sábado, 18 de abril de 2015

Semana Literária de Cascavel termina hoje

Imagem meramente ilustrativa | Facebook
A I Semana Literária de Cascavel, que teve início na última segunda-feira, 13, e se encerra hoje, tem oferecido diversas atividades educativas e culturais para estudantes da rede pública. Um dos pontos de destaque do evento foi o I Fórum Municipal da Leitura e Escrita nas Diversas Áreas do Conhecimento do Município de Cascavel, que ocorreu ontem. O fórum teve como tema de trabalho as perspectivas e caminhos para a formação de leitores na cidade.




Fonte: Breves – Jornal O povo (18/ 04/ 15)

Aracati: Entretenimento para todos os gostos e idades

Para curtir uma boa programação, quem mora no Interior não precisa mais se deslocar até Fortaleza

Com o objetivo de celebrar a dança no seu mês e compartilhar experiências entre grupos da região, a Associação Dança Cariri (ADC) realiza, em parceria com o Sesc, a VII Semana D da Dança Cariri


Atividades culturais são realizadas neste fim de semana no Interior do Ceará. Mostra cinematográfica, teatro, dança e ações de incentivo à leitura Acontecem em diversas cidades, oferecendo oportunidade de lazer e diversão. O Serviço Social do Comércio (Sesc) e outras instituições culturais promovem os eventos artísticos.


Para curtir uma programação cultural não é mais preciso moradores do Interior deslocar-se até grandes centros urbanos. É crescente a chegada de peças teatrais, mostra de cinema, espetáculos de dança e shows no sertão cearense.


Ao longo desta semana, vários eventos vêm ocorrendo em várias regiões do Estado. Um deles é a Semana D da Dança Cariri. Outros é a Semana do Livro Infantil que acontece em nove cidades. Esses dois eventos têm programação encerrando neste sábado.


Com o objetivo de celebrar a dança no seu mês e compartilhar experiências entre grupos da região, a Associação Dança Cariri (ADC) realiza, em parceria com o Sesc, a VII Semana D da Dança Cariri. A programação acontece de forma gratuita, em Juazeiro do Norte, até hoje.


Durante a semana, foram realizados intercâmbios entre artistas locais, apresentações artísticas, oficinas, roda de improvisações, roda de danças circulares e lançamento de livro. As apresentações acontecem no Terreiro Mestre Margarida e no Teatro Sesc Patativa do Assaré. Já as oficinas acontecem na sede da Associação Dança Cariri.


A programação da Semana D da Dança Cariri inclui oficina de dança contemporânea com Rosa Ana Druot; apresentação de grupos de dança da APAE, do Corpo de Baile Dança Cariri, da 'A alma dança' por Jayane Diniz; oficina contemporânea com João Paulo e Clarissa Pontes; Roda de Improvisações em que qualquer pessoa pode chegar e dançar, eventos de coreografia e interpretação por Malu Kerst, Clarissa Costa e João Paulo Lima.


Os participantes também participaram de oficina com Danielle Esmeraldo e houve apresentação da Quadrilha Junina Nação Nordestina, dos grupos de dança da AABB do Crato, do Grupo Nova Vida, da Cia de Artes Sintra, oficina de Jazz com Luciana Araújo, e da Cia Traquejo, de Exu, de Pernambuco, além da apresentação de vídeo.


Ontem, houve oficina de Contemporâneo com Fabiana Lima Lolly Pop, na Associação Dança Cariri (ADC), Roda de danças circulares/sagradas com Sandra Albano, no Terreiro Mestre Margarida; do espetáculo 'É assim que eu danço', da Escola de Dança Rocha, e de Water Drop, no Teatro Sesc Patativa do Assaré.


Neste sábado, acontece oficina de Contemporâneo com Fabiana Lima Lolly Pop, de Fortaleza, na Associação Dança Cariri (ADC); apresentação de 'Alafia' - Alysson Amâncio Cia de Dança, no Terreiro Mestre Margarida. À noite, apresentação de 'Fios do Tempo', da Cia da Ideia, do Rio de Janeiro; 'Bolha', da Cia Inspire Arte; do 'Desejo voar', por Aline Souza, no Teatro Sesc Patativa do Assaré.


Para comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado hoje, 18, o Sesc realiza a Semana do Livro Infantil. A programação especial e gratuita vem levando ações de incentivo à leitura para as cidades de Juazeiro do Norte, Crato, Sobral, Iguatu, Crateús, Aracati, Ibiapina e Quixeramobim. Durante os cinco dias, as atividades acontecem em escolas, praças públicas e Unidades do Sesc.


A programação oferece um leque de atividades, destinadas aos fãs da literatura infantil, com contação de história, exposições, oficinas, exibições de filmes, lançamentos de livros, bate-papo com escritores, espetáculos teatrais e biblioteca itinerante. No espaço da biblioteca itinerante, foi disponibilizado um acervo para consultas e empréstimos de livros.


Em Sobral, como parte da programação do Cine Sesc deste mês, houve a exibição do filme "E se vivêssemos todos juntos?", de Stéphane Robelin.


Nesses últimos dois dias, o Sesc da cidade do Crato recebeu o Coletivo Dama Vermelha, com o espetáculo "Borboletária", apresentada no Teatro Adalberto Vamozi. A montagem passeia pela crueldade e sensibilidade, em um jogo de constante oscilação entre os sentimentos, um ponto de encontro entre os desencontros da vida, em que as relações e sensações das personagens se mesclam, se confundem e se perdem. No enredo, borboletas predestinadas a viverem para enfeitar as paredes de algum solitário que anseia por suas asas ou por fotografias daquilo que deveria ser belo, mas que é traiçoeiro.


O espetáculo traz uma comparação da simbologia da borboleta à raça humana com uma extrema ligação entre os indivíduos e uma conexão sobre um mesmo fim: a morte.




Fonte: Regional – Diário do Nordeste (17/ 04/ 15)

Aquiraz | Beberibe: Taxa de ocupação hoteleira da Capital deve superar 71%


Segundo estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), os feriadões deste ano deverão motivar cerca de  585 mil viagens ao Ceará FOTO: LUCAS DE MENEZES
Mesmo com a proximidade de um feriado prolongado - primeiro de maio, dia do Trabalho -, o feriado de Tiradentes, na próxima terça-feira (21), deverá atrair 87,4 mil turistas ao Ceará, segundo estudo do Ministério do Turismo. Conforme a pasta, a previsão de ocupação da rede hoteleira da Capital é de 71,56% para o período entre a noite de ontem e a noite de terça-feira.


Conforme o coordenador de Estudos e Pesquisas da Secretaria de Turismo do Ceará (Setur), José Valdo Mesquita, a maioria dos turistas deverão vir dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Piauí, Minas Gerais e do Distrito Federal.


Mesquita ressalta que em locais com Beberibe e Porto das Dunas, a expectativa de ocupação chega a 80%. Em Caucaia, acrescenta, a ocupação esperada é de 65% a 70%.


Próximo feriado


Apesar da movimentação significativo no período, o coordenador ressalta que é esperado um fluxo muito mais expressivo no feriado de primeiro de maio, uma vez que este cairá em uma sexta-feira. "O feriado que cai numa sexta-feira atrai muito mais pessoas do que o que cai na segunda-feira", salienta.


Segundo o Ministério do Turismo (MTur), o impacto econômico dos feriados nacionais prolongados, neste ano, para o Ceará, será de R$ 841,2 milhões.


Já de acordo com um estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), os feriadões deste ano deverão motivar, ao longo de 2015, aproximadamente 585 mil viagens ao Ceará.



Fonte: Negócios – Diário do Nordeste (18/ 04/ 15)

Cascavel | Aracati: Saúde pública clama por socorro

Na próxima segunda-feira haverá uma audiência para tratar da questão do Hospital de Iguatu


Hospital de Iguatu, segundo as lideranças locais, está agonizando e precisa de socorro do Estado
FOTOS: HONÓRIO BARBOSA
Os hospitais polos regionais no Interior do Ceará enfrentam dificuldades financeiras para se manter em funcionamento. A crise vem se agravando a cada mês ante a falta de repasses de recursos suficientes pelo governo estadual e federal.


O prefeito de Iguatu, Aderilo Alcântara, solicitou oficialmente que o governo do Estado que assuma a gestão da unidade. A proposta, apresentada por meio de ofício, foi entregue, recentemente, ao secretário de Saúde do Estado, Carlile Lavor, que ainda não se pronunciou.


Na prática, o gestor municipal apresentou duas propostas: o Estado assumir a gestão administrativa e financeira do Hospital Regional de Iguatu Dr. Manoel Batista de Oliveira ou ampliar o repasse de verba mensal para a instituição. "Estamos aguardando uma resposta da Secretaria da Saúde do Estado", disse Alcântara.


Na próxima segunda-feira está prevista a realização de uma audiência na Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde Pública, com a participação da promotora Isabel Porto, do prefeito Aderilo Alcântara, assessores e representantes da Secretaria da Saúde do Estado. A audiência foi motivada pelo Ministério Público Estadual (MPE) da comarca de Iguatu.


A crise financeira, as reclamações da população sobre a falta de médicos e dos próprios prefeitos da região Centro-Sul que encaminham pacientes para o hospital polo de Iguatu já motivaram audiências no Ministério Público Estadual. Na semana passada, foi realizada a mais recente audiência com a presença de alguns prefeitos e secretários de Saúde dos municípios, sob a coordenação do promotor de Justiça, Flávio Pinheiro de Souza. Os gestores municipais reafirmaram a impossibilidade de ampliar o repasse de verba para o Hospital de Iguatu.


"A saúde está um caos, não se consegue a transferência de pacientes para o hospital regional de Juazeiro, que está lotado, e há uma fila de mais de 40 pacientes esperando por cirurgia traumatológica. Chegamos a uma situação insustentável", disse Alcântara. O prefeito lembrou que solicitou da Sesa, em 2014, recursos mensais de R$ 70 mil para a contratação de um anestesista e de um traumatologista, mas não foi atendido.


Em janeiro passado, prefeitos da região se encontraram com o secretário Carlile Lavor para mostrar as dificuldades que a unidade enfrenta e solicitar a ampliação de repasse de verba por parte do Estado. De lá para cá, mais duas audiências foram realizadas com o titular da Sesa.


Aprece


O prefeito de Piquet Carneiro (que integra a microrregião de Iguatu), e presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Expedito José do Nascimento, confirmou que vem sofrendo cobranças de outras regiões sobre problemas semelhantes no setor de Saúde. "O governo precisa tratar todas as cidades e regiões com igualdade, sem privilégios", defendeu. "Estou tentando uma audiência com o governador para tratar desse tema".


Ainda em janeiro passado, prefeitos e secretários de Saúde de cidades que têm hospitais polos reuniram-se, na sede da (Aprece) com o secretário de Saúde do Estado. O esforço comum é a busca de solução para resolver a crise financeira que se agravou nas unidades hospitalares. As despesas são elevadas e as receitas escassas, numa conta que não fecha e traz enormes dificuldades para os gestores.


Há 36 hospitais polos no Ceará, segundo a Sesa. Dois na Capital e 34 no Interior. São unidades públicas municipais ou filantrópicas que recebem recursos do governo do Estado e das prefeituras para ampliar a assistência à população na própria microrregião. As unidades polos ficam em Cascavel, Caucaia, Maranguape, Maracanaú, Baturité, Aracoiaba, Canindé, Itapipoca, Aracati, Quixadá, Quixeramobim, Russas, Limoeiro do Norte, Sobral, Acaraú, Tianguá, Tauá, Crateús, Camocim, Icó, Iguatu, Brejo Santo, Crato, Várzea-Alegre, Juazeiro do Norte e Barbalha. Alguns municípios têm mais de uma unidade.


Foram construídos pelo governo do Estado para atender a macrorregiões, o Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte, e o Hospital Regional Norte, em Sobral, além do de Quixeramobim. Há projeto também para construção de uma quarta unidade em Limoeiro do Norte.


Região Central


As duas maiores cidade do Centro do Estado, Quixadá e Quixeramobim, enfrentam realidades diferentes. Enquanto o prefeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta, busca agilizar o início do funcionamento do Hospital Regional do Sertão Central, cujas obras foram concluídas no fim do ano passado, o prefeito de Quixadá, João Hudson Bezerra procura agilizar a ampliação do Hospital Municipal Eudásio Barroso. Os dois clamam da escassez de recursos mas não têm interesse em entregar a gestão dos seus hospitais ao Estado.


Desistência


O prefeito de Limoeiro do Norte, Paulo Duarte, depois de reuniões com o governo do Estado, desistiu de deixar o status de hospital polo regional para municipal e aguarda novas parcerias com a Secretaria de Saúde do Estado. O município investe cerca de R$ 700 mil por mês no Hospital Deoclécio Lima Verde.


A assessoria de Comunicação da Sesa informou que repassa por mês R$ 309 mil para o hospital de Iguatu, que atende a dez municípios (Acopiara, Cariús, Jucás, Catarina, Irapuan Pinheiro, Mombaça, Piquet Carneiro, Saboeiro, Quixelô e Iguatu). Já o Aderilo Alcântara afirma que recebe mensalmente R$ 400 mil do governo federal e a Prefeitura repassa para o hospital cerca de R$ 700 mil.



Mais informações


Hospital Regional de Iguatu
Fone: (88) 3510. 1250
Secretaria da Saúde do Estado
Av. Almirante Barroso, 600
Praia de Iracema
Fortaleza, Ceará
Fone: (85) 3110. 5220


Honório Barbosa
Colaborador





Fonte: Regional – Diário do Nordeste (18/ 04/ 15)

Aquiraz: Hora de cascos afiados

Por trás do glamour das provas há uma mudança de rotina dos cavalos e jóqueis antes da disputa de um GP importante

No domingo, atletas e animais voltam à pista do Jockey Club FOTO: TUNO VIEIRA

Rotina dos jóqueis não é das mais fáceis. Jander Pereira Cunha acorda às 4h diariamente para começar a preparar os treinamentos FOTO: KID JÚNIOR

Neste fim de semana, o Jockey Club Cearense (JCC) sedia a sétima reunião da temporada turfística 2014/2015, com o GP e Leilão Fortaleza Quarter Horse, para animais Quarto de Milha, e o II GP Magi Averaldo, com animais Puro Sangue Inglês (PSI).


Na manhã dessa sexta-feira, 17, uma equipe do Diário do Nordeste esteve no JCC, nas cocheiras do Haras Marinheiro, do criador Paulo Miranda, e bateu um papo com o técnico Reimir Carvalho Ferreira, o Polaco, goiano, radicado há 15 anos no Ceará.


E o técnico ratificou que a rotina dos cavalos, por exemplo, é diferente às vésperas de um GP.


"O treino dos animais quando as corridas estão próximas, como em qualquer outro esporte, tem o apronto final. A gente tira o tempo deles e a partir daí é feito um trabalho mais leve, não tão forte como que era feito antes de programado o GP".


Na semana da corrida, de acordo com o Polaco, "os animais que vão correr recebem massagens e gelo, entre outras coisas. E a dois dias da corrida é descanso, para eles chegarem com a maior explosão muscular, maior gás para competir nas provas do Quarto de Milha".


Geralmente, as provas com animais da raça são na distância de 320m, caso do GP Fortaleza Quarter Horse. Ainda segundo o Polaco, a alimentação do dia a dia não muda para os corredores. Só que no dia do GP a quantidade de alimentos é bem menor que a habitual, para ficarem mais leves. "Essa alimentação é à base de ração, aveia, alfafa e feno, além de suplementos vitamínicos", explica o treinador.


"Existe, sim, aquela ansiedade antes das corridas. Mas a partir do momento em que a gente conduz o animal para a pista passa tudo, e aí a ansiedade e emoção na disputa passa para os torcedores", complementou ele.


Estreia em 2003


A estreia do jóquei Jander Pereira Cunha, da cidade de Canindé, como profissional, foi no ano de 2003, e já com vitória, montando o animal Guloso Lake no GP Duda Mendonça, no JCC.


E Jander, que defende o Haras Marinheiro, tem uma rotina puxada, que começa geralmente ao raiar do dia. "A gente começa a montar os animais da cocheira às 4 horas, o trote, para nos acostumarmos com os cavalos e vice-versa. E voltamos a trabalhar com os animais à tarde, lá pelas 3 horas da tarde. E uma vez por semana treinamos o galope", detalha Jander.


Mas às vésperas de um evento importante como o GP Fortaleza Quarter Horse, no qual montará quatro cavalos, um deles o Garoto Dash, do próprio Haras Marinheiro, o atleta diz que a carga horária e de trabalho diminui. "Nada de exageros, para evitar lesões e ficar concentrado na 'carreira', o que vai poder fazer, etc".


Saiba mais
Programação


A 7ª Reunião da Temporada 2014/2015 terá como destaques o Segundo Grande Prêmio Magi Averaldo (2.200 metros) e a Final do Grande Prêmio Fortaleza Quarter Horse Show (320 metros)


Leilão


A programação do evento começou nessa sexta-feira, 17, com a apresentação dos animais do GP Fortaleza Quarter Horse Show, na Vila Hípica. Também houve a exibição dos animais da raça Quarto de Milha, que participariam do Leilão Fortaleza Quarter Horse Show


Aberto ao público


A entrada para assistir ao evento no Jockey Club Cearense (situado no Km 3 da Estrada da Coluna, em Aquiraz) é gratuita



Moacir Félix
Repórter



Fonte: Jogada – Diário do Nordeste (18/ 04/ 15)

Aracati: Prefeito discute com o comando dos Bombeiros a liberação alvará para quadra de Lagoa Nova

Nesta sexta-feira (17/04), o prefeito de Aracati Ivan Silvério, participou de uma audiência com o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará – CBMCE, Cel QOBM João Carlos de Araújo Gurgel, audiência esta, agendada pelo governador, Camilo Santana, quando tratou da liberação do alvará do referido órgão, solicitado pela Caixa Econômica Federal – CEF, para aprovação do projeto da construção da quadra esportiva na comunidade de Lagoa Nova.


O referido espaço, que será utilizado não somente para a prática esportiva, mas também para realização de eventos religiosos, reuniões da comunidade, difundir a cultura regional e oportunizar aos jovens e ao povo em geral, um local de lazer e entretenimento.



Operação de voos regulares no Aeroporto de Aracati está bem próxima

O prefeito de Aracati Ivan Silvério, foi hoje (17/04), ao Departamento Estadual de Rodovias do Estado do Ceará (DER-Ce), órgão delegatário dos Aeroportos no Estado, onde conversou com o assessor aeroportuário, Cel. Paulo Edson, sobre a operacionalização dos voos no Aeroporto de Aracati.


Na ocasião o prefeito foi informado, que para operações de voos regulares da aviação regional é necessário à instalação de um equipamento EPTA (Estação Permissionária de Telecomunicações Aeronáuticas) e este já está sendo licitado pelo Banco do Brasil.


Segundo o Cel. Paulo Edson, até julho o Aeroporto de Aracati estará pronto para funcionar a todo vapor, oportunizando emprego, renda e mais divisas para o município.


Acompanharam o prefeito Ivan Silvério, neste encontro, o vereador Michelson Bernardes e o operador aeroviário, Rodrigo Ribeiro.




Prefeita Solicita Aumento de Efetivo da PM para Beberibe

A prefeita Michele Queiroz pede o aumento do efetivo da PM no Município.
A prefeita de Beberibe, Michele Queiroz, juntamente com o vice-prefeito Célio da Palmeira e o deputado estadual Bruno Gonçalves, reivindicou o aumento do efetivo da Polícia Militar (PM) no Município. O pedido foi realizado no dia 14 de abril, em audiência com o Coronel Macêdo, Comandante Geral Adjunto da Polícia Militar do Ceará (PM/CE). A reunião ocorreu no Quartel do Comando Geral da PM/CE, em Fortaleza.


A segurança pública passou a ser considerada um problema fundamental para todo governante brasileiro, em todas as esferas de poder. Cada município, com suas peculiaridades, enfrenta seus dilemas no intuito de garantir o bem-estar dos seus cidadãos. Em Beberibe, a condição de destino turístico e a imensa extensão territorial com dezenas de núcleos populacionais são condições que impelem a Prefeitura Municipal a buscar o aumento para o efetivo da PM local.



Alunos de Aquiraz conhecem campo de golfe no Riviera

Foto: Joselito Araújo 
A Prefeitura de Aquiraz, através da Secretaria de Educação e Desporto do Município, levou alunos da rede de ensino para conhecer um campo de golfe,  em parceria com o empreendimento Aquiraz Riviera. Toda quarta-feira, cerca de 100 estudantes são recebidos para que os alunos possam interagir com um esporte ainda incomum na nossa região.


Instrutores projetam um painel sobre meio ambiente e, logo em seguida, vão para o campo, onde têm a oportunidade de desenvolver suas habilidades motoras, cognitivas e sociais, o que ajuda a melhorar o desempenho nas atividades escolares. Quando retornam às aulas, os alunos produzem relatório, contando como foi a experiência.


O projeto, que teve início no mês de abril, segue por todas as quartas- feiras e proporciona aos alunos que se interessaram e se destacaram, a oportunidade de praticarem o esporte gratuitamente. Nesse sentido, a Secretaria de Educação já está fazendo levantamento dos alunos para oferecer o transporte e horário adequado.


Mais informações:


Secretaria de Educação e Desporto
Telefone: (85) 3361-1827




Aracati: IACB torna público o Edital do XI FESTMAR

O Instituto Aracupira de Cultura Brasileira – IACB, torna-se público o EDITAL do XI FESTMAR – Festival Internacional de Teatro de Rua do Aracati – CE, evento que será realizado em Aracati – CE, no Período de 29 de junho a 1º de agosto de 2015.
O XI FESTMAR selecionará 25 espetáculos teatrais de CIA’s e Grupos Teatrais vindo de qualquer cidade do Brasil e do mundo.
O FESTMAR é hoje considerado como um dos maiores festivais de teatro já realizado por uma Instituição Não Governamental do mundo.


O XI FESTMAR – Festival Internacional de Teatro de Rua do Aracati é um evento cultural de caráter Internacional promovido pelo Instituto Aracupira de Cultura Brasileira – IACB, com a finalidade de cumprir a destinação a que se propõe essa entidade cultural, destinação essa expressa nos objetivos devidamente estabelecidos em seus estatutos e que, em última instância, constituem a verdadeira razão de sua existência: Promover o Desenvolvimento da Cultura Popular.


O XI FESTMAR Justifica-se tendo em vista o papel que seus objetivos e suas finalidades desempenham dentro da política cultural do Brasil, a partir da realidade cultural do Município de Aracati e do estado do Ceará. Justifica-se também pela proposta de formação de novos atores e de novas plateias para o teatro e pela ideia de defesa do Patrimônio Cultural e da memória histórica, aliada a geração de emprego e renda, elementos que se fundem para referendar a importância do XI FESTMAR.


O Objetivo Geral do Evento é promover o teatro como um instrumento de transformação social e de construção da cidadania. Os objetivos específicos são: popularizar a cultura teatral, facilitar o acesso popular às produções culturais, propiciar o surgimento de novos atores e atrizes, bem como de técnicos cênicos e difundir o gosto pelo teatro formando plateias para as artes cênicas.


O XI FESTMAR tem um compromisso com a defesa do Patrimônio Histórico Nacional de Aracati, com a preservação dos ecossistemas dos manguezais do Rio Jaguaribe, com a promoção do turismo e com a geração de emprego e renda.


A realização do evento é do Instituto Aracupira de Cultura Brasileira – IACB e conta com patrocínio do Governo Municipal de Aracati, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura.



Beberibe: Praça Central de Sucatinga Está em Obras

Os trabalhos foram iniciados logo após a prefeita Michele Queiroz assinar a ordem de serviço. A construção do novo Largo da Matriz de Sucatinga é realizada com recursos próprios.



A Prefeitura de Beberibe retomou a construção da praça central da Sucatinga, conforme anunciou a prefeita Michele Queiroz no último dia 10 de abril, quando da realização do Projeto Com Amor naquela comunidade. Como não houve possibilidade de retomar o convênio anterior, a prefeita determinou a construção da nova praça com recursos do Erário Municipal, cujos trabalhos são acompanhados pela Secretaria Municipal de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente (SEPLAN).


A solicitação dos moradores é mais que justa e necessária, pois o Largo da Matriz de Sucatinga era um dos lugares de encontro e de realização de inúmeros eventos. A gestão anterior demoliu a praça então existente, cortou árvores e executou menos de 5% das obras previstas. Agora, após a licitação e assinatura da ordem de serviço, o Governo Municipal pretende entregar a obra o mais rápido possível.



Aracati: Prefeito Ivan vai ao Detran agilizar inicio das obras da Regional

Acompanhado do vereador, Michelson Bernardes, o prefeito de Aracati Ivan Silvério, participou na manhã de hoje (17/04), de uma audiência agendada pelo governador Camilo Santana, com o superintendente do Detran/Ce, Igor Ponte, onde discutiu a respeito da agilização da ordem de serviço para inicio das obras da Regional do Detran em Aracati.


Igor Ponte, informou ao prefeito Ivan, que a obra já está concretizada, passou por licitação, o contrato está assinado e os recursos garantidos.


Nos próximos dias será marcada a data da ordem de serviço, que contará com as presenças do governador Camilo, do secretário das cidades, Ivo Gomes e do próprio Igor.


“É importante ressaltar, a Regional do Detran de Aracati, foi uma conquista de nossa gestão, que será construída com recursos estaduais, onde o terreno pronto para receber a obra, foi uma doação do município”, fez questão de destacar o prefeito Ivan Silvério, em sua rede social.


O prefeito Ivan Silvério, aproveitou a ocasião para agendar com Igor Ponte, uma audiência para o dia 22 de abril de 2015 (quarta-feira), às 14h30min, onde tratará da problemática dos taxistas de Aracati.




Beberibe: Mais 96 Famílias Receberão Cisternas de Placas

Mais 96 famílias do sertão beberibense estão aptas a receber material e mão-de-obra para a construção de cisternas de placas com capacidade de 16 mil litros d’água.





A Prefeitura de Beberibe continua com a implantação de cisternas de placas nas comunidades interioranas. As localidades e famílias foram selecionadas pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável (CMDS), e, entre os pré-requisitos para a construção das cisternas, costa a participação nos cursos de Gerenciamento de Recursos Hídricos (GRH), os quais a prefeita Michele Queiroz tem acompanhado de perto. Na primeira quinzena de abril foram realizados mais três cursos de GRH nas localidades de Cruz, Tapuio e Alto Alegre, capacitando noventa e seis (96) famílias.


Nos dia 7 e 8 de abril, o curso foi realizado na comunidade de Cruz, beneficiando treze (13) famílias daquela comunidade e mais sete (7) em Salgadinho. Nos dias 8 e 9, o curso de GRH foi realizado na localidade de Tapuio (da BR-116), beneficiando dezoito (18) famílias do próprio Tapuio, cinco (5) do Açude Novo, três (3) da Lagoa do Peixe, duas (2) da Lagoa dos Santos, duas (2) do Riacho da Areia e uma (1) do Serrote do Mel. Nos dia 10 e 11 de abril, foi a vez da localidade de Alto Alegre receber o curso, que capacitou trinta e seis (36) famílias em Alto Alegre e mais nove (9) na Várzea Redonda. Com esses cursos, mais noventa e seis (96) famílias estão aptas a receber o material para a construção das cisternas de placas, cada reservatório com capacidade para armazenar dezesseis mil (16.000) litros d’água.




Casa do Saber de Aquiraz realiza cursos de formação para alunos e professores

Foto: Joselito Araújo 
A Prefeitura de Aquiraz, através da Secretaria de Educação e Desporto, está realizando hoje, 17, o Curso de Formação para Alunos e Professores, na Casa do Saber Justiniano de Serpa. O objetivo é capacitar docentes e estudantes para que possam desenvolver suas atividades de forma mais eficiente e com qualidade.


Os cursos estão sendo ministrados por três coordenações: Educação de Jovens e Adultos (EJA), com a Professora Elisângela Oliveira; Atendimento Educacional Especializado (AEE), com a professora Conceição Brindeiro, e a Coordenação do Espaço de Leitura, com a professora Patrícia Veloso.


As atividades iniciaram às 8 horas e se estendem até às 17 horas, quando todos os participantes receberão certificado de conclusão do respectivo curso. A Secretaria realiza os cursos de formação, pelo menos, uma vez ao mês.



Mais informações:

Secretaria de Educação e Desporto
Telefone: (85) 3361-1827