para o Campeonato Mundial de Taekwondo, em agosto desse ano.


Outro cearense que garantiu o resultado foi o jovem Vitor Hugo, 17, natural de Icapuí, que venceu a seletiva na categoria juvenil. "Estou muito feliz por conquistar essa vaga de titular. Foi a realização de um sonho poder representar o meu Estado", ressaltou o lutador, que também garantiu um lugar no Pan-Americano do México.


Já a lutadora Dayanne Hirys, 14, única representante feminina da delegação cearense, também conquistou uma vaga na seleção brasileira.


 

 

Fonte: Jogada – Diário do Nordeste (02/ 04/ 15) 


Fortim: Centec: 42 cursos com vagas abertas

A capacitação acontecerá em 33 municípios, com carga horária de 40 a 100 horas FOTO: ROBERTO CRISPIM
O Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) está com inscrições abertas para 42 cursos de Formação Inicial e Continuada em 33 municípios cearenses. Os cursos possuem carga horária entre 40 e 100 horas e totalizam 1.811 vagas. As qualificações abrangem diversas áreas, como meio ambiente, saúde e segurança, gestão e negócio, hospitalidade e lazer, informação e comunicação.


As capacitações acontecerão nos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) das seguintes cidades: Acaraú, Amontada, Aracoiaba, Barreira, Brejo Santo, Campos Sales, Canindé, Crateús, Fortaleza, Fortim, Granja, Horizonte, Icó, Iguatu, Ipaumirim, Ipu, Itaiçaba, Jucás, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Massapê, Mauriti, Missão Velha, Orós, Pentecoste, Piquet Carneiro, Quixadá, Quixeré, Santa Quitéria, São Benedito, Tabuleiro do Norte e Viçosa do Ceará.


O Instituto Centec é uma organização social que está presente em 43 municípios cearenses oferecendo cursos básicos, técnicos de nível médio e superiores tecnológicos, por meio de parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece). O Centec foi pioneiro na difusão da ciência e tecnologia no interior do Estado. Em 2013, a instituição atingiu a marca histórica de mais de meio milhão de pessoas qualificadas.



Fonte: Regional – Diário do Nordeste (02/ 04/ 15)

Aracati: Teatro com contação de histórias passeia pelo Interior

A caravana cultural pretende realizar 18 apresentações teatrais e 13 oficinas, somente em cidades cearenses

Oito cidades do Interior do Ceará recebem, a partir da outra quinta-feira (9), o InConto Marcado, um projeto de cidadania cultural, de formação de plateia, de acessibilidade à arte e também uma ação de incentivo à leitura. Conforme a diretora do Projeto, a atriz Daniele Rodrigues, o InConto Marcado começa sua turnê em Pacatuba, com oficina, no dia 9, e espetáculos, no dia 10. Em seguida, visita as cidades de Aracati, Boa Viagem, Quixadá, Maranguape, Canindé, Itarema, Acaraú e Camocim, encerrando a Circulação Mecenas 2015 em 20 de agosto.


De acordo com a direção do Projeto, o InConto Marcado teve a sua primeira edição realizada em 2010, quando apresentou o espetáculo para mais de 10 mil crianças e ministrou oficina para aproximadamente 500 professores, ganhando o Prêmio Funarte de Circulação Literária. Com o recurso, o projeto foi realizado nas cidades de Barbalha, Nova Olinda e Crato, no Ceará; e Novo Acordo, Santa Tereza do Tocantins, Lagoa do Tocantins e Aparecida do Rio Negro, no Estado de Tocantins.


Neste ano, a caravana cultural pretende realizar 18 apresentações teatrais e 13 oficinas, somente em cidades cearenses, para um público estimado em 45 mil pessoas. A trupe circula em uma carreta personalizada, lembrando os antigos carros de teatro mambembe. Três atrizes e arte-educadoras conduzem o projeto pelo Interior do Estado. Em cada cidade serão realizadas duas sessões das peças "Fio após Fio" e "Brejo das Flores", uma pela manhã e outra à tarde, e uma oficina para os professores.


Contemplado pelo VI e VII Edital Mecenas das Artes, do Governo do Estado, e com o patrocínio exclusivo da Coelce, o Projeto tem uma estrutura técnica e cênica totalmente autônoma, assim, como grande acessibilidade e flexibilidade de circulação. O foco é realizar as ações em municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), formar plateia, levar teatro e formação para o Interior dos Estados, como um instrumento transformador capaz de proporcionar maior qualidade de vida e um futuro mais promissor.


As apresentações teatrais possuem um condão educativo com os dois contos da literatura brasileira. O primeiro deles, "Fio após Fio", de Marina Colasanti, narra história de duas fadas bordadeiras e irmãs, Nemésia e Gloxínia. "O outro conto, 'Brejo das Flores', de autoria do escritor pernambucano Luís Jardim, é repleto de singeleza e alegria, narrando a história de um 'certo menino mágico' e seus amigos, que resolveram brincar de circo, lá no Brejo das Flores", ressalta Daniele.


O espetáculo tem uma hora de duração. É rico de elementos cênicos e, principalmente, de conteúdo. Apresenta os dois contos de forma bastante distinta um do outro, instigando e surpreendendo o espectador. O primeiro é clássico, misterioso, imponente, reflexivo. O segundo é colorido, alegre, vivaz, interativo. Os cenários, figurinos, adereços, trilha sonora e estilo da interpretação evidenciam todas essas diferenças de forma a revelar as múltiplas possibilidades do ato de "contar histórias". Cenários, figurinos e adereços foram criados pelo artista plástico Marcelo Santiago. As ilustrações de Rosana Mapurunga.


Ainda de acordo com a diretora, "a concepção da peça não subestima a inteligência da criança. O jogo é o principal elemento de comunicação e expressão do universo infantil, e é incorporado à linguagem da apresentação, trabalhando no sentido de não 'infantilizar' a peça. Este é um diferencial, uma vez que a maioria dos espetáculos concebidos para o público infantil tem essa tendência".


A Oficina de Teatro, com ênfase na contação de histórias, tem duração de 3 horas/aula, utilizando recursos da linguagem literária e técnicas de artes cênicas. São ministrados exercícios que o educador poderá utilizar para se aprimorar e sempre que estiver trabalhando com contação de histórias. São utilizadas técnicas como: exercícios de respiração e de ampliação da capacidade vocal; técnicas de expressão corporal; dinâmicas interativas de sensibilização e de auto-observação; estímulo à imaginação e outras.


Cada oficina atende até 80 participantes, prioritariamente da rede pública de ensino ou profissionais que atuam em projetos socioculturais. Todos recebem certificado de participação. Foi criada com o intuito de proporcionar aos professores maior consciência da importância e da magia da leitura e da dramatização para a comunicação com as crianças.


Além de comandar o espetáculo e as oficinas, Daniele Rodrigues contracena com Solange Teixeira e Camila Di Cavalcante. Daniele Rodrigues iniciou sua carreira artística aos 9 anos, interpretando a Narizinho do Sítio-do-Pica-Pau-Amarelo, na Rede Globo (1981). Ela também protagonizou Zélia Gattai na minissérie Anarquistas Graças a Deus; atuou na novela Renascer, interpretando Juliette na primeira fase, e, em 1994, atuou no remake de Irmãos Coragem, interpretando a personagem Deolinda. Ela conheceu o Ceará aos 12 anos, quando veio viver a icônica personagem Expedita, filha de Lampião e Maria Bonita, no filme "O Cangaceiro Trapalhão", em 1983. Desde o ano 2000 trabalha com Arte Educação.


Solange Teixeira participa do InConto Marcado desde a sua criação. Ambas contam com mais de 30 anos de carreira no Teatro, TV e Cinema. Solange trabalhou em mais de 30 peças, entre as quais, "As Anjas", que lhe rendeu prêmio de Melhor Atriz no Festminas (MG), Festival de Anápolis (GO) e FNT de Guaramiranga (CE); "Sonho de Uma Noite De Verão", "O Rei Leão" e "Tita e Nic" com a qual fez temporada em São Paulo em 2011. Em 1991 participou do especial da Rede Globo Os Homens Querem Paz.


Chico Anísio


No cinema, atuou em "O Auto da Camisinha", com Chico Anísio e Gero Camilo. Desde 2005 participa do projeto visita espetacular no Theatro José de Alencar com o ator Robério Diógenes. Ontem, recebeu o troféu Carlos Câmara, por sua contribuição ao teatro cearense.


A mais jovem integrante, Camila Di Cavalcanti, começou a atuar em 1997, ao nove anos, na escola, onde fez a peça "Sítio do Pica Pau Amarelo". Em 2005, participou de curso de teatro no Sesc, onde interpretou Cinderela e permaneceu alguns meses em cartaz. No mesmo ano, entrou para o Curso Princípios Básicos de Teatro (CPBT), no Theatro José de Alencar, onde foi aluna de Paulo Ess. Em 2006 entrou para o Curso de Arte Dramática (CAD) da UFC, e teve como professores Ricardo Guilherme, Ghil Brandão e Betânia Montenegro. Em 2009 formou-se no curso superior em Artes Cênicas no IFCE.


SAIBA MAIS


Pacatuba - Dias 9 e 10 de abril
Aracati - Dias 12 e 13 de abril
Boa Viagem - Dias 24 e 25 de abril
Quixadá - Dias 26 e 27 de abril
Maranguape - Dias 9 e 10 de maio


Canindé, Itarema, Acaraú e Camocim ainda não têm datas definidas para a visita do InConto Marcado


Mais informações:


Projeto InConto Marcado
(85) 8770-9451 / 8535 -2002
contatoincontomarcado@gmail.com



Alex Pimentel
Colaborador



Fonte: Regional – Diário do Nordeste

Beberibe | Aracati: Ambulância do Samu capota na BR

A Unidade de Suporte Básico (USB) capotou e parou num matagal às margens da BR-304. O paciente que estava na ambulância morreu FOTO: VC REPÓRTER

 

Um acidente com uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do município de Aracati deixou uma pessoa morta e outros três ocupantes feridos no km 13, da BR-304, na tarde de ontem, na localidade de Boqueirão do Cesário, em Beberibe. O paciente com problemas respiratórios estava sendo levado a um hospital da região, mas foi arremessado para fora do veículo e morreu no matagal.


De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo saiu da pista nas proximidades de Boqueirão do Cesário e capotou. O motorista, a enfermeira e a acompanhante do paciente também ficaram feridos.


A PRF deslocou diversas patrulhas para o atendimento da ocorrência. Outras ambulâncias do Samu Leste também foram acionadas pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) para o local. Segundo a PRF, os outros ocupantes do veículo sofreram apenas ferimentos leves.


O motorista da ambulância, identificado por Batista, e a auxiliar de enfermagem Rita Nilce foram socorridos por ocupantes de outros carros que passavam pela rodovia federal. A acompanhante do paciente também sofreu apenas escoriações.


Hospitalizada

Os feridos foram encaminhados para o Instituto Doutor José Frota (IJF)em Fortaleza. Equipe da Perícia Forense do Ceará (Pefoce) realizou levantamentos no local do sinistro. As causas do acidente e da morte do paciente serão conhecidas após a divulgação do laudo pericial.


As imagens do acidente veiculadas nas redes sociais mostram a violência do acidente. A ambulância do tipo Unidade de Suporte Básico (USB), que trafegava em sentido Interior/Capital capotou algumas vezes e parou em um matagal às margens da BR. Segundo o IJF, a auxiliar de enfermagem passou por exames clínicos e, até o fim da tarde de ontem, permanecia internada.


 

Fonte: Polícia – Diário do Nordeste (02/ 04/ 15)


Litoral Leste: Rota das Falésias é a grande aposta

A integração de um roteiro pelo atrativos locais é a oportunidade para aproveitar a oferta turística da região
A Praia das Fontes, em Beberibe, é um dos grandes atrativos da região  FOTO: ANDRÉ LIMA

Unir esforços para ganhar em competitividade e sustentabilidade. Este é o desafio dos oito municípios que compõem o Litoral Leste cearense. O destino formado por praias e atrativos turísticos bastante procurados, como a Praia de Canoa Quebrada, em Aracati, e o Beach Park, em Aquiraz, hoje é promovido de forma isolada pelas principais operadoras nacionais de turismo, perdendo a oportunidade de aproveitar melhor todo o potencial da região.


Atentos à questão, o Sebrae Ceará, o Governo do Estado, as Prefeituras e os empresários locais estão unindo esforços para estruturar um roteiro turístico integrado no Litoral Leste, como forma de aumentar o fluxo de turistas, garantir uma maior permanência e aumentar o gasto médio dos visitantes nestes locais, beneficiando principalmente os micros e pequenos empreendimentos da cadeia produtiva do turismo da região.


Chamado de Rota das Falésias, o roteiro reúne os atrativos e empreendimentos turísticos da região formada pelos municípios de Eusébio, Aquiraz, Pindoretama, Cascavel, Beberibe, Aracati, Fortim e Icapuí. Para o diretor técnico do Sebrae, Alci Porto, a estruturação desta rota irá contribuir para um melhor aproveitamento das potencialidades e uma maior integração e potencialização dos elos da cadeia produtiva do turismo, ampliando a contribuição da atividade no desenvolvimento econômico daquela área.


De acordo com ele, o segmento de "Sol e Praia" deverá continuar sendo o principal fator atrativo para visitantes ao Litoral Leste, tanto para o público nacional como internacional, pois os equipamentos e serviços turísticos disponíveis na região são compatíveis com essa atratividade em termos de qualidade e quantidade. No entanto, segundo Porto, a ideia do roteiro é fortalecer também outros segmentos como o turismo cultural, de esportes e ecoturismo.


"No Litoral Leste, temos grandes possibilidades a serem trabalhadas, como a gastronomia, o artesanato e as manifestações culturais. Também temos nesta região as trilhas em manguezais, dunas, e atividades náuticas realizadas em lagoas, rios e mar como windsurfe, kitesurfe, que podem atrair os visitantes interessados no ecoturismo e no turismo esportivo".


Estruturação


O trabalho de estruturação da rota das Falésias é dividido em duas etapas. A primeira consiste na elaboração de um diagnóstico da oferta turística e análise da situação atual dos empreendimentos, produtos e serviços existentes no território, além da análise de mercado, para identificar os concorrentes, o perfil e expectativa dos clientes e o posicionamento do roteiro no cenário regional, nacional e internacional.


Na segunda fase, o foco do trabalho é o fortalecimento e qualificação dos empresários locais para atenderem à nova realidade de mercado e o apoio à comercialização do roteiro. Conforme o diretor técnico do Sebrae, a estratégia de roteirização turística já se mostrou bem-sucedida, como pode ser comprovado pelos resultados obtidos pela Rota das Emoções, que envolve os estados do Ceará, Piauí e Maranhão. "O trabalho que realizamos na Rota das Emoções já resultou na ampliação de três para sete dias na taxa média de permanência dos turistas naquela região e na geração de recursos da ordem de R$ 219 milhões a partir do fluxo turístico via agências de viagem", aponta Alci Porto.


Pequenos negócios


Segundo ele, a estruturação da Rota das Falésias irá estimular a criação de novos negócios e a expansão dos já existentes, ampliando e qualificando serviços e equipamentos turísticos na região. "O Sebrae, juntamente com os parceiros envolvidos, irá ajudar os micro e pequenos empreendedores a se prepararem melhor, a fim de que eles se tornem fornecedores de produtos e serviços aos turistas, gerando mais empregos e renda nos municípios envolvidos", afirma.






Fonte: TUR – Diário do Nordeste (02/ 04/ 15)

Aquiraz: Amazonense é perseguido e morto dentro de veículo

Baleado, o homem perdeu o controle do veículo e capotou. O criminoso foi até o automóvel da vítima e efetuou outros disparos FOTO: NAVAL SARMENTO
Um homem natural do Amazonas foi executado na madrugada de ontem, na CE-025, no bairro Porto das Dunas, em Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). O amazonense identificado como Mateus Soares do Nascimento, 28, foi baleado e morto dentro de um veículo.


De acordo com a Polícia, Mateus dirigia um Fia Uno e estava sendo perseguido pelo acusado do crime que seguia em outro automóvel Pálio de cor prata. Ao se aproximar da vítima, o acusado efetuou um disparo de arma de fogo que atingiu Mateus Soares no rosto.
A vítima perdeu o controle do carro, saiu da pista e capotou. Segundo a Polícia Militar, após o capotamento, o suspeito desceu do veículo e caminhou até o automóvel onde o amazonense estava e efetuou outros disparos de pistola Ponto 40.


Patrulhas do Batalhão de Policiamento Comunitário (BPCom-Ronda do Quarteirão) e do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur) foram acionadas para a ocorrência de tiroteio, mas ao chegar ao local, encontraram o homem ferido dentro do automóvel, e acionaram uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). No entanto, Mateus Soares já estava morto.


Apartamento


Ainda na madrugada de ontem, a Polícia obteve informações sobre o endereço da vítima e, no apartamento onde o amazonense morava, os policiais se depararam com uma adolescente de 17 anos de idade com uma certa quantidade de maconha, munições para pistola de calibre ponto 40 e um caderno contendo anotações e contabilidades do tráfico de drogas que pertenciam a Mateus Soares.


A adolescente, que também é natural de Manaus, foi encaminhada à Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA).


Equipe da Divisão de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) esteve no local do assassinato. O perito Pedro Amaro realizou levantamentos preliminares no veículo e no corpo da vítima.


O relatório do local do crime foi enviado ao delegado Lira Ximenes, titular da Delegacia Metropolitana de Aquiraz (DMA), que vai investigar o caso.



Fonte: Polícia – Diário do Nordeste (02/ 04/ 15)

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Aquiraz: Escola Luiz Eduardo na Praia do Presídio realiza Via Sacra.

Na tarde de ontem (01/ 04) os professores e alunos da Escola Luiz Eduardo Studart Gomes na Praia do Presídio no município de Aquiraz ocuparam as dependências da escola com a realização da Via Sacra, ato religioso que simboliza o trajeto percorrido por Jesus antes da sua crucificação no Monte Calvário. 















A Via Sacra é um momento de reflexão que nos lembra o caminho da dor e do sofrimento de JESUS, no percurso de sua Divina missão Redentora, quando de modo perfeito e heróico, demonstrou uma profunda obediência ao PAI ETERNO e um infinito Amor à humanidade de todas as gerações.



O evento teve o intuito de conscientizar os alunos da escola a entender o verdadeiro sentido da páscoa que é reviver na mente e no coração a grandeza do Amor de DEUS, que para Salvar e redimir a humanidade de todas as gerações, entregou o seu Divino FILHO em sacrifício, como Vítima Perfeita para lavar os pecados de todos nós! 




O movimento teve a participação do núcleo gestor, professores, funcionários, alunos e pais.