sábado, 11 de abril de 2015

Reunião deve decidir rumos da regulamentação de terras quilombolas em Aquiraz

Neste sábado, 11, o Ministério Público se reúne com representantes quilombolas e o Incra para decidir rumos da regulamentação de terras da comunidade Quilombolas de Lagoa do Ramo e Goiabeira
Imagem meramente ilustrativa retirada do Google Imagens
O Ministério Público do Ceará (MPCE), junto com a Fundação Palmares, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e alguns representantes quilombolas, irão discutir neste sábado, 11, a regularização de terras das comunidades remanescentes de Quilombolas de Lagoa do Ramo e Goiabeira, em Aquiraz.


Segundo o MPCE, em reunião preliminar nesta sexta-feira, 9, promovida pelo procurador da República Oscar Costa Filho, ficou evidente o conflito de interesses na comunidade sobre a regularização ou não das terras. Cada parte apresentou entendimentos distintos sobre o processo.


Para o Incra, é clara a incompreensão por parte dos quilombolas sobre os benefícios da regularização das terras, “que já poderiam estar asseguradas”. Com o impasse, o procedimento tramitará com a supervisão do MPF.


Na reunião deste sábado, 11, deverão ser apontadas as necessidades da comunidade e os rumos que o processo deverá tomar. O encontro será às 14h30min, na Escola da Comunidade Lagoa do Ramo e Goiabeira, em Aquiraz.



Fonte: Redação O POVO Online

Aquiraz: Nós temos a força!

No cenário do Aquiraz Riviera, os praticantes da modalidade testam seus limites físicos em curiosa competição 

O kettle bell faz parte do programa do Riviera Summer Crossfit 6450, evento que desafia os praticantes da modalidade, hoje, no Aquiraz Riviera FOTO: BRUNO GOMES

Força, resistência e overdose de adrenalina compõem o clima, neste sábado, do Aquiraz Riviera, cenário da disputa do Riviera Summer Crossfit 6450, "um game" da nova modalidade de esporte que cada vez mais ganha adeptos em nosso Estado e no País, segundo os organizadores.


O evento, que será aberto a partir das 8h, seguindo até as 16h, reunirá praticantes do esporte com um nível mais avançado. No total, 80 atletas participarão da competição, distribuídos em 20 equipes, que terão que cumprir desafiadoras provas.


Além de competidores do Ceará - inclusive de Sobral -, representantes de Pernambuco, Bahia e Maranhão estarão no Aquiraz Riviera (antes da praia do Presídio) na luta pelas melhores posições do pódio.


E as tarefas a serem cumpridas pelas equipes colocarão realmente à prova os limites físicos, concentração, sintonia entre os participantes e a superação.


Primeiro desafio


A prova que abre o programa - serão quatro no total - do Riviera Summer Crossfit é a corrida de 600m com um tronco (cerca de 45kg); 100 abdominais "sit up" (os integrantes do time deverão estar em contato pelo mesmo, em formato de corrente, para validar a execução); 50 passagens deste tronco sobre a cabeça; e 50 agachamentos também utilizando o equipamento.


Outra prova da competição será o levantamento de pneu (cerca de 200kg); exercício das argolas, sempre em equipe.


"Cada um dos times do Riviera Crossfit conta com uma mulher. E quanto menos tempo gastarem na execução das tarefas de cada uma das quatro provas, melhor", explicou Bertrand Guimarães, mestre de cerimônias no desenrolar da competição.


Mais informações:


Riviera Summer CrossFit 6450
Local: Aquiraz Riviera
Contato: (85) 3274-9000
Site: http://www.rscf6450.com.br/



Fonte: Jogada – Diário do Nordeste (11/ 04/ 15)

Aquiraz: Riviera Summer Crossfit 6450

O EVENTO

O Aquiraz Riviera e a Mega Gym Academia irão realizar no dia 11 de Abril um evento inédito. É o “Riviera Summer CrossFit 6450”, competição de CrossFit, uma nova modalidade no Brasil e que está cada vez conquistando mais praticantes. 


O “Riviera Summer CrossFit 6450” é um game de CrossFit aberto para todos os praticantes da modalidade com nível mais avançado que contatará com a participação de um total de 80 atletas, formando 20 equipes de quatro pessoas, que realizarão diversas provas da modalidade. A competição será realizada a partir das 8h da manhã no cenário paradisíaco do Aquiraz Riviera, com provas pela manhã e a tarde.


É um evento para quem tem na veia a competição e a adrenalina.


O evento contará com uma grande estrutura de apoio e lazer para que todos possam torcer e vibrar com todos os participantes. A organização promete surpreender com muita alegria e suor esse dia 11 de abril, que colocará o evento no calendário brasileiro de games de CrossFit.


O “Riviera Summer CrossFit 6450” é uma realização do Aquiraz Riviera e da Mega Gym Academia, contando com o trabalho desenvolvido pela Mova Publicidade, com apoio da Truke Midia. O evento conta também com o patrocínio de importantes marcas como: Reebook, Primeiro Eu Fit Fashion, Naturalle Ice Up, Modulos Containers e Gatorade.
Para todos relaxarem, um super final de tarde com muita música boa e gente bonita para fechar com chave de ouro o maior evento de crossfit do Norte e Nordeste


A ESTRUTURA


Localizado na praia de Marambaia, em Aquiraz, a cerca de 35 km, de Fortaleza, o Aquiraz Riviera é o maior empreendimento turístico de padrão internacional do Brasil. Com uma área total de 285 hectares, sendo 1.800 metros de frente para o mar e área hoteleira dividida em oito lotes de quatro hectares em primeira linha da praia, o Aquiraz Riviera, também, tem uma Área de Proteção Ambiental de 58 hectares para proteção da fauna e flora local. 


Outro ponto muito forte do Aquiraz Rivera, é sua cozinha de padrão internacional, onde você encontrará as melhores delícias do mundo em um só lugar. Para o evento o hotel disponibilizará toda a sua estrutura de lazer pra que você e sua família possam curtir todos os momentos do evento e todo a beleza do Aquiraz Riviera.




WOD - RSCF6450


PROVA 1 – SEM TIME CAP

1ª TAREFA - 1500M DE CORRIDA NO INÍCIO EM EQUIPE;
2ª TAREFA - 100 ABDOMINAIS SIT UP EM EQUIPE;
3ª TAREFA - 1500M DE CORRIDA EM EQUIPE COM TRONCO EM;
4ª TAREFA - 50 PASSAGENS DE TRONCO SOBRE A CABEÇA EM EQUIPE;
5ª TAREFA - 50 AGACHAMENTOS COM O TRONCO EM EQUIPE;
...

PROVA 2 – COM TIME CAP 10’

1ª TAREFA - DESLOCAMENTO COM O FARM WALK (200 METROS) + 80 METROS OVER HEAD LUNGE (DUPLA);
2ª TAREFA - 2.000 METROS DE REMO + 60 REPETIÇÕES DE DEADLIFT (DUPLA);



PROVA 3 – COM TIME CAP 15’

1ª TAREFA - DESLOCAMENTO COM VIRADA DE PNEU (100 METROS);
2ª TAREFA - 200 WALL BALLS;
3ª TAREFA - 150 Cal. DE AIR BIKE;
4ª TAREFA - DESLOCAMENTO COM VIRADA DE PNEU (100 METROS).



PROVA 4 – COM TIME CAP 15’

1ª TAREFA - 00 PULL UPS (PU);
2ª TAREFA - 40 MUSCLE UP (MU);
3ª TAREFA - 20 ROPE CLIMB (RC);
4ª TAREFA - 80 METROS DE SLED (SL) COM 60 Kg.



ONDE SE HOSPEDAR



Em virtude da magnitude do evento do Riviera Summer CrossFit 6450, os melhores hotéis da região disponibilizaram uma super condição para você aproveitar o evento e depois as paisagens paradisíacas da região com todo o requinte e conforto dos hotéis: Dom Pedro Laguna, Hotel Donana e Hotel Jangadeiro.






Desconto de 15% no valor do site.
Reservas: reservas@dompedrolaguna.com






Desconto de 40% total de R$ 126,00.
Diária p/ dois adultos e duas crianças até 7 anos, ou uma até 10, incluso o café da manhã.
Forma de pagamento: 50% em depósito bancário (confirmação), o restante no hotel.
Reservas: hoteldonana@yahoo.com.br






Desconto de 30% na diária no período de 10 a 12 de abril de 2015.
Reservas: reservas@hoteljangadeiro.com.br



COMO CHEGAR:


CONSULTE NOSSO REGULAMENTO

 

Fonte: http://www.rscf6450.com.br/

Território quilombola de Aracati tem RTID publicado no DOU

A Superintendência Regional do Incra no Ceará publicou no Diário Oficial da União (DOU) o edital de conclusão do Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID) do Território Quilombola de Córrego de Ubaranas, localizado em Aracati (CE), município distante 148 km de Fortaleza. A elaboração do documento, que reúne estudos sobre a história da comunidade e a área do território, é a primeira etapa realizada pelo Incra para regularização de um território quilombola. O edital foi publicado nas edições do DOU nos últimos dias 30 e 31 de março.


Os estudos reunidos no Relatório revelaram a presença de 61 famílias remanescentes de quilombos em Córrego de Ubaranas, com território identificado e delimitado em 1.626 hectares de área. O RTID reúne estudo antropológico da comunidade, elaborado por equipe técnica da empresa Terra Consultoria em Engenharia e Meio Ambiente, contratada pelo Incra/CE, e documentos como peças cartográficas com definição do tamanho do território e seus limites, estudos agronômicos, cadastro das famílias e dados dos imóveis inseridos na área do território, produzidos por técnicos da equipe de Regularização de Territórios Quilombolas da autarquia no Ceará.


Próximos passos

Com a publicação do edital é aberto o prazo de 90 dias para contestações ao RTID. O processo de regularização fundiária do território fica à disposição para consultas na Superintendência do Incra no Ceará. O documento também é publicado no Diário Oficial do Estado.


Após aprovação em definitivo do RTID, o Incra publica Portaria de Reconhecimento declarando os limites do território. O passo seguinte é a publicação de Decreto Presidencial declarando a área de interesse social para criação do território, por meio da desapropriação dos imóveis inseridos no perímetro do território quilombola. Após indenização aos proprietários e retirada das famílias não quilombolas, as famílias remanescentes de quilombos recebem o título de propriedade coletivo de suas terras em nome de uma associação comunitária local.



Assessoria de Comunicação Social do Incra/CE
(85) 3299-1307
imprensa@fla.incra.gov.br
facebook: incraceara
twitter: @incraceara
http://www.incra.gov.br/ce





Aracati: Dia Mundial da Saúde traz alerta para alimentação saudável

Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, que transcorreu no último Dia 7 de abril, o Governo Municipal de Aracati, através da Secretaria de Saúde e por meio dos diversos setores da saúde municipal, promoveu na manhã desta sexta-feira (10/04), na Praça São Marcelino Champagnat (Praça Marista), as comemorações relativas ao Dia, com muitos serviços e atividades. Cada setor contou com uma tenda onde foram disponibilizadas suas ações.




sexta-feira, 10 de abril de 2015

Prefeitura de Aquiraz lança seleção para agente administrativo, vigia, eletricista, gari, calceteiro, arquiteto e engenheiro

Confira os editais das Secretarias de Infraestrutura (Seinfra) e Agricultura, Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Pesca (Seamp)

Clicando abaixo:



Aquiraz: Dia 9 de abril - 15ª edição da Festa do Marco Vivo, promovida pelo povo indígena Jenipapo-Kanindé.





Fora momentos de encontro com a ancestralidade e de diálogos, regidos pelo torem entoado pelas lideranças indígenas e acompanhado por todo grupo.


O ritual também contou com momentos de discussão sobre as lutas desses povos e se encerrou com o plantio do tronco de yburana (planta nativa da região nordeste). Um espaço de renovação das lutas e a afirmação da cultura dos povos indígenas do Ceará.
Fotos: Nigéria.




Aquiraz: Uma Jóia Barroca

Por Ronald Tavares - História

É de sabença comezinha que Santana foi a segunda invocação mais comum do Catolicismo popular em terras brasileiras no Período Colonial, atrás somente de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da Coroa Portuguesa.



Todavia, chamou-me deveras atenção o fato de a Mãe de Maria ter sido tão cultuada em Aquiraz naquelas priscas eras, ao ponto de na Igreja Matriz existir um soberbo grupo escultórico representando a anciã ensinando à sua filha a famosa antífona latina Regina Angelorum.


A imagem sem dúvida remonta à primeira metade do Sec. XVIII, época em que Ouvidor Pedro Cardoso de Novaes Pereira empreendeu pujante reforma na Matriz, construindo inclusive uma capela para Santana.


Nos idos de 1740, as paragens cearenses enfrentaram grande estiagem, prejudicando a criação de gado que já se consolidava na Capitania como principal riqueza econômica. A Freguesia de Aquiraz, desde sua criação, por volta de 1700, teve como orago o Glorioso São José de Ribamar, o natural seria os fiéis invocarem o Santo Padroeiro para aplacar o rigor das secas e renovar as esperanças de um bom inverno, seguindo, de todo modo, a tão difundida crença popular. No entanto, no sec. XVIII, pelo menos em Aquiraz, onde São José destacava-se como principal devoção, curiosamente as orações para tal fim eram direcionadas à Santana.


No longínquo ano de 1741, em versão modesta, comparável de longe ao famoso Triunfo Eucarístico de Vila Rica setecentista, grande procissão reunindo o povo de Aquiraz, o clero secular, membros da Companhia de Jesus e os Edis em Corpo de Câmara saiu da Igreja Matriz levando a imagem de Santana para a capela dos Jesuítas, hoje em ruínas. Motivou o ato religioso a seca rigorosa que assolava o lugar, acreditavam todos aqueles fiéis que Santana intercederia por eles junto a Deus, reverberando o pleito comum de copiosas chuvas.


A imagem, tão cultuada no passado colonial, atualmente demora no Museu Sacro São José de Ribamar, impressionando a todos que o visitam, tamanha a perfeição do traços, vivacidade da carnação e arrojo na policromia. É sem dúvida um patrimônio material de nosso Município que agrega em si toda a religiosidade de um povo capaz de superar os mais caros desafios sem perder a linha da fé.


Créditos da fotografia de Santana: Catálogo do Museu Sacro São José de Ribamar, Fortaleza, 2013.

Aquiraz | Aracati: Flamengos e lusitanos

Segundo compêndios escolares, ocorreu de 1630 a 1654 a permanência dos holandeses em terras cearenses, mas consta que, já na beirada do tal século, um certo Jan Baptiste Syens havia ancorado na ponta do Mucuripe e lançado, pros rumos do interior, seus ambiciosos olhos verdes, tão brilhantes quanto as esmeraldas que sonhava encontrar naquelas brenhas. Dez anos depois, com a mesma intenção cúpida, outros marujos flamengos, Hendrick Cob e Adriasen Cluyt, voltaram ao Ceará após fracassadas tentativas na Bahia, quando subiram pelas abas de Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e vislumbraram os verdes mares bravios da nossa costa, na falta ainda das tais gemas turmalinas.


Mas havia dunas imensas, fartos úberes de vacas malhadas dos países baixos e aí, motivados edipianamente, os aventureiros puseram-se a fazer filhos nas nativas do caminho, gerando daí uma nova casta de morenos de olhos verdes que ainda hoje habitam as costas do Aquiraz à foz do Aracaty. Onde fizeram, à época, alianças com os índios, então inimigos dos portugueses dominadores de terras do Maranhão e mantedores na foz do Siriará do forte de São Sebastião comandado por Soares Moreno (o Martim enamorado de Iracema, segundo a crônica alencarina), cidadela tomada pelos comandados de George Gartsman.


Os nativos tiveram primordial importância nesta conquista e a aliança com os flamengos se deu como tática para manter as terras e se verem livres dos portugueses, acreditando na propalada fama de que os batavos eram menos brutais com relação à escravidão. Permaneceram no dito fortim meio cento de almas lideradas por Hendrick van Ham enquanto que Gartsman escoltava os prisioneiros até glebas potiguaras. Já em 1640 o comando do forte passou para Gedeon Morris de Jorge que, decepcionado com os falsos brilhantes, tentou explorar as áreas salineiras usando a mão de obra dos aliados indígenas que ainda foram convocados para a conquista do Maranhão no ano seguinte. O restante foi escravizado e vendido. Resultado: os nativos revoltaram-se, destruindo o forte e trucidando os holandeses que, cinco anos depois, voltaram sob o comando de Matias Beck. O qual tentou a pacificação em troca de bugigangas e outros presentinhos espelhados, mandando erguer às margens do riacho Pajeú, na colina Marajaitiba, um forte batizado em homenagem ao então governador de Holanda de nome Schoonenborch.


Os neerlandeses ainda passaram cinco anos procurando minerais na Itarema, Ibiapaba e Maranguape, sem muito sucesso. Com a seca de 1651-54 o forte cearense foi esquecido pelas autoridades flamengas. Novamente os índios, indispostos com os invasores, chegaram a sitiar a fortificação e matar alguns ocupantes. Por fim, em 1654, Back e seus prepostos tomaram o rumo de casa.


Saldo desse vira-e-mexe: anotações de Back em um diário e um detalhado mapa do forte, a certidão de nascimento da cidade de Fortaleza, já que o núcleo colonizador se deu às margens do Pajeú e não na Barra do Ceará, onde ficava o forte de Moreno. Ficou estabelecida verdadeira polêmica quanto à fundação da cidade de Fortaleza. Segmentos conservadores não viam com bons olhos a tese da primazia holandesa por seus evangélicos calvinistas, ao contrário dos portugueses, católicos.


A preocupação com o “marco-zero” de uma cidade não passa de uma ação meramente burocrática, um rito de passagem. Atribuir a fundação de Fortaleza a Moreno e Beck, para agradar as duas facções, seria um erro cronológico. Na verdade, Fortaleza surgiu espontânea e paulatinamente, não sendo fruto da ação intencional de uma única pessoa em determinada data. É ponto de união de várias sociedades e culturas, da dor e da alegria de milhares de pessoas ao longo dos séculos, no dizer do historiador Airton de Farias.


Já lá se vão 189 anos e estamos aqui a rememorar estes fatos. Com o tempo a cidade ocupou o espaço entre os dois rios (Ceará e Pajeú) e foi mais além. As dunas continuam alvas como os úberes das vacas malhadas e os mares verdes tais as esmeraldas incrustadas nas órbitas dos curumins da orla. Que ganharam nomes híbridos nas pias batismais católicas, os protestantes Vander, Vandick e Vanderlei. 
Como de regra.



Fonte: Coluna Audifax Rios – Jornal O povo (10/ 04/ 15)

Aracati: Poder político garantiu a hegemonia

Quando Fortaleza foi elevada à condição de vila, em 13 de abril de 1726, não havia indícios de atividade econômica de caráter urbano, diferente de outras grandes cidades que tiveram origem no período colonial. Salvador, Recife, São Luís e Rio de Janeiro, por exemplo, já nasceram como centros de produção para o mercado externo e sede dos aparatos militar e burocrático.


Enquanto Fortaleza, como o nome sugere, cumpria apenas a função de defesa do território. Essa condição permaneceria pelas décadas seguintes, até que o ciclo do algodão consolidou a vila fundada junto à Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção como a principal cidade do Ceará.


“O comércio direto com Lisboa e depois com outras praças da Europa seria a grande mola de animação da vida da Cidade”, disse o historiador Raimundo Girão na obra Geografia Estética de Fortaleza (1979). Entretanto, segundo a socióloga Maria Auxiliadora Lemenhe, em As Razões de uma Cidade (1991, Stylus), mesmo em 1726, Fortaleza ainda estaria longe ter força econômica. “A vila de Fortaleza, distanciada dos sertões da pecuária, continuaria sendo por mais de um século, um aglomerado sem sustentação econômica”, ela diz.


Mas, apesar da vantagem econômica de Aracati, o que fez Fortaleza vencer a disputa pela hegemonia no Ceará foi o fato de ter sido escolhida como capital da província. “O sistema político-administrativo do Império criou os mecanismos políticos e institucionais favoráveis à hegemonia do núcleo”, diz Lamenhe. 


Para Rui Martinho Rodrigues, as capitais brasileiras sempre exerceram um forte poder de atração sobre os mais diversos setores da economia, devido à concentração de recursos financeiros e das atividades burocráticas.


“Chama atenção a importância do poder politico para a atividade econômica. E os grandes negócios têm, muitas vezes, uma passagem pelo poder público. Nos estados federados pobres, o poder da economia estatal é muito grande e, para obter vantagens, o setor privado tem de negociar muito com o público”, diz Rodrigues.


Nos primeiros 150 anos de fundação, foramo porto e, posteriormente, a ferrovia, que contribuíram para tornar Fortaleza um empório comercial, diz Rodrigues. Para ele, a vocação de Fortaleza para o comércio se deu por falta de alternativas. “O Estado não tem vocação extrativista mineral, nem vocação agrícola ou industrial. Então sobrou o comércio.” (BC)




Fonte: Economia – Jornal O povo (10/ 04/ 15)

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Jenipapos-Kanindé comemoram 15 anos do Marco Vivo em Aquiraz


 A comunidade indígena dos Jenipapo-Kanindé está em festa pelos 15 anos do “Marco Vivo”, na Lagoa da Encantada, em Aquiraz.  A comemoração se dá pela ocasião da conquista do direito às terras, quando o Governo Federal, através da Fundação Nacional do Índio (Funai), aprovou a delimitação da área em 1999.

Durante a comemoração, são apresentados rituais de danças sagradas como o “Toré” (dança de agradecimento), realizada ao redor de uma Imburana, árvore nativa na caatinga, e oferecidas comidas típicas como macaxeira frita,peixe assado e batata. Também, acontecem palestras sobre a história da tribo.

De acordo com a cacique Pequena, os índios Jenipapo-Kanindé já estão na localidade há sete gerações, mas só tiveram o direito adquirido legalizado com a intervenção governamental.
A festa que ocorre desde ontem, 8, encerra-se hoje,10, às 18 horas, e conta com a presença de moradores da região, além de antropólogos, sociólogos e estudantes universitários.

A Prefeitura de Aquiraz apoia aquela comunidade, através das secretarias da Saúde, Educação, Assistência Social e Cultura. Entre os serviços prestados, a manutenção de uma escola indígena dentro da reserva, uma Centro de Referência e Assistência Social (CRASS) e uma unidade de Saúde, com fornecimento de insumos como medicamentos e material de limpeza.

Além disso, a Secretaria de Turismo e Cultura tem incentivado a manutenção de vivas tradições dos índios.


SAIBA MAIS

A Jenipapo-Kanindé é uma das nove etnias indígenas reconhecidas no Estado. A comunidade vive às margens da Lagoa da Encantada, Aquiraz, em meio a um campo de dunas.

Agricultura familiar, pesca e produção de artesanato sustentam a tribo. O turismo comunitário vem sendo outra importante alternativa econômica. Grupos são recepcionados pela cacique Pequena, que abençoa a partida para as trilhas. Entre elas, a do Morro do Urubu, uma vista panorâmica de toda a área indígena. 


Fotos: Joselito Araújo






Pindoretama | Cascavel: Presidente da Funceme diz que recarga nos açudes não é significativa

Sávio Martins ressaltou também que a tendência de um inverno acima da média é possível mas difícil diante do quadro de chuvas até aqui
Apesar de algumas chuvas intensas em algumas regiões, o presidente da Funceme ressaltou que a tendência da quadra invernosa esteja abaixo da média
Em 24h, a maior chuva foi em São Gonçalo do Amarante com 94.0 mm FOTO: KLEBER A. GONÇALVES

O presidente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Sávio Martins, viajou nesta quinta-feira (9) bem cedo até Brasília com o objetivo de captar recursos para a Fundação bancar projetos de monitoramento das secas e mudanças climáticas, junto a órgãos como Agência Nacional de Água (ANA) e  Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e do Parnaíba (Codevasp). Em entrevista ao repórter José Maria Melo, no Aeroporto Internacional Pinto Martins, ele ratificou que as chuvas que caem no Ceará não estão sendo suficientes para garantir um aporte significativo nos grandes e médios açudes.



Sávio Martins ressaltou que ainda não está totalmente descartada a possibilidade de uma quadra invernosa na média ou acima dela. Entretanto, a tendência até aqui é de que se confirme o cenário previsto pela Funceme, dechuvas abaixo dos índices históricos.


Das sete horas desta quarta-feira (8) até sete horas desta quinta-feira (9) choveu em 110 municípios, conforme atualização realizada no site da entidade às 12h30. São Gonçalo do Amarante registrou a maior ocorrência, com 94 milímetros.



Em Fortaleza, "entre a madrugada e manhã, teremos céu com nebulosidade variável e períodos de chuva. À tarde e à noite, céu parcialmente nublado". Choveu, nas últimas 24 horas na Capital, 26 milímetros.



Segundo a Funceme, "a nebulosidade sobre o Ceará está associada à proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCI), principal indutor das precipitações nesse período no Estado.


Previsão  



Para o restante do dia, a previsão é de que "as regiões cearenses deverão permanecer sob a influência de áreas de instabilidade atmosférica que devem deixar o céu com nebulosidade variável e com chuvas". Nesta sexta-feira (10), "teremos nebulosidade variável com chuvas isoladas no centro-norte. Nas demais regiões do Estado, há possibilidade de chuva isoladas".



Para este sábado (11), "as regiões cearenses deverão permanecer sob a influência de áreas de instabilidade atmosférica, que devem deixar o céu com nebulosidade variável e com chuvas isoladas no centro-norte, principalmente, entre a tarde e a noite. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado ao longo do dia".


Nove maiores chuvas por municípios no dia
 
- São Gonçalo Do Amarante (Posto: Croata) : 94.0 mm

- Cascavel (Posto: Cristais) : 66.2 mm

- Morada Nova (Posto: Aruaru) : 60.0 mm

- Pindoretama (Posto: Pindoretama) : 60.0 mm

- Caucaia (Posto: Caucaia) : 59.0 mm

- Jijoca De Jericoacoara (Posto: Jericoacoara) : 54.0 mm

- Palhano (Posto: Palhano) : 51.0 mm

- Itarema (Posto: Itarema) : 50.0 mm

- Pacajus (Posto: Pacajus) : 48.8 mm

- Marco (Posto: Marco) : 44.5 mm



Fonte: Regional (Online) – Diário do Nordeste (09/ 04/ 15)

Pindoretama quer atrair turistas

A tradição dos engenhos de cana-de-açúcar existentes na região é um dos atrativos utilizados para chamar para o município os turistas que atualmente circulam a caminho das praias do Litoral Leste do Ceará FOTO: DANIEL ROMAN
Aproveitar a tradição ligada aos engenhos de cana-de-açúcar para atrair os turistas que hoje circulam a caminho das praias do Litoral Leste. Este é o desafio do município de Pindoretama, que fica a 43 km de Fortaleza e é ponto de passagem para destinos como Canoa Quebrada, Praia das Fontes e Icapuí. Para aproveitar este potencial, o Sebrae Ceará, o Instituto Frutal e a Prefeitura do Município estão iniciando um trabalho de estruturação dos atrativos turísticos locais. Este trabalho faz parte do Projeto Rota das Falésias, que pretende estruturar um roteiro envolvendo nove cidades do Litoral Leste.


"A maioria das pessoas que passam a caminho das praias desconhecem a cidade de Pindoretama. Mas ela possui atrativos importantes que podem ser explorados como uma grande concentração de engenhos de cana de açúcar, a orquestra de sopros e a produção da maior rapadura do mundo", afirmou Euvaldo Bringel, secretário adjunto da Agricultura, Pesca e Aquicultura do Estado do Ceará.


De acordo com a gestora estadual do Turismo do Sebrae Ceará, Evelyne Tabosa, a ideia do projeto é promover o ordenamento destes atrativos turísticos e culturais da cidade para que eles possam estar integrados à Rota das Falésias e capacitar os pequenos empreendedores para receber os visitantes.


Projeto


O projeto de turismo de Pindoretama foi apresentado em reunião realizada na Prefeitura Municipal para empresários locais, gestores públicos e parlamentares. Na oportunidade, segundo Evelyne, foi destacada a importância do envolvimento da comunidade para elaboração da iniciativa. "O sucesso do projeto depende da participação e do engajamento dos atores locais, desde o processo de sua construção até a recepção dos turistas que virão ao município", destacou a especialista.


O próximo passo, de acordo com a gestora estadual do Turismo no Sebrae Ceará, será a elaboração de um diagnóstico para fazer um levantamento dos potenciais turísticos existentes no município e as necessidades de melhoria a serem implementadas. Além disso, será realizado um trabalho de estímulo ao associativismo visando à criação da Associação dos Engenhos, que é uma das principais atividades econômicas e cultural da cidade.


Estruturação do roteiro


Todo este trabalho, de acordo com Evelyne Tabosa, está integrado ao processo de estruturação do projeto Rota das Falésias. "O Rota das Falésias irá estruturar os atrativos turísticos dos nove municípios envolvidos, o que contribuirá para aumentar o tempo de permanência e o gasto médio dos turistas nestas cidades do Litoral Leste", argumenta a gestora do Sebrae. A iniciativa é uma ação do Sebrae Ceará, em parceria com governo do Estado, prefeituras e empresários dos municípios de Eusébio, Aquiraz, Pindoretama, Cascavel, Beberibe, Aracati, Fortim e Icapuí.




Fonte: TUR – Diário do Nordeste (09/ 04/ 15)

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Aquiraz: Para onde tenha sol e mar

Riviera Beach Place, no Aquiraz Riviera, é a aposta da Mota Machado nos empreendimentos à beira-mar
Realizar o sonho de ter uma casa na praia vem cada vez mais vinculado a uma série de equipamentos de lazer e serviços exclusivos, como estratégia das construtoras para atrair interessados em adquirir segunda moradia à beira-mar. No litoral do Ceará, dentre as áreas com empreendimentos à venda estão Porto das Dunas e a praia do Cumbuco. Saiba quais são as entregas previstas para este ano.

O sócio-diretor da Lopes Immobilis, Ricardo Bezerra, avalia que a expansão dos condomínios tornou a segunda moradia mais acessível. “Dá chance ao cidadão ter um imóvel na mesma localização que os mais ricos”, considera, ressaltando que há unidades a partir de 57 metros quadrados. “Casa (de praia) dava muito trabalho, era mais forte no passado. Tem que cuidar da segurança, do jardim. No condomínio há taxas cujos custos são divididos”, ressalta.


Os preços, por sua vez, subiram - ele estima que giram em torno de R$ 7 mil o metro quadrado. “É um mercado que aqueceu. Como agora é um período sem muitos lançamentos, o mercado não se oxigena e o estoque está acabando. Se a oferta diminui, os preços sobem”.


Entre os novos produtos está o Manhattan Beach Riviera, da construtora Manhattan, no Aquiraz Riviera, com entrega prevista ainda para este semestre. Em um terreno de 50 mil metros quadrados e ainda com unidades à venda, de 80 a 203 metros quadrados, o gerente comercial da Manhattan Luiz Otávio acredita que, nessa fase de acabamento, o projeto deve ter um incremento de vendas.


“É um produto diferenciado, um condomínio dentro do complexo dos mais valorizados no Ceará e com grande procura, o que agrega muito valor ao empreendimento. Ainda tem margem de valorização, que faz com que seja um produto desejo”, estima.


Já no Cumbuco, litoral oeste, será entregue em setembro o Wai Wai Cumbuco Residence, da Magis Incorporações, com 245 apartamentos, todos com vista para o mar, destaca o gerente de vendas, Eleno Damasceno. “O exponencial, além do lazer, é a tranquilidade, já que, por exemplo, as vagas de garagem são no subsolo, com elevador. Os pais podem ficar relaxados com os filhos sem fluxo de carro”, destaca.


O empreendimento, que ainda possui unidades à venda, tem ênfase também na sustentabilidade. “Todas as madeiras são certificadas, o revestimento do prédio é em cerâmica e o projeto arquitetônico favoreceu a luminosidade”, ressalta.


Cuidados


Ao planejar o investimento, o comprador deve ter alguns cuidados, que, segundo Bezerra, são os mesmos que ao adquirir um apartamento ou uma sala comercial. Saber quem é a construtora, se ela está entregando os lançamentos, e atentar para a documentação. “Na praia, há essa questão de checar, porque pode ser que a documentação não esteja 100% regularizada”.


DICAS 

MANHATTAN BEACH RIVIERA (MANHATTAN)
Onde: Aquiraz Riviera

Características: 252 unidades - apartamentos e bangalôs - de 80 a 203 m². 200 metros de frente mar. Piscina de borda infinita de 70 metros de comprimento. Heliponto, quadra poliesportiva, spa , quadra de tênis, espaço de lazer para crianças com mini aquapark. 
Entrega: primeiro semestre de 2015
Preço: a partir de R$ 511 mil (unidade de 80 metros)

RIVIERA BEACH PLACE (MOTA MACHADO)

Onde: Aquiraz Riviera
Características: apartamentos de 70m² a 175m², varanda gourmet, opções de dois quartos até coberturas duplex com quatro quartos e piscina. Áreas de lazer com 30 itens, telhado verde , quadras poliesportivas, spa ,sauna, ofurô e fitness center; espaço kids. Possibilidade de colocar imóvel sob gestão do Hotel Dom Pedro Laguna .

Entrega: já entregue
Preço: não informado


WAI WAI (MAGIS)
Onde: Cumbuco

Características: 245 apartamentos, de 78 e 95 m² (duas vagas de garagem) pra 156 e 190 m² (quatro vagas). Lazer com complexo de piscinas, fitness center, spa, restaurantes, quadra de tênis, campo, playground, sauna, praça, pista de cooper.
Entrega: setembro de 2015

Preço: a partir de R$ 467 mil


BEACH WAY RESIDENCE (PLACIC)
Onde: Porto das Dunas (a 600 metros do Beach Park)

Características: 97 apartamentos, sendo três opções: 57,61 m², 63,92 m² e 102,08 m² (dois a três quartos). Piscinas, sauna, churrasqueira e deck, academia fitness, salão de jogos, salão de
festas, kids room.
Entrega: novembro de 2017

Preço: não informado


VG SUN CUMBUCO (DIAGONAL)
Onde: Cumbuco

Características: Oito blocos, 304 apartamentos, áreas que variam de 39 m² a 99 m², 13 bangalôs, com 26 apartamentos, de 139m². Quadras de tênis e poliesportiva, fitness, piscinas e clube para crianças. Serviços do hotel Vila Galé.
Entrega: outubro de 2016

Preço: a partir de R$ 302.510




Fonte: Imóveis – Jornal O povo (08/ 04/ 15)