terça-feira, 14 de março de 2017

4 anos sem Marconi Coelho Reis

“Saudade é um sentimento que quando não cabe no coração, escorre pelos olhos” (Bob Marley)
No dia 13 de março de 2013, 4 anos atrás, faleceu o Professor Marconi Coelho Reis, em sua residência, em Cascavel.

Biografia:


Marconi Coelho Reis, nascido aos 06 de novembro de 1963, em Cascavel, passou sua infância e adolescência na localidade de Capim de Roça. De família humilde, o professor nunca se contentou com a vida do campo e partiu para estudar e trabalhar em Cascavel. No Colégio Padre Valdevino Nogueira - CNEC iniciou sua vida docente. Na mesma época ingressou na Universidade Federal do Ceará-UFC, no curso de Licenciatura em História. Excelente profissional, também lecionou em Cascavel, nas seguintes escolas: Colégio Cascavelense-CC; Patronato Juvenal de Carvalho e Padre Arimatéia Diniz. Em Beberibe, trabalhou como professor e Coordenador do Colégio Vicente Dourado, onde desenvolveu um excelente trabalho pedagógico, porém sua maior paixão era a sala de aula, viajar pelos fatos históricos, fazer com que seus alunos entendessem que o presente dependeria do que foi feito no passado.

Ingressou como professor temporário na EEFM Custódio da Silva Lemos, em 2003, na qual se efetivou no concurso público do estado do Ceará no ano de 2009 e permaneceu até a data de seu falecimento. Concomitantemente com as atividades na Custódio da Silva Lemos, o professor também ministrava aulas da Universidade Estadual Vale do Acaraú – Uva, polo de Cascavel , local onde seu corpo foi velado.

Em sala de aula, aquele homem franzino se transformava em um gigante. Suas aulas eram movidas a emoção, questionamentos, discussões. Um detalhe importante foi o fato de boa parte de seus colegas de trabalho ter sido seus alunos na adolescência, isso mexeu muito com todos nós, profissionais da educação, pois conhecimentos o historiador em sala de aula e o amigo nas reuniões pedagógicas e horário de intervalo. Sempre preocupado com a educação dos jovens, o professor Marconi motivava a todos a prosseguirem seus estudos, para com isso transformaram a realidade local de suas comunidades. Seu sonho mais recente era ser Mestre, e já cursando pós-graduação em Metodologia de Ensino na UECE, dando assim o primeiro passo para sua realização.


Fonte da Fundamentação Teórica da Matéria: https://www2.al.ce.gov.br/legislativo/tramit2016/pl229_16.htm

Fotos: Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário