CASCAVEL



POR QUE NOSSA CIDADE SE CHAMA CASCAVEL?
(…) Em 25 de fevereiro de 1694, DOMINGOS PAES BOTÃO e seu cunhado, JOÃO DA FONSECA FERREIRA, adquiriram uma DATA DE SESMARIA que denominaram SÍTIO CASCAVEL. A data de sesmaria era um pedaço de terra, às vezes de grande extensão, que o cidadão requeria ao Governo para plantar e criar. Botão e Ferreira habitavam o médio Jaguaribe, e perseguido pelos índios resolveram mudar-se para o litoral, onde não havia conflito entre os habitantes nativos (índios) e o colonizador português.
Aí está! Foram estes dois homens – Domingos Paes Botão e João da Fonseca Ferreira, acompanhados de pequeno grupo de outros bravos pioneiros, os responsáveis pela primeira e real investida de colonização portuguesa das terras cascavelenses, por assentamento.
É verdade que outros aventureiros já haviam andado por aqui, mas não fizeram morada. Passaram realizando apenas o reconhecimento das terras, procurando saber se tinham boas condições de aproveitamento, se serviam para plantar e criar . Estes exploradores não se instalaram com suas famílias.
Com Domingos Paes Botão e João da Fonseca Ferreira, porém, foi diferente. Eles aqui fixaram residência e permaneceram por algum tempo, até que transferiram suas terras para os parentes MANOEL RODRIGUES DA COSTA e sua mulher, FRANCISCA FERREIRA PESSOA, irmã de João da Fonseca Ferreira, construtores, em 1710, da Capela de Nossa Senhora do Ó.
Aí está! Você já sabe como foi iniciada a colonização das terras de Cascavel. Mas, por que este nome? Por que CASCAVEL?
Certamente você vai gostar de saber como e por que os primeiros colonizadores puseram este nome, não? Logo o nome de uma cobra venenosa!
Por esta razão quiseram substituí-lo! Primeiro insistiram em São Bento, o santo protetor contra as picadas do perigoso ofídio. Não deu certo e, a não ser popularmente, jamais teve esta denominação, embora sua feira semanal, por alguns, ainda seja chamada de Feira de São Bento.
Também propuseram a mudança para Visconde do Rio Branco, Paranaguaçu e Piranji.
Como topônimo, isto é, como nome de lugar, Cascavel surgiu, oficialmente, pela primeira vez no Ceará, na sesmaria do citado Domingos Paes Botão e seu cunhado, João da Fonseca Ferreira.
Segundo seus mais antigos e idosos moradores, o nome teria surgido de viajantes e comboieiros, em suas travessias do Porto do Aracati para Fortaleza, ou vice-versa, que se arranchavam sob a copa de frondosos cajueiros existentes no meio da caminhada. Foi nesse local, antes mesmo da chegada de Domingos Paes Botão e João da Fonseca Ferreira, que algumas pessoas teriam encontrado um ninho de cobras cascavéis, ficando como ponto de referência para encontros, com a expressão “LÁ NA PARAGEM DA CASCAVEL” ou “LÁ NO NINHO DA CASCAVEL”. Este fato teria levado os fundadores a adotar o nome de Sítio Cascavel para as suas terras.
Há quem afirme, porém, que o nome teria surgido por causa de uma cascavel que dava entrada à sesmaria de Manuel Rodrigues Bulhões e que seria ponto de encontro de comboieiros (hipótese mais provável). A cascavel é uma porteira de sítio, formada por dois mourões (estaca de madeira) perfurados, fincados no chão, distantes três ou quatro metros um do outro, com paus na horizontal, atravessando os furos dos dois lados, fechando a passagem.

Capela de Nossa Senhora do Ó em Cascavel - CE, tal como era 1859. Construção de pura alvenaria, típica do Ciclo do Gado. É sobremodo curiosa a ingenuidade dos calçamentos do frontão e do campanário lateral. Erguida em fins só século XVIII.

Rua Direita e Praça da Matriz

Igreja da Matriz com o Cruzeiro

Rua Padre Valdevino

Praça do Poço

Praça do Mercado

Câmara Municipal

Rua Direita e o prédio do Cinema

Barracões da rapadura e das frutas

Matadouro Público

Movimento de 1935 - Confeitaria Odeon
Texto e imagens: Cascavel Didático
Edições Colégio Cascavelense atendendo às necessidades curriculares conforme os PCN`s (Parâmetros Curriculares Nacional), publica a 2ª edição do “CASCAVEL DIDÁTICO: Subsídios Básicos de Sociedade e Cultura para Estudantes do Ensino Fundamental”, de autoria Oswaldo Benício Sampaio, Antônio Manoel de Sousa e Evânio Reis Bessa, 39 páginas, revisada e ampliada. O livro em estilo horizontal traz várias ilustrações e fotos antigas de Cascavel numa homenagem aos 310º aniversário de fundação da cidade (25 de fevereiro). O objetivo principal é “fortalecer nossa identidade e a cidadania trocando idéias para construção de uma sociedade mais solidária e justa”, os conteúdos abordam o município desde sua fundação, tratando também da evolução social, educação, religiosidade, a cultura, o lazer e destaca filhos da terra. A professora Vasti Rodrigues, 2ª série do ensino fundamental interdisciplina os assuntos com os alunos ceceístas. A tiragem é reduzida: 40 exemplares. Disponível na Biblioteca Pública do Município e na Biblioteca Professor Francisco Mattos Dourado, do Cc; somente para consulta e pesquisa.

Fonte: portalcascavel.worpress.com
           www.historiadecascavelceara.com.br

25 comentários:

  1. Blog tentencioso. Não acompanha as eleições e expõe o prório desejo. Tiago ganha essa eleição e Ivonete perde pela 4ª vez. Cascavel precisa de gente jovem e com vontade de trabalhar pela nossa terra. O que foi que os Queiroz fizeram tanto tempo na Prefeitura. Cidade precisa de empregos, educação, saúde. Nada disso foi feito na era QUEIROZ. Vote 27.

    ResponderExcluir
  2. QUE DIZER QUE A RAÇA DO CRETINO VAI FAZER TUDO ISSO QUE VC MENCIONOU, ACORDA ILUDIDO ELE VAI SIM FAZER, MAIS É PELA A FAMILIA DELE E POR MEIA DÚZIA DE CARRAPATOS QUE SUGAM DA PREFEITURA, SOSTÔ VC ABRIR A BOCA E DIZER UMA CAOISA DESSA, PRÁ INICIO DE CONVERSA O TEU QUERIDINHO A PREFEITO QUNDO NA ÉPOCA DE TÃO SEC. DE AÇÃO SOCIAL FRAUDOU O PRÓPIO CONTRA CHEQUE COLOCANDO UM VALOR ALTISSIMO PARA FAZER UM IMPRESTIMO ALEGANDO RECEBER ESTE VALOR DE 17 MIL REAIS, ME MOSTRE ONDE TEM NUM CASCAVEL QUE UM SECRETÁRIO GANHE TUDO ISSO, E TEM? qUANDO O SEU PREFEITINHO ERA PREFEITO. ACORDA ALICE...SE INFORMA!!!!!

    ResponderExcluir
  3. O POVO DO CASCAVEL JÁ ESCOLHEU SUA PREFEITA QUE É IVONETE QUEIROZ...31 NELEEEEEEEEEEEEEEEEEES!!! DALHEEEEEEEEEEEEEEEEEEE 31 NESSE BANDO DE BABÃO DOS 27. VÃO PROCURAR O QUE FAZER BANDO DE SANGUE SUGAS SÓ QUEREM MAMAR NAS TETAS DA PREFEITURA, MAS NÃO VÃO CONSEGUIR ESTA ELEIÇÃO ESTÁ PROTEGIDA COM A FORÇA DO SENHOR.

    ResponderExcluir
  4. vc deveria deixar deus fora dessa baixaria ...........

    ResponderExcluir
  5. e isso ai vamos nessa acorda que a hora e essa nada de familia cretina(o),dali 31 31 31 31 31 31

    ResponderExcluir
  6. A CAMPANHA DOS QUEIROZ E DOS MUNHOZ COMEÇOU COM O JÁ GANHOU E ESTÁ P MORRER NA PRAIA!TAMBÉM COM DESESPERO,VIOLÊNCIA E CENAS DE BAIXARIA NÃO ELEGE ESSAS PESSOAS NEM MESMO AMARELANDO A CIDADE COM BANDEIRAS COMPRADAS PELA CANDIDATA! IMAGINA SE ELA GANHASSE! OS HUMILHADOS SERÂO EXALTADOS....

    ResponderExcluir
  7. o povo de cascavel ja escolheu mesmo e 27 e nao abre mao!!!
    imagine essa tal mulher ganhasse... meu povo ela nao tem cara e coragem para enfrentar um debate! pq????? se ela tem planos para cascavel, era a hora de ela se abrir e mostrar que pode e vai fazer o certo em cascaverl mas.. o que ela fez fugiu da raia kkk é armacao e o que ela tal diz?? pois entao saia das cuecas do maridao, saia da armacao! e entenda que eleicao e para que sabe liderar com coragem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tu é tão idiota e tão invonveniente que coloca anônimo na declaração, você fala mal da Ivonete, sendo que nem a conhece, se informe antes de falar besteira, ou vá procurar uma lavegem de roupa, porque estou vendo que você não tem o que fazer mesmo seu BOSTA, vou colocar perfil anônimo em homenagem a você que é uma ruma de MERDA, porque vocês do vinte sete só resolve as coisas assim na baixaria...

      Excluir
    2. vcs e q sao baixos!!!!

      Excluir
    3. Chora, chora, chora que é nóis na fita...

      Excluir
  8. quem e ivonete queiroz?voce sabe onde ela mora?cuidado em se prescisar de medicamenos de graça vai ter que se umilhar na casa dela ou ja esqueceram a era do coronelismo comandado por seu marido corrupito

    ResponderExcluir
  9. e isso ai meu povo vamos votar de coraçao vote conciente vote 27272727272727tiafirmo 272727272727272727272727.ultima noticia tino foi ameassado por integrantes dos adiversarios lhe mostraram ate 1 arma que campanha da paz e essa da dona ivonete queiroz?mas como meu companheiro(a)teclou os umilhados serao os exaltados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse mesmo blog a uma notícia descrevendo o que aconteceu, ninguém do 31 mostrou arma para o creTINO, que com certeza apareceu lá para fazer pirraça, baderna e confusão como é do fetio dele, ô (Anônimo 3 de outubro de 2012 12:05) tu só pode ser um babão que quer mamar as custas da prefeitura mais isso não vai acontecer porque a Ivonete vai ganhar o povo já tá decidido e esse tipo de falcatrua e confusão que o pessoal do 27 quer fazer não vai dá certo não, por que o pvovo já decidiu e quer é 31, 31, 31, 31... Dá-lhe 31, dá-lhe Ivonete...

      Excluir
  10. o povo tem o q merece agora!q pena q ela e prefeita de todos e todos vao sofrer!!!!.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ninguém vai sofrer o povo sabe o que é certo, quem vão sofrer são eles que não vão mamar da prefeitura, vão ter que procurar emprego e trabalhar como todo cidadão e não roubar e ficar ricos as nossas custas como fizeram durante 8 anos... Ivonete vai dá uma lição de como se comanda um municipio com responsabilidade e dignidade.

      Excluir
    2. DALIIIIIII 27E NÃO DESISTO NUNCA..........

      Excluir
  11. a nossa prefeita IVONETE 31q ja recebeu a posse i a chave da prefeitura no dia 01janeirode2013!i os bicudos vam ter q se conforma por q a prefeita e elllla daliiii3131313131

    ResponderExcluir
  12. os babãos do 31 já estão chorando prefeitura não é máquina de emprego ela já começou quer retirar as bancas do babãos oh coisa bem feita quatro anos de peia dale 31,31,31,31

    ResponderExcluir
  13. Eu quer patrocina biblioteca e colégio fabio coutinho no cascavel, ceara. Eu pense educação e muito mais importante. Pq eu estrangeiro aposentado eu quer faz um paggamento por msis livros. ..etc.uma pessoss tem contato con diretório de biblioteca e de colégio. Email ou fax. Fala von telefone accabou porque mi sabedoria no idioma português é muito pobre. Quando um pessoa tem email e fax. Escreve mi email : mm18z@bol.com.br

    ResponderExcluir
  14. A PREFEITA IVONETE QUEIROZ NÃO SABE DE NADA NEM ADMINISTRAR A CIDADE...!!!!COIIIIIITADAAAAAAAAAAAAAAAAA;.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Era de se esperar Ivonete começa com I de incompetência

      Excluir
  15. A REVISTA DEVERIA FAZER UMA REPORTAGEM COM UM CIDADÃO CASCAVELENSE ARISTON PESSOA DE ARAÚJO DONO DA TAF

    ResponderExcluir
  16. Gente a familia queiroz nunca fizeram nada por Casacevel e fizeram sim, para eles. Alguma coisa que foi feita foi na epoca do Jurandir Dantas, esse sim fez alguns benefícios pra Casacvel, muitas empresas que vinha pra cidade o sr. Paulo César não doava terreno pras empresas se instalarem e nem insentava impostos, ai as empresas iam pra onde? Pra Horizonte e Maracanau como ele queria que Cascavel crescesse..

    ResponderExcluir
  17. atenção população cascavelense!
    eleições 2016 confira nomes citados para a disputa:
    DR.DÉCIO PT
    LINDUINA ESTEVES PSB
    FRANCISCA IVONETE MATEUS PEREIRA QUEIROZ PHS/PROS
    GRUPO DO DEP. FEDERAL MACÊDO (NOME : NÃO DEFENIDO ) PSL
    PAULA DANTAS PMDB
    THIAGO DO TINO PSDC
    FIRMO PRB
    CHIQUINHO PT

    ResponderExcluir