BEBERIBE


HISTÓRIA



Foi somente no início do século XIX que houve uma ocupação do local, quando Baltazar Ferreira do Vale, residente no Riacho Fundo, em Cascavel, e Pedro Queiroz Lima, morador do sítio Mirador, em Aquiraz, chegaram àquele núcleo.
Baltazar comprou o sítio Lucas, nome primitivo de um dos distritos de Cascavel, no ano de 1783, e Pedro, na mesma época, o sítio Bom Jardim. A proximidade favoreceu o relacionamento das duas famílias. E o sítio Lucas, que oferecia melhores condições de povoamento, deu início a um importante núcleo do qual originou a cidade de Beberibe.
Antes de ser conhecido por Lucas, o local recebeu a denominação de Uruanda, nome atribuído pelos indígenas que ocupavam a região. Beberibe foi o nome com o qual Brasiliano Ferreira de Araújo registrou as suas terras, adquiridas por 10 mil réis, localizadas onde hoje é a sede do Município. A preocupação de Brasiliano foi doar a área para a construção da igreja. Inaugurada em 1875, a igreja impulsionou o crescimento do povoado, já então conhecido por Beberibe. E em 5 de julho de 1892 foi criado o Município de Beberibe, pertencente à comarca de Cascavel.
De Município a distrito, e de distrito a Município, Beberibe teve que conviver diversas vezes com essa mudança, até novembro de 1951. Naquela data, o então governador Raul Barbosa sancionou a Lei nº 1.153, que restaurou em definitivo a autonomia do Município, atendendo a imposição dos ilustres filhos da terra. À frente do movimento, que nasceu em 1946, estava o desembargador Boanerges Facó. No entanto, somente em 25 de março de 1955 o Município foi oficialmente instalado.
Beberibe, que na língua tupi significa “lugar onde cresce a cana”, conheceu um expressivo desenvolvimento econômico a partir da implantação de aproximadamente uma centena de engenhos de cana de açúcar na região. A riqueza originada da indústria de rapadura local fez com que Beberibe fosse apelidada por Cascavel e Sucatinga de “Vila Rica”.


Morro Branco

Igreja Matriz - Padroeiro Jesus, Maria e José

Mercado Público Municipal




Fonte: http://www.issoebrasil.com/conteudo.php?tp=1&id=00064

4 comentários:

  1. BEBERIBE CIDADE LINDA E MARAVILHOSA QUE NOSSO DEUS ABENÇOE E SEMPRE PROTEJA EM NOME DE JESUS..................

    ResponderExcluir
  2. Já foi chamada de Vila Rica antes de o ser de .....Políticos Ricos....

    ResponderExcluir
  3. se a onda verde pegar beberibe,é fim dessa cidade..

    ResponderExcluir
  4. Beberibe é simplismente uma linda cidade.Que pena que os senhores governantes, não estão dando o devido valor pra nosso povo que vive na nossa cidade.Senti que há uma grande carência de mão de obra qualificada.Gostaria tanto que esse próximo prefeito,olhasse com bons olhos, as Empresas que estão chegando na cidade, com vontade de trabalhar e formar mão de obra, para suprir a necessidade de profissionais qulificados.Acredito e ponho fé na humanidade.É pra frente que se anda!!!!

    ResponderExcluir